Dia dos Pais: ações de marketing para aumentar as vendas no e-commerce

Dia dos Pais: ações de marketing para aumentar as vendas no e-commerce

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A data movimentou R$1,94 bilhões no ano passado; ações de marketing são fundamentais para aumentar as vendas e divulgar campanhas

No ano de 2017, o Dia dos Pais, que é celebrada todo segundo domingo do mês de agosto, movimentou R$1,94 bilhão no e-commerce, o que representou uma alta de 10,1% em relação às vendas do ano de 2016 no mesmo período. Esses dados são da Ebit, empresa que mede a reputação de lojas virtuais e gera dados para o mercado online.

Como a data comemorativa já está chegando e, queremos que o seu e-commerce venda bastante nesse período, separamos nesse texto, algumas ações de marketing fundamentais que você, lojista, precisa colocar em prática para aumentar as vendas do seu e-commerce e divulgar a sua campanha promocional. Confira!

 

Crie uma identidade visual

Criar uma identidade visual para o Dia dos Pais em seu e-commerce, é uma ótima estratégia para chamar a atenção do seu negócio. É importante que a identidade criada tenha relação com o seu e-commerce e com a data comemorativa em questão. Não se esqueça de usar a mesma identidade em banners, redes sociais e e-mails marketing, para deixar a sua marca em todos os meios de comunicação.

 

Personalize a embalagem

Que tal personalizar a embalagem dos seus produtos seguindo a identidade criada para o dia? Essa é uma ideia econômica que facilita a vida do consumidor e deixa o produto mais especial. A partir disso, é possível reforçar a imagem da marca do e-commerce. Uma outra boa dica, é acrescentar à embalagem personalizada, um cartão de presente.

 

Ofereça brindes

Envie um brinde juntamente com o presente adquirido pelo consumidor no e-commerce. Dependendo do segmento do seu empreendimento e dos produtos vendidos, é possível enviar como brinde um chaveiro, uma caneca ou uma caneta, por exemplo, tudo com a mesma identidade criada para a campanha.

 

Deixe uma categoria exclusiva para a data no e-commerce

No e-commerce, deixe uma categoria exclusiva para a data, com todos os produtos e melhores ofertas. Aqui, também é possível trabalhar com uma lista de sugestão de produtos e também combos (sempre com preços atrativos), seguindo vários estilos de pais, como, por exemplo, um kit para cuidados com a barba, se o seu e-commerce for de cosméticos.

 

Tenha um blog com conteúdos direcionados ao dia

Ter um blog no e-commerce é uma excelente alternativa para trabalhar conteúdos que possuam relação com o empreendimento e também com datas comemorativas como o Dia dos Pais. Assim, no blog, é possível oferecer dicas aos consumidores sobre os presentes ideais para a data (relacionando com os produtos do seu e-commerce), programação para o dia ou até mesmo dicas de homenagens, por exemplo. A partir disso, o seu e-commerce começa a ganhar autoridade no assunto e se destacar no mercado, oferecendo conteúdos completos e relevantes aos consumidores.

 

Esteja nas redes sociais

É fundamental que o seu e-commerce esteja nas redes sociais, pois, atualmente, as pessoas encontram-se cada vez mais conectadas e essa é uma excelente forma de divulgação das ações do seu e-commerce para o Dia dos Pais. Para que tudo ocorra da melhor maneira, é importante que os conteúdos estejam adequados com a linguagem das redes sociais trabalhadas e que a identidade visual siga a mesma criada para o e-commerce. Com isso, os consumidores conseguirão identificar com facilidade a sua campanha promocional.

 

Envie e-mails marketing

Os e-mails marketing são uma boa alternativa para enviar aos consumidores, promoções, novidades, assuntos do blog do e-commerce e também materiais ricos. Por esse motivo, essa estratégia se torna uma ótima opção para campanhas de datas comemorativas. Contudo, é preciso ter alguns cuidados com e-mails marketing como, por exemplo:

  • A segmentação deve ser ideal para a proposta do e-mail;
  • A personalização deve seguir a identidade visual da campanha;
  • Os conteúdos e títulos devem ser atrativos;
  • É necessário ter o call-to-action (chamadas para ação);
  • Os e-mails não podem ser muito longos e nem cansativos;
  • É importante trabalhar também conteúdos e não apenas venda.

 

Aposte em landing pages

As landing pages são excelentes formas de aumentar a base de leads do seu e-commerce e assim, saber quais as pessoas que estão realmente interessadas nos produtos da sua loja virtual. Para uma campanha do Dia dos Pais, você pode oferecer em uma landing page algum material rico que possua relação com a data, assim como descontos para ser utilizados no empreendimento em determinado período. Nas landing pages, as pessoas só possuem acesso aos conteúdos ou descontos depois de preencherem algumas informações pré-determinadas como nome, e-mail e produtos de interesse, por exemplo.

 

Incentive a avaliação dos consumidores

Incentive os consumidores a enviarem fotos e vídeos de seus pais reagindo ao receber os presentes adquiridos em sua loja virtual. Crie uma hashtag, utilize as fotografias para divulgação, ou até mesmo crie um concurso nas redes sociais com as fotografias e vídeos. Isso destaca o empreendimento e mostra a preocupação que o mesmo possui com os consumidores.

 

Está preparando o seu e-commerce para o Dia dos Pais? Conte para nós nos comentários quais são os seus planos para a data!

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Veja também: Como aplicar o pós-venda de forma eficaz no e-commerce

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