Blog

Curva ABC: saiba como usá-la em seu negócio

328 Visitas0 Comentários

Compartilhe nas mídias sociais

Quando você entra de cabeça no mundo das vendas, muitas dúvidas começam a surgir. São diversas expressões, siglas e informações para serem aprendidas de uma só vez. Uma muito comum é a Curva ABC. Você sabe tudo sobre ela? Não? Então segue com a gente!

O que é curva ABC? 

A curva ABC é uma forma de categorizar estoques. O objetivo é determinar quais são os produtos mais importantes para a loja.
Imagine todos os seus produtos em um só lugar. Agora, separe apenas os artigos mais vendidos, aqueles que precisam de renovação de estoque frequente e são os favoritos do público. Essa é a sua curva A, o segmento que costuma representar 80% do seu faturamento.
Já a curva B representa bem menos em porcentagem: 15% do faturamento, mas ainda são vendidos com frequência. E a curva C seria os produtos que ficam encalhados no estoque e representam 5% das vendas totais.

Curva ABC como estratégia 

Saber sobre a curva ABC é muito importante para fazer uma análise da sua loja, inclusive para promoções e ações de marketing.
Sua curva A já vende naturalmente, certo? Já que você não precisa de muito esforço para que ela seja vendida, então não faz sentido aplicar descontos, cupons e outras ações.
No momento de limpar o estoque, o foco precisa estar nos produtos da curva C. Ninguém quer que um produto fique encalhado no estoque, gerando custo mensal para armazená-lo. A dica para conseguir vender esses itens é abusar da visibilidade dos marketplaces e abaixar seus preços em datas especiais como: Dia das Mães; Black Friday; Cyber Monday; e Natal.

Dica rápida 

Está com muitos itens na curva C? Outra opção para vender os itens desta curva com mais rapidez é utilizar os kits. Faça um combo unindo um produto da curva B com um da curva C e em breve você verá a diferença!
Além da curva ABC, o Dashboard do Plugg.To, nova parceira da Bis2Bis, mostra as informações que você precisa saber para fazer uma análise de mercado completa, além de oferecer um hub de integração com marketplaces que não cobra adicional por integração. Comece já a integração com Plugg.To.

Leia também: Estratégias eficientes para alavancar as vendas no Natal 2019

Compartilhe nas mídias sociais

Comente aqui ↓