Como facilitar a decisão de compra do consumidor no e-commerce?

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Confira algumas atitudes simples e eficientes que permitirão aumentar as vendas no e-commerce

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o volume de vendas em e-commerces deve chegar a R$ 79,9 bilhões neste ano de 2019. Isso corresponde a um crescimento de 16% se comparado ao ano de 2018 no país. A partir desses dados, temos a noção de como o mercado online encontra-se promissor.

No entanto, com o visível crescimento da quantidade de lojas virtuais no Brasil e a tendência do aumento no volume de vendas – afinal, os consumidores estão cada vez mais confiantes em comprar pela internet – destacar-se em meio aos concorrentes torna-se uma função obrigatória aos lojistas virtuais que buscam a consolidação e o sucesso.

Para tal feito, alguns empreendedores pensam que para se destacar no mercado online é preciso fazer algo totalmente disruptivo. Entretanto, algumas funções simples, que precisam ser desempenhadas perfeitamente no e-commerce, já bastam para atrair o consumidor e converter.

Pensando nesse assunto, separamos nesse texto algumas coisas simples que quando bem desempenhadas no e-commerce, contribuem positivamente para a decisão de compra do consumidor. Confira!

 

Busca personalizada

Esse tipo de busca não apenas mostra ao consumidor os produtos relacionados com os termos digitados por ele, mas, também, apresenta recomendações de produtos relacionados ao seu perfil, ao outros produtos já adquiridos ou também visitados, tudo com base no histórico de navegação de cada comprador.

A partir dessa funcionalidade, haverá uma redução do esforço do consumidor no momento da busca, apresentando apenas os produtos relevantes. Isso acaba gerando uma excelente experiência no e-commerce e, consequentemente, maior satisfação.

Saiba como garantir uma experiência excelente para os usuários do seu e-commerce!

 

Processo fácil de troca ou devolução

Por lei, o consumidor tem direito de se arrepender de um produto adquirido em um e-commerce. Conhecido como o Direito de Arrependimento, ele é válido dentro do período de sete dias, a partir do momento do recebimento do produto, segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Além da devolução de um produto, e-commerces também oferecem a possibilidade de troca, e ambos os processos precisam ser fáceis dentro do empreendimento. O ideal é que você disponibilize as informações das políticas de troca e devolução de forma clara para que o consumidor tenha em mãos tudo o que precisa saber.

Se esse processo é confuso ou demorado de mais, a insatisfação por parte dos consumidores aumenta. Ainda, a experiência de outros consumidores conta muito no momento de decisão e se algum comprador relatou que não teve a atenção necessária na troca de um produto, isso, com certeza, influenciará na decisão dos novos consumidores que chegam à sua loja virtual.

 

Novidades em produtos

Os consumidores amam novidades em produtos, e oferecer isso no seu e-commerce chamará a atenção dos mesmos que fecharão mais compras no empreendimento. Isso também permitirá que o seu e-commerce se destaque no mercado online por estar atento às novidades e buscar oferecer os melhores produtos para o público. Se os seus concorrentes não estão fazendo o mesmo, maior será o interesse das pessoas pela sua loja virtual.

 

Avaliações de outros consumidores

Já falamos logo acima que a experiência alheia conta muito para os consumidores que estão chegando agora no seu e-commerce. Por isso, seja positiva ou negativa, é preciso disponibilizar as avaliações no empreendimento, pois essa encontra-se como uma forma eficaz de passar mais segurança aos que estão comprando pela primeira vez, principalmente se as avaliações forem positivas.

Agora, se o seu e-commerce está apresentando muitas avaliações negativas, cabe a você buscar quais são os problemas e solucioná-los o mais rápido possível, para não impedir que o consumidor tenha uma experiência impecável. A partir disso, os novos consumidores verão o empenho da sua empresa em solucionar tudo da melhor maneira.

Conheça os diferentes tipos de avaliações que você pode oferecer no seu e-commerce!

Temos mais motivos para você disponibilizar as avaliações em seu e-commerce!

 

Checkout descomplicado

Chegar no momento de finalizar a compra e se deparar com um checkout confuso, que necessita de diversas abas e processos para concluir o pedido, é frustrante. O checkout deve ser claro, fácil e rápido, pois essa etapa influencia muito a decisão de compra do consumidor.

De uma forma geral, o checkout descomplicado oferece além de uma finalização de compra mais rápida, que mantém o consumidor focado no que está fazendo, mais segurança, diminuição na taxa de carrinho abandonado e altas conversões no e-commerce.

Você sabia que a plataforma Magento oferece um checkout fácil, com pouco cliques? Conheça mais sobre a plataforma que mais cresce no mundo!

 

Fotografias detalhadas e de qualidade

Como os consumidores não têm contato com o produto antes da compra – situação que é possível em lojas físicas – o e-commerce deve oferecer fotografias de qualidade de todos os produtos, para que seja possível identificar todos os detalhes e, assim, assegurar ao consumidor que o produto é realmente bom e que ele pode e deve fechar o pedido.

A fotografia Still é o modelo mais utilizado em e-commerces. Para conhecer mais sobre esse assunto, confira um post exclusivo que temos no blog.

 

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Veja também: E-mails transacionais: saiba como aproveitá-los!

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