E-commerce de alimentos: práticas para fidelizar o cliente

Galleger Ilhe | 5 de junho de 2018

Se você possui uma empresa física de alimentação, um e-commerce de alimentos é uma excelente maneira de fidelizar esses clientes físicos, pois, é uma mídia barata que proporciona um relacionamento e atendimento mais rápido, além de possibilitar mensurações.

Contudo, para iniciar os trabalhos no comércio online, é preciso ter conhecimento de alguns pontos importantes, que precisam ser colocados em prática para que a experiência do cliente e o desempenho da loja virtual sejam excelentes, garantindo assim a satisfação e fidelização.

Pensando na necessidade de oferecer um ótimo serviço em um e-commerce de produtos alimentícios, trouxemos neste texto, algumas práticas fundamentais para que um e-commerce desse segmento seja realmente efetivo. Você ainda terá alguns insights valiosos de Rayane Estevan, que faz o atendimento ao cliente na loja virtual Empório Figueira Produtos Naturais, cliente da Bis2Bis E-commerce. Vamos lá?

Descrições únicas, chamativas e completas

As descrições dos produtos oferecidos pelo e-commerce de alimentos devem ser completas, oferecendo ao cliente todas as informações que necessita para concluir o pedido, trazendo também os benefícios do produto e as sugestões de uso.  A descrição precisa ser única, ou seja, sem cópia e criada por você, além de chamativa, para o cliente ficar atraído pelo produto que está pensando em comprar.

Informações do rótulo

É fundamental oferecer na loja virtual as informações do rótulo dos produtos. Os ingredientes, peso, quantidade, prazo de validade, a presença de glúten ou laticínios, tabela nutricional, assim como dados de contato, são importantes para que o consumidor se sinta mais seguro e saiba realmente tudo sobre o produto que está comprando. Com isso, a chance de aumentar as vendas no e-commerce é muito grande.

Armazenamento

Jamais se esqueça do armazenamento adequado dos produtos alimentícios que serão vendidos em sua loja virtual. A temperatura deve ser ideal, o ambiente deve ser muito bem higienizado e as embalagens devem ser apropriados para o armazenamento. Isso passa mais confiança aos clientes e mostra a responsabilidade da sua empresa online.

Segundo Rayane Estevan, do Empório Figueira, a empresa possui um estoque de giro alto e recebe produtos toda semana, organizando os mesmos no estoque de acordo com o tipo. “Contamos com uma equipe de produção especializada e equipada com todos os itens de higiene, para o envasamento do produto. Todos os produtos são envasados em embalagens especiais e, após o envase, separamos os produtos novamente em caixas organizadoras em uma estante de alumínio inoxidável, tendo cada produto a sua respectiva caixa e lugar. Além disso, respeitando a questão de produtos sensíveis e que transmitem aroma, armazenamos estes em espaços separados dos demais”, complementou Rayane.

Atenção à entrega dos alimentos

Uma entrega rápida e eficiente é fundamental em qualquer e-commerce de alimentos, principalmente se o empreendimento fornecer produtos frescos. Neste caso a atenção deve ser especial, pois alimentos produzidos na hora precisam ser entregues rapidamente para que não fiquem muito tempo parados, correndo o risco de esfriar e até mesmo estragar. Uma boa ideia para a entrega de alimentos, é analisar os horários que mais têm pedidos para ficar preparado, além de fortalecer o pessoal da entrega com o objetivo de evitar atrasos.

Rayane explica que no caso do Empório Figueira, os produtos são pré-embalados no estoque, para que a equipe de separação consiga realizar o trabalho de forma prática e ágil. “Assim, enviamos os produtos em no máximo 2 dias úteis. Além disso, contamos com parcerias logísticas e outras transportadoras para fazerem a entrega fora do estado. Utilizamos os correios mais para São Paulo capital, devido a piora nos serviços nesses os últimos tempos. Com 85% dos envios sendo realizados por transportadoras, temos entregas mais rápidas e os produtos chegam em melhores condições aos clientes, tornando nosso serviço de entrega mais eficiente e pontual”, completou.

Ainda, de acordo com Rayane, a embalagem do produto encontra-se como a maior dificuldade de uma loja virtual desse segmento. Ela ainda explica como é feito no empreendimento. “Como fornecemos para todo o Brasil, temos que pensar em um tipo de embalagem adequada, que conserve melhor o produto, mesmo depois de 20 dias de viagem e de possíveis danos ao pacote externo, para que chegue em boas condições de uso aos clientes. Para isso utilizamos todas as embalagens dos produtos cromadas, em todas as pontas, com o mínimo de 0,16mm de espessura. Também utilizamos o processo “à vácuo” assim, o produto mantém seus nutrientes, crocância e sabores, além de selarmos todos os produtos em seladoras semi-industriais. Alguns produtos como nozes, castanhas e frutas secas passam pelo processo diferenciado, em que embalamos em estufa de vácuo para uma melhor conservação do produto”, contou.

Avaliações de outros clientes

No ramo alimentício, as avaliações de outros clientes são fundamentais, como prova social a outros potenciais clientes que nunca compraram no empreendimento online. Por isso, é preciso investir nessa funcionalidade, para que e-commerce passe mais segurança e se torne uma empresa confiável. Clique aqui e confira as várias opções de avaliações para oferecer!

 Navegação facilitada

Por ser uma excelente forma de seus clientes adquirirem seus produtos sem precisarem ir à loja física, é necessário que o e-commerce possua uma navegação facilitada, dinâmica, além de fotografias de qualidade, checkout eficiente e todas as possíveis formas de pagamento. Esse é mais uma prática fundamental para um e-commerce de alimentos realmente efetivo.

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Forneça pacotes

O fornecimento de pacotes na loja virtual é uma ótima maneira de garantir que o cliente compre todos os dias com você. É uma forma de garantir aquele cliente que não está tendo mais tempo de ir à sua loja física todos os dias fazer as compras que deseja.

Lembre-se do bom atendimento

Um bom atendimento, humanizado e educado, faz toda a diferença, isso, independente do segmento do e-commerce. É indispensável que o atendimento seja completo, para que o cliente não tenha nenhum tipo de dúvida na hora da compra, ou não tenha dificuldade para solucionar um problema.

De acordo com Rayane, pela falta de contato humano no ambiente online, quando foi pensado o atendimento do Empório Figueira, o plano era oferecer um contato humanizado, pois isso faz toda a diferença no nível de conversão da loja. “Nosso objetivo não é apenas vender, mas fazer os nossos clientes amarem nossa loja, entenderem a importância de uma vida equilibrada e instruí-los da melhor forma possível a utilizar nossos produtos, através de nossas mídias sociais”, destacou.

Além disso, oferecer diversos canais de contato para os clientes é essencial, sendo totalmente praticado pelo Empório, em que trabalha com WhatsApp, chat online, e-mail, mídias sociais e televendas. “Trabalhar com multicanais faz toda a diferença para os níveis de conversão, outro aspecto muito importante”, relatou.

Rayane ainda lembra do pós-venda oferecido pelo e-commerce, que, além de fidelizar, aumenta a possibilidade de vendas futuras. Por esse motivo, a empresa está sempre buscando feedbacks dos clientes, …para entender as necessidades de nossos clientes e onde podemos melhorar. Acreditamos na melhoria constante, sempre estamos em busca de coisas novas para atender melhor nossos clientes, e ouvi-los é uma parte muito importante do processo”, completou.

Para saber mais sobre e-commerce de alimentos, assista ao vídeo abaixo!

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