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E-commerce B2B: o que você deve saber para alavancar os seus resultados

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Uma estratégia bem implementada para o mercado B2B é capaz de induzir clientes em potencial e alavancar ainda mais os resultados da empresa 

A expansão do e-commerce B2B não mostra sinais de que irá desacelerar. A pesquisa Forrester Research, empresa americana de pesquisa de mercado, publicada em 2018, projeta que o mercado em expansão alcançará até US$ 1.8 trilhão e representará 17% de todas as vendas nos Estados Unidos. 

Só em 2019, o Brasil totalizou 204 milhões de smartphones em funcionamento, segundo o relatório Economia Móvel 2019, da GSMA. Com o aumento do uso de tecnologia, torna-se essencial que empresas do ramo a enxerguem como forma de alavancar as vendas, bem como seus resultados.

É neste cenário que iremos explicar o conceito do e-commerce B2B e as suas diferenças com o modelo B2C. Ainda apresentaremos suas vantagens e dicas de como aplicar o Inbound Marketing nas vendas. Veja!

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O que é e-commerce B2B e para que ele serve

O e-commerce B2B é um modelo de negócio que o cliente final é outro CNPJ. Sua sigla, B2B, é um acrônimo para Business to Business, que traduzido do inglês, significa negócio para negócio.

Ou seja, são transações que envolvem duas empresas, uma que compra e outra que vende, e os compradores do empreendimento online, geralmente, são mais objetivos e exigentes, pois o que importa para eles são o retorno do investimento e o custo-benefício.

O modelo de negócio é parte integrante do e-business – estratégia de inserção da empresa na web, sendo que sua plataforma é voltada inteiramente para clientes específicos e venda entre empresas. Sem falar que o processo de compra é mais longo, já que costuma envolver mais de uma pessoa na tomada de decisão.

 

Diferenças entre e-commerce B2B e B2C

Uma das grandes diferenças das modalidades de e-commerce B2B e B2C é o caráter das transações, ou seja, o público-alvo. Cada modelo de negócio exige uma abordagem única tanto no marketing como nas vendas. 

É fundamental diferenciar as duas siglas. Veja os principais formatos abaixo:

  • B2B: abrange empreendimentos que vendem para distribuidores, fornecedores, importadores e até empresas no setor de serviços. Existem três operações neste modelo que inclui revenda, transformação e consumo – este último é operado pelos marketplaces.
  • B2C: significa Business to Consumer, do inglês, empresa para o consumidor. É considerado o modelo de negócio mais comum que abrange todos os varejos, além de inúmeros segmentos. É voltado às massas, assim como prestações de serviços para pessoas físicas.

 

Vantagens do e-commerce B2B

É fato que indústrias que possuem uma demanda muito grande na escala comercial, principalmente do ramo de petróleo, motores, eletrônicos, farmacêuticos e seus componentes, estão aumentando a sua participação no meio digital. Segundo a Forrester, a tendência é que transfiram cada vez mais suas atividades para o B2B.

Seja para reduzir custos de vendas, otimizar tempo para o consumidor final ou ampliar a margem de desconto: tudo é feito para aumentar ainda mais suas vendas, além de permitir que tenham autonomia financeira em escala comercial. 

O ideal é estar atento às tendências de mercado, ao uso da tecnologia para compras online e aos diferenciais que tornarão o seu empreendimento um sucesso no ramo.

 

Diferenciais do B2B

Antes de abrir a sua loja virtual B2B, primeiramente, você deve entender como funciona o seu modelo de negócio atual para aplicar novas estratégias durante esse processo de transição.

Com a crescente tecnologia nos últimos anos, os compradores corporativos estão exigindo a mesma experiência digital que o consumidor B2C ao contratar serviços ou produtos B2B, como: boa descrição; foto clara e de alta qualidade do produto;  eventuais promoções de frete e, inclusive, depoimentos avaliativos sobre o produto.

Um dos pontos chave é oferecer um suporte eficiente no modelo de negócio, por meio do atendimento, já que o comportamento de compra dos modelos B2B e B2C são distintos. 

Dessa forma, oferecer agilidade, solução, simplicidade na hora do pagamento e um canal de relacionamento personalizável, aumenta a chance da empresa consumidora continuar com o seu negócio, o que não aconteceria com o B2C, por exemplo, devido a compra ter um envolvimento menor com o consumidor final.

 

Inbound Marketing nas vendas B2B

Empresas B2B envolvem um ciclo de compras mais longo. Uma prova disso são os compradores desse modelo de negócio que realizam, em média, 12 pesquisas online antes de se envolver com uma marca específica e, destes, 89% pesquisam na internet por fornecedores, segundo estudo realizado pelo Google.

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Isso demonstra que os empreendimentos online devem educar os seus consumidores em potencial sobre seus produtos, oferecendo conteúdos de qualidade e reforçando a identidade e o posicionamento frente aos concorrentes, tudo isso por meio do Inbound Marketing.

Ainda segundo a Forrester, 70% dos consumidores assistem vídeos durante sua jornada de compra antes de contratar o produto ou serviço da empresa. Sem mencionar que conteúdos longos (com mais de 1000 palavras) fornecem autoridade à marca ao oferecer uma visão completa sobre determinado tópico.

 

Case de sucesso da Bis2Bis

A Daniel Atacado de Calçados traz um know-how de mais de 30 anos e distribui todos os produtos, marcas e lançamentos da empresa Grendene, sempre com estoque próprio e novidades de cada estação.

Seu e-commerce B2B oferece várias modalidades de pagamento, bem como opções de frete grátis, retirar na loja e produtos a pronta entrega. 

E-commerce B2B: o que você deve saber para alavancar os seus resultados
Cliente Bis2Bis E-commerce / Daniel Calçados

Pensando na maior comodidade dos seus clientes, o e-commerce disponibiliza variáveis detalhadas, como as cores disponíveis do produto, grade de numeração e simplicidade na hora de comprar o produto.

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E-commerce B2B: o que você deve saber para alavancar os seus resultados

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