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Plataforma de e-commerce Gratuita. O Barato que custa Caro!

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Uma plataforma ineficiente contribui muito para o abandono de carrinho; é preciso estudar bem e avaliar todas as opções disponíveis no mercado

Na hora de criar uma loja virtual, é preciso estudar muito bem e avaliar todas as possibilidades de plataformas de e-commerce que o mercado oferece. Afinal, atualmente, existem diversas possibilidades para você, lojista, iniciar o seu negócio online e decolar no ramo.

Escolher uma plataforma adequada, que atende perfeitamente às necessidades do empreendimento, torna-se indispensável. Mais de 82,3% dos carrinhos gerados em e-commerces brasileiros são abandonados, segundo dados do 1º semestre de 2018 apresentados pelo E-commerce Radar. E, é claro que sabemos como uma plataforma ineficiente contribui (e muito) para atitudes como essa dos consumidores.

Mas, para te ajudar nessa decisão tão difícil, que é escolher a plataforma de e-commerce mais eficiente para o seu negócio, confira algumas vantagens e desvantagens de plataformas gratuitas, uma das opções presentes no mercado. Preste bastante atenção para você fazer a escolha certa!

 

Vantagens:

  • Custo-benefício: O custo-benefício de plataformas gratuitas é o que atrai muitos lojistas iniciantes. Ou seja, não é necessário investir um alto valor em uma plataforma, ainda mais quando a necessidade de lançar a loja virtual é urgente.
  • Agilidade: Geralmente, em plataformas gratuitas, o tempo para a loja entrar no ar é menor. Isso é uma excelente vantagem, atraindo muitas pessoas por não necessitar de tantos processos burocráticos para a loja virtual começar a funcionar.
  • Layout Pronto: A interface simples para gerenciamento da loja virtual é uma ótima vantagem de plataformas gratuitas, principalmente para quem não possui muito experiência no ramo. É comum o layout ser mais simples, atraindo a atenção das pessoas que querem facilidade e agilidade nos processos. O único ponto de atenção é que a facilidade não traz consigo a exclusividade do layout, ou seja, pode ser que o seu concorrente adote um layout de loja semelhante ao que a sua empresa escolher.


Desvantagens:

  • Suporte: Essa talvez seja a maior desvantagem de uma plataforma de e-commerce gratuita. O que acontece é que, muitas vezes, essas plataformas não apresentam um suporte completo e atencioso e isso, pode prejudicar muito o desempenho da sua loja virtual. Afinal, em caso de problema ou dúvida, não haverá um atendimento ágil e preparado para solucionar a situação.
  • Estatísticas: Todo lojista deve saber que as estatísticas são essenciais para que seja possível acompanhar o desempenho da loja virtual. Saber como estão os acessos, as conversões e as vendas, por exemplo, é indispensável. No entanto, as plataformas gratuitas acabam oferecendo estatísticas limitadas ou, até mesmo, não disponibilizam essa possibilidade.
  • Segurança: A segurança no e-commerce é indispensável para que o consumidor não tenha medo na hora de realizar uma compra. Contudo, em plataformas gratuitas, é muito comum a segurança não ser garantida, o que acaba prejudicando a imagem do empreendimento e, consequentemente, o faturamento do e-commerce.
  • Personalização limitada: Uma grande desvantagem das plataformas gratuitas, é a personalização limitada. Por mais que a interface seja mais fácil e simples, o que acaba agradando muito, essa simplicidade pode prejudicar o e-commerce. É fundamental apresentar novidades e oferecer novas experiências aos consumidores e isso, pode acabar sendo impossível em uma plataforma de gratuita.

 

Caminhos para a tomada de decisão

Além das plataformas gratuitas, outra solução possível são as plataformas customizadas que, muitas vezes, necessitam de um investimento para adequá-la para a sua necessidade de negócio. Descubra como criar uma loja virtual Magento do zero.

Qual a MELHOR PLATAFORMA para o SEU E-COMMERCE?

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