Dia das Mães: agilize o processo de entrega nesta data

368 Visitas0 Comentários

Compartilhe nas mídias sociais

O Dia das Mães está entre as principais datas comemorativas que movimentam o mercado online; saiba como entregar os produtos com agilidade aos consumidores

De acordo com a Ebit, empresa que avalia a reputação de lojas virtuais e é referência em dados sobre o mercado online no Brasil, no ano de 2018, o e-commerce faturou R$2,11 bilhões somente no Dia das Mães. Isso representou um aumento nominal de 12%, se comparado ao mesmo período do ano de 2017.

O Dia das Mães está entre as principais datas comemorativas que movimentam muito o mercado online no país. Diante disso, estar com o e-commerce preparado para receber altas demandas de pedidos é essencial e faz toda a diferença para o comprador.

Entretanto, além do e-commerce que deve ser rápido, ter boa usabilidade e informações necessárias para os consumidores comprarem com tranquilidade, a entrega também necessita de atenção especial. Atrasos ou envio de pedido errado não é algo que agrada os consumidores..

Pensando nesse ponto tão importante, preparamos esse texto com algumas dicas interessantes para você garantir, no Dia das Mães, uma entrega rápida e eficiente de todos os pedidos em seu e-commerce. Confira!

<h2style=”font-size: 24px;”>#1 Acesso fácil aos produtos

Para agilizar a entrega na data, deixar os produtos que estão em promoção ou possuem maior recorrência de compra com acesso fácil simplifica todo o processo. Como o estoque, geralmente, é separado pelas chamadas ruas, é interessante deixar esses artigos, por exemplo, na primeira rua e em uma altura e profundidade que não tornará difícil o alcance.

produtos fácil acesso

#2 Equipe preparada

Se os responsáveis pela retirada dos produtos no estoque não sabem como funciona os processos, provavelmente haverá erros e, consequentemente, isso aumentará as chances da logística reversa. Para evitar isso, é de extrema importância que os colaboradores sejam muito bem treinados e saibam como agir em casos de imprevistos, principalmente em datas comemorativas em que o fluxo de pedidos aumenta bastante.

Se identificar alguma dificuldade entre os colaboradores, busque soluções rápidas para ajudar e, assim, tornar o trabalho mais ágil e eficiente. Em caso de novos colaboradores, a passagem por um treinamento completo se torna indispensável para não haver dúvidas.

 

#3 Verificação rápida e eficiente dos produtos

Essa, talvez, seja a parte mais importante do processo, afinal, se o produto chegar errado na casa do consumidor, provavelmente ele pedirá a troca ou devolução do mesmo. E isso não é o que você quer, não é mesmo, lojista? A satisfação do consumidor deve estar sempre em primeiro lugar.

Por isso, assim como o processo de identificação do produto no estoque deve ser feita por uma equipe bem treinada, o ato de verificar se o produto retirado do estoque é o que o consumidor solicitou pela compra, também deve ser feito por pessoas preparadas.

Dica! Alguns e-commerces, para agilizar ainda mais o processo, ainda utilizam leitoras para verificação do pedido, atitude essencial principalmente em períodos de alta demanda. Além disso, o sistema Enterprise Resource Planning (ERP) contribui absurdamente para a gestão do estoque, permitindo uma visão ampla de todas as ações.

Saiba como estruturar a logística do seu e-commerce sem erro!

identificação dos produtos

#4 Bons parceiros para o transporte dos pedidos

Contar com bons parceiros para realizar o transporte dos pedidos de seus consumidores é indispensável para que a entrega não atrase ou haja erros no momento da transportação. Esses parceiros devem cumprir as tarefas corretamente, sem, de forma alguma, prejudicar a imagem do seu e-commerce.

Para isso, avalie bem as transportadoras que realizarão o envio dos produtos e considere escolher uma transportadora que faça apenas rotas longas e outra que faça rotas mais curtas. O ideal é você prezar pela velocidade de entrega dos produtos.

Além das transportadoras, ter outros centros de distribuição permite agilizar ainda mais entrega. Os armazéns compartilhados possibilitam estocar parte dos seus produtos e entregá-los em locais mais próximos e de forma mais rápidas. O ideal, neste caso, é identificar quais cidades mais adquirem os produtos do seu e-commerce para ter esses centros próximos. Além disso, um sistema de gestão de estoque que unifique todos esses centros é essencial para um controle eficaz.

Atenção! Para assegurar ainda mais os compradores, estipule prazos de entrega concretos, para não haver atrasos e frustrar a expectativa do consumidor. O rastreamento de pedido é uma boa forma de fazer com que o consumidor acompanhe todo o caminho que o produto adquirido está fazendo até a sua casa.

 

Gostou de todas as dicas? Já está preparando o seu e-commerce para o Dia das Mães? Conte nos comentários!

Para ajudar o seu e-commerce crescer ainda mais, a Bis2Bis conta com um time de profissionais especialista no assunto, todos prontos para te atender! Ganhe uma consultoria aqui!

Leia também: Principais gatilhos mentais para vender mais no e-commerce

Compartilhe nas mídias sociais

Comente aqui ↓