Leads: conheça 3 formas de gerá-los para o seu e-commerce

Galleger Ilhe | 2 de agosto de 2018

A partir de uma base completa de leads, as ações e comunicação do e-commerce se tornam mais eficientes

Leads são aquelas pessoas que, de alguma forma, fornecem os seus dados (nome, e-mail, telefone e interesse, por exemplo) a uma empresa, em troca de alguma informação, consultoria, desconto na compra ou material rico, tornando-se assim, oportunidades de negócio para essa empresa.

Muito utilizados na estratégia de Inbound Marketing, os leads são divididos da seguinte maneira, pensando na jornada de compra do consumidor:

  • Visitante;
  • Lead (após deixar os dados);
  • Lead qualificado (quando interage);
  • Oportunidade (quando mostra interesse);
  • Cliente (corresponde a etapa final de compra).

Em e-commerces, os leads se tornam ainda mais fundamentais, por permitirem uma mensuração eficiente e direcionar a comunicação e as ações de marketing ao público realmente interessado no empreendimento.

Por que apostar em leads para o e-commerce?

Construir uma boa base de leads para o seu e-commerce é fundamental, pois, ao se relacionar com os leads, oferecendo sempre conteúdos relevantes e de qualidade, a chance de se tornarem clientes é bem grande. Contudo, as vantagens de apostar em leads não se resumem a apenas esse ponto. Existem outros benefícios como, por exemplo:

  • A lista de clientes se torna selecionada, com pessoas realmente interessadas no produto;
  • É possível interagir com os leads com o envio de conteúdos e assim, criar um relacionamento efetivo;
  • Há um aumento na taxa de conversão do e-commerce, de pessoas que gostam do produto e desejam comprar.

3 formas de gerar leads para o e-commerce

A geração de leads deve ser bem feita, para que os dados sejam devidamente coletados. Apresentamos aqui, 3 formas eficientes para você gerar leads e garantir uma boa base para o seu e-commerce. Confira!

Landing pages

Conhecidas também como “páginas de pouso”, as landing pages são ideais para gerar leads, podendo ser ofertado materiais ou descontos, por exemplo. Elas são o primeiro passo para que uma pessoa chegue ao checkout de uma compra no e-commerce e precisam ter um propósito definido, layout bem elaborado, CTA’s para conversão, formulário destacado e diversos outros fatores que você pode conferir clicando aqui!

Exemplo de landing page:

Exemplo de Landing Page do Cowboy Store - Cliente Bis2Bis
Cowboy Store – Cliente Bis2Bis

 

Exemplo de Formulário de Landing Page do Cowboy Store - Cliente Bis2Bis
Exemplo de Formulário de Landing Page do Cowboy Store – Cliente Bis2Bis

Pop-ups

Pop-up corresponde a uma janela que abre no navegador no momento que a pessoa está navegando pelo site. Essa estratégia também é uma excelente forma de geração de leads, com a oferta de algum cupom de desconto ou conteúdo, por exemplo.

É importante destacar que se o Pop-up, tiver formulário, o mesmo deve ser menor, solicitando apenas o nome ou e-mail. Além disso, é fundamental saber trabalhar com a ferramenta, de modo que não interrompam a navegação do visitante. Assim, uma dica é usar pop-ups quando a pessoa chega ao e-commerce ou está saindo dele.

Exemplo de pop-up:

Exemplo de pop-up para gerar leads da loja Cowboy Store, Cliente Bis2Bis
Exemplo de pop-up da loja Cowboy Store, Cliente Bis2Bis

Newsletter

Geralmente expostas nos blogs de e-commerces, a newsletter são caixas de inscrições para a pessoa colocar alguns dados e assim, receber conteúdos do blog da loja virtual por e-mail. Essa ferramenta permite uma geração de leads mais rápida, pois, não necessita de criação de landing page, pop-up ou algum tipo de material rico.

Exemplo de newsletter:

Exemplo de cadastro de newsletter da loja Cowboy Store, Cliente Bis2Bis
Exemplo de cadastro de newsletter da loja Cowboy Store, Cliente Bis2Bis

Cuidados na geração de leads

Na hora de elaborar a estratégia para a geração de leads para o seu e-commerce, é preciso ter alguns cuidados para que tudo ocorra da melhor forma e os resultados sejam positivos. Esses pontos são:

  • Conheça bem o público-alvo do seu empreendimento online;
  • Ofereça conteúdos realmente relevantes que possuam relação com o seu público;
  • Tenha uma estratégia bem definida para alcançar os seus objetivos.

 

Ainda possui alguma dúvida sobre a geração de leads? Deixe aqui o seu comentário!

Veja também: A forma correta de inserir imagens no Magento


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