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E-mail marketing pode impulsionar seu negócio

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Ferramenta tradicional para vendas online continua sendo uma ótima opção para alavancar seus resultados de negócio

 

Bem antes da popularização das mídias sociais, o e-mail já era uma ferramenta revolucionária na comunicação entre consumidores e marcas. Ele foi, por muito tempo, uma ligação entre os dois pontos via internet, que agilizava e simplificava o processo de responder dúvidas e solucionar reclamações dos clientes. 

As empresas também viram, nessa ferramenta, uma oportunidade de tornar mais efetiva a conversa entre marca e público-alvo. Assim, surge o e-mail marketing.

Ainda que o e-mail marketing possa contribuir para consolidar sua relação com os clientes e, logo, alavancar suas vendas, de nada adianta disparar e-mails sem ter uma estratégia definida. Determinar o objetivo a ser alcançado é essencial para o sucesso da sua campanha. Dessa maneira, existem práticas que possibilitam atingir melhores resultados. Confira algumas delas:

Foque na dor do seu cliente

É preciso saber como a empresa pode contribuir para a rotina dos consumidores. Caso contrário, será apenas mais uma marca ofertando seus produtos sem nenhum diferencial. Atente-se à persona que o seu negócio atinge e elabore um plano de execução se baseando nas dores dela.

Teste, teste e teste

Já ouviu o ditado “quem não arrisca não petisca”? Ele também se aplica ao planejamento do e-mail marketing. Isso significa que a empresa terá mais acertos depois de testar diferentes maneiras de atingir o público-alvo. Permita-se errar no começo para chegar à comunicação ideal. Teste títulos diferentes, novas estruturas de texto e acompanhe suas conversões para saber quais combinações dão mais resultado.

Tenha um cronograma

Enviar e-mails sem ter um cronograma é perda de tempo. Nesse caso, o planejamento é ponto primordial para concretização das estratégias. Tenha uma organização antecedente, ou seja, elabore uma agenda ainda no mês anterior aos envios. Atente-se a pontos como o melhor horário para publicar e os dias com maior engajamento. Isso vai facilitar o processo e aumentará o retorno dos consumidores.

Um tópico essencial na organização é a definição de temas. Determinar quais assuntos serão abordados em cada conteúdo é o primeiro passo para alcançar os objetivos de forma coordenada. Essa prática vai acelerar os processos de envio e facilitar a gestão da marca em busca de novos compradores. 

Por que utilizar o e-mail marketing como estratégia?

Mesmo com o crescimento da comunicação nas mídias sociais, o e-mail marketing continua sendo um instrumento poderoso para captar clientes de forma ágil e eficiente. 

Segundo estudo da Radicati, empresa de pesquisa de mercado, a expectativa é de que, até o final de 2019, 2,9 bilhões de pessoas no mundo estejam usando ao menos um e-mail. Dessa forma, seu uso é capaz de trazer vários ganhos para o seu negócio. Como:

Alcance

O público que usufrui de e-mail está se expandindo cada vez mais. Assim, ele continua sendo uma das ferramentas mais utilizadas, e ignorar esse fato é perder a oportunidade de potencializar o número de pessoas impactadas pela sua marca. 

Segmentação

Com uma boa base de e-mails em mãos, você pode começar a conhecer melhor o seu público. É possível se fundamentar nas informações dos usuários, como localização, idade e nível de interesse em determinado produto. Nessa perspectiva, envie uma quantidade maior de e-mails para usuários ativos e, para os inativos, invista em menos disparos com conteúdos de reengajamento. Isso facilita a personalização da sua oferta.

Datas comemorativas

Como já diz o nome, são datas para se comemorar. Por isso, mandar felicitações para os consumidores é sempre uma boa ideia. Afinal, quem não gosta de receber aquela mensagem carinhosa no dia do aniversário, ou um feliz Natal, não é? É importante que a empresa esteja atenta aos dias festivos. 

No entanto, escolha as datas de forma estratégica. Imagine mandar feliz Dia das Mães para quem não tem filhos? Além de pegar mal, a cliente não se sentirá parte importante da marca. Assim, liste datas que conversem com o seu nicho de mercado e com o estilo do seu público.

Para montar as estratégias, pense “o que meu público gostaria de receber nesta data?”, “o que eu espero em troca?”, “qual o melhor discurso para usar?”. Foque em produzir um conteúdo de qualidade antes de fazer os disparos dos e-mails. 

Atenção

Quando você entra em uma loja física e o vendedor começa a te chamar pelo nome, durante o atendimento, a experiência de compra se torna muito mais interessante, não é mesmo? Quando se trata de e-mail marketing não é diferente. Ele possibilita que o empresário converse diretamente com seu cliente e, usando a linguagem adequada, pode ser um diferencial.

Além disso, identifique seus clientes vip. Sabe aquele fã de carteirinha que vai a todos os shows da banda? A maioria dos negócios têm algum consumidor assim. Não sabe quais são os seus? Então está na hora de identificá-los. 

É preciso estar atento àqueles clientes que mais engajam com a empresa. Elaborar conteúdos especiais para essas pessoas é uma boa maneira de começar. Para exemplificar, pode-se citar o Facebook, que disponibiliza selos de “super fã” para quem interage constantemente com uma página. Medidas assim podem parecer irrelevantes, mas ajudam no engajamento.

No entanto, é necessário também voltar os olhos para quem deixou de ser vip. Esses consumidores são, geralmente, classificados por estar há mais de um ano sem realizar pedidos. Partindo disso, é interessante formar uma lista dessa categoria e tentar restabelecer vínculo através do envio de e-mails.

Ficou mais fácil potencializar suas vendas por e-mail marketing? Para agilizar esse trabalho, os softwares de gestão são soluções capazes de potencializar sua estratégia digital. Esse é o caso da parceira da Bis2Bis, a MailBiz, uma solução de performance em e-mail marketing para e-commerce. 

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>> 5 formas de personalizar as campanhas de e-mail marketing

>> Gatilhos mentais no e-mail marketing

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