Como tornar o seu e-commerce esportivo mais atrativo

Como tornar o seu e-commerce esportivo mais atraente

452 Visitas0 Comentários

Compartilhe nas mídias sociais

Confira algumas dicas que te ajudarão a atrair mais consumidores e destacar o seu e-commerce no mercado online

Em 2018, oito categorias que apresentam ticket médio baixo tiveram crescimento em volume de pedidos. Uma dessas categorias é a de Esporte e Lazer, que registrou um aumento de 10% em relação ao ano anterior, de acordo com os dados da 39º edição do Webshoppers, pesquisa apresentada pela Ebit.

Esse dado mostra como esse mercado esportivo na internet tende a crescer cada vez mais, e como as pessoas passaram a ter mais confiança para realizar compras online, permitindo um crescimento de pedidos do setor nos últimos anos via web. No entanto, um crescimento efetivo só se torna possível se boas práticas são aplicadas no e-commerce, a fim de garantir uma experiência de compra impecável aos consumidores e atraí-los cada vez mais. Caso contrário, adeus vendas, consumidor e fidelização.

Isso vale para todos os segmentos, é claro, mas neste texto nós focaremos apenas no segmento esportivo. Se você trabalha com essa categoria, poderá identificar algumas atitudes importantes que tornarão o seu e-commerce mais atraente ao público, permitindo que você garanta a fidelização, tenha um crescimento constante do seu empreendimento e aumente as suas vendas.

Vamos lá?

 

#1 Atenção às novidades do mercado

Esteja um passo à frente da concorrência! Para isso, a atenção deve ser redobrada às novidades do mercado, seja para algo que irá inovar e melhorar o desempenho do seu e-commerce, seja para um produto novo que está chamando a atenção do público.

Desta forma, não fique preso ao passado ou estagnado por muito tempo, pois as pessoas buscarão outros empreendimentos online caso o seu não ofereça o que procuram. O ideal é reinventar, inovar e se destacar, acompanhando todas as evoluções e necessidades dos seus consumidores.

Se você estiver vendendo produtos que são novidades no mercado e que têm tido muita procura pelo público, o ideal é deixar um espaço na página inicial do seu e-commerce para destacar esses artigos. Assim, as pessoas encontrarão com facilidade as novidades que a sua loja virtual tem para oferecer.

O cliente da Bis2Bis E-commerce, Urban Sports, apostou nessa ideia e disponibilizou em sua loja virtual um espaço dedicado apenas às novidades:

O Mundo das Bolas, outro cliente da Bis2Bis, também optou por destacar os seus lançamentos para o ano:

#2 Faça boas parcerias

Outra forma eficiente de tornar o seu e-commerce esportivo mais atraente ao consumidor, é fazendo boas parcerias com algumas marcas esportivas. Isso irá agregar muito valor à sua marca, além de destacar o e-commerce em relação à concorrência.

Essas parcerias podem ocorrer das seguintes maneiras:

  • Participação em eventos e competições para destacar a marca e realizar promoções especiais para o evento;
  • Parceria com clubes e centros de treinamentos para se aproximar do público;
  • Parceria com marcas para envio de amostras ou brindes aos consumidores;
  • Campanhas promocionais e sorteios.

 

#3 Cross-selling para incentivar o consumidor

O cross-selling consiste em uma técnica que oferece ao consumidor os produtos que são similares e complementares àquele que ele já está visitando e pensando em comprar. É o famoso: “Leve também”, “Você também vai gostar” e “Compre junto”.

Por exemplo, o consumidor está no seu e-commerce vendo um tênis para jogar basquete. Aqui, você pode oferecer para que ele leve junto um combo de meias, uma camiseta de um time conhecido ou um shorts específico para o esporte. A ideia é incentivar o consumidor a levar outro produto além do que o mesmo já tencionava adquirir.

O legal é que a estratégia pode ser aplicada tanto na página do produto, com combos e descontos vantajosos, que é o caso do compre junto, como no carrinho, no momento em que o consumidor está finalizando o pedido.

A Casa Esporte Caça e Pesca, também cliente da Bis2Bis, apostou na ideia do cross-selling da seguinte maneira:

O Mundo das Bolas, preferiu outras abordagens para o cross-selling:

Outras maneiras de atrair o consumidor para o seu e-commerce de artigos esportivos

Além das 3 dicas citadas acima, existem outras atitudes essenciais para tornar o e-commerce chamativo para o consumidor, que não podiam faltar neste texto. Essas atitudes são:

Garantir uma experiência completa, agradável e impecável ao consumidor na compra, sem erros, demora ou muitos processos para a conclusão do pedido;

Ofertar brindes e descontos atraentes para incentivar o consumidor a comprar, aproveitando bem as datas comemorativas do segmento e as principais que ocorrem anualmente (Natal, Black Friday, Dia do Consumidor e etc). Lembre-se que destacar isso no e-commerce também é interessante. Confira o exemplo do Mundo das Bolas;

Oferecer diversos canais de atendimento para que o consumidor consiga solucionar problemas ou tirar dúvidas de forma rápida. O cliente da Bis2Bis, Kimonos Dojô, apostou em disponibilizar diversos canais de contato;

Disponibilizar boas descrições dos produtos, com informações completas, formas de uso, cuidados, tamanhos, etc. A Urban Sports traz todos os dados dos produtos com fotos de todos os detalhes, permitindo que o consumidor sinta mais segurança na hora da compra;

Utilizar fotografias de alta qualidade, evidenciando cada detalhe do produto. Assim como a descrição completa, as fotografias de qualidade também passam mais segurança aos consumidores. O ideal é apresentar fotografias de todos os ângulos, como o Mundo das Bolas tem feito.

Gostou de todas as dicas? Deixe a sua opinião nos comentários!

Se quiser saber mais sobre e-commerce para o segmento esportivo, converse com um de nossos especialistas gratuitamente! Clique aqui!

Veja também: Atitudes para garantir uma entrega rápida no e-commerce

Compartilhe nas mídias sociais

Comente aqui ↓