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Dia do Frete Grátis: como manter a lucratividade no e-commerce?

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O frete grátis traz boas vantagens ao mercado online; saiba como manter o lucro mesmo oferecendo o benefício aos consumidores

O Dia do Frete Grátis, que acontece anualmente na última semana de abril, se tornou uma grande oportunidade para os lojistas alavancarem as vendas com um benefício que atrai (e muito) a atenção dos consumidores.

Para se ter uma noção de como o frete grátis tem se intensificado no e-commerce, em 2018, segundo a 39ª edição Webshoppers, o benefício voltou a ser relevante para os lojistas virtuais.

Isso porque o frete grátis contribui para a diminuição de reclamações que, de acordo com a Ebit | Nielsen, estão relacionadas ao alto valor da entrega. Ou seja, quanto mais cara a entrega, mais os consumidores estão dispostos a reclamar.

Além disso, é fato que o frete é um fator decisivo para o cliente. Se o mesmo opta comprar um produto em determinada loja virtual e se depara com um valor muito alto na entrega, a chance dele abandonar o carrinho é muito grande.

É o que aponta o relatório E-commerce Trends de 2018, feito pela Rock Content. Segundo o estudo, 82,3% dos abandonos de carrinhos são ocasionados pelo frete caro.

Por isso que o Dia do Frete Grátis se tornou um ótimo incentivo para os consumidores finalizarem os seus pedidos.

Além disso, o benefício oferece boas vantagens às lojas virtuais, como:

  1. atração de mais clientes;
  2. elevação dos lucros;
  3. possibilidade do giro de estoque;
  4. ampliação da visibilidade da marca, destacando-a em outras regiões;
  5. estimulação do aumento do ticket médio;
  6. fidelização;

Com esse cenário, vemos como o frete grátis é importante para o desenvolvimento do e-commerce, o aumento das vendas e o bom relacionamento com os compradores.

E, com uma data específica para isso, já muito conhecida pelo público, fica ainda mais fácil atrair a atenção dos consumidores e elevar o número de vendas.

Contudo, não é tão simples oferecer a vantagem. É preciso seguir algumas etapas e elaborar um bom planejamento. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas fundamentais para você, lojista. Confira!

 

Como manter a lucratividade na data?

Alguns empreendedores acreditam que é impossível oferecer o frete grátis aos consumidores pelo medo da queda no faturamento. Entretanto, aplicando a estratégia da forma correta, o benefício pode, na verdade, trazer ganhos positivos.

1- Planejamento

Além de fazer um planejamento com antecedência, é preciso identificar se o seu e-commerce comporta esse tipo de ação.

A sua margem de lucro é suficiente para oferecer o benefício na data? Conseguirá cobrir todos os fretes gratuitos para os consumidores? A ideia é que você gere lucros e não perdas.

2- Produtos

Quando falamos na escolha dos produtos que entrarão na promoção, o ideal é que você pense naqueles que apresentam um ticket médio alto e pesos convenientes para que a entrega não fique cara. 

3- O frete

Outra boa dica é calcular o valor do frete para cada região, o que permite que você tenha uma ideia de qual será o seu gasto.

Considerar as regiões mais próximas de você também pode ser vantajoso para evitar prejuízos com custos de envio para locais mais distantes. 

4- Logística

Ter uma logística eficiente e garantir uma gestão de entrega no prazo estipulado também são essenciais para que o consumidor tenha uma excelente experiência durante a data. 

Frete grátis não é sinônimo de frete mal desenvolvido. A qualidade do serviço deve ser mantida em todas as ocasiões. 

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5- Divulgação

Importante também não esquecer da divulgação da campanha do Dia do Frete Grátis no seu e-commerce para alcançar mais pessoas.

Utilize as redes sociais, aposte em mídias pagas e crie uma identidade visual chamativa e relacionada com a proposta do seu empreendimento.

6- Funcionamento do e-commerce

Certifique-se de que o benefício está funcionando bem no e-commerce, ou seja, que os consumidores não estão tendo problemas na hora de finalizar a compra. Essa ação é indispensável e evita o aumento de carrinhos abandonados. 

7- Transportadoras

Por último, entre em contato com as transportadoras e busque negociar melhores condições de frete para beneficiar ambas partes. Dessa forma, você reduz os seus custos e aumenta a sua margem de lucro ao gastar menos com a entrega.

 

As formas de oferecer o frete grátis no e-commerce

Existem diversas maneiras de oferecer o frete grátis na sua loja virtual:

  1. todas as regiões do país ou todos os produtos do e-commerce;
  2. algumas regiões selecionadas, considerando a quantidade de pedidos, distância e custos; 
  3. produtos selecionados ou categoria específica do e-commerce, deixando bem destacado, na loja virtual, os produtos que terão o frete grátis;
  4. determinado valor de compra, se você quiser englobar todos os produtos da sua loja virtual. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (Abcomm), em 2017, 44% dos e-commerces oferecem o frete grátis nas compras com valor em torno de 101 a 200 reais.
  5. produtos encalhados que se encontram em grande quantidade no estoque, entrando como uma boa oportunidade para rodar o que está parado.

Dica! Caso ainda tenha receio em oferecer o benefício por medo de impactar as finanças do negócio online, escolha a opção do frete grátis para determinado valor de compra. Assim você consegue ter melhor controle.  

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Lembre-se de que o Dia do Frete Grátis é uma grande oportunidade para você se destacar no mercado e atrair mais consumidores.

Nesta data, tanto o consumidor quanto você, lojista, precisa sair ganhando. Verifique todas as suas condições antes de oferecer o benefício, entenda a sua real situação para não comprometer a imagem da sua empresa, caso a ação não dê certo, ok?!

Reprodução: Giphy

Vamos recapitular? 

  1. O Dia do Frete Grátis se tornou uma grande oportunidade para os e-commerces alavancarem as vendas;
  2. Em 2018, foi apontado que o frete grátis voltou a ser relevante para os lojistas por diminuir a quantidade de reclamações;
  3. Entre as vantagens do benefício podemos destacar: atração de novos clientes; elevação dos lucros, giro de estoque; visibilidade da marca; aumento do ticket médio; e fidelização; 
  4. Existem diversas formas de oferecer o frete grátis: todas as regiões; regiões específicas; produtos selecionados; uma categoria do e-commerce; determinado valor de compra; e produtos encalhados;
  5. Com o objetivo de manter a lucratividade na data, é importante: planejar; identificar se o e-commerce comporta a ação; pensar nos produtos certos; analisar o frete para todas as regiões; escolher as localidades mais próximas do seu negócio; divulgar a ação; e certificar-se de que o e-commerce está funcionando corretamente.

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