Relatórios detalhados: o diferencial da plataforma Magento

497 Visitas0 Comentários

Compartilhe nas mídias sociais

Descubra quais tipos de relatórios a plataforma oferece e como acessá-los

A plataforma Magento é um sistema open source completamente profissional que já se tornou o desejo de muitos lojistas virtuais. Com a sua enorme quantidade de recursos, integrações completas e uma rede global de especialistas, parceiros e desenvolvedores, o Magento já se tornou a maior plataforma de e-commerce do mundo, fortalecendo, anualmente, mais de 260 mil sites.

Em outro artigo de nosso blog, nós já destacamos algumas boas vantagens da plataforma (Vantagens de uma loja virtual em Magento Commerce) e, entre essas vantagens estava a possibilidade de relatórios detalhados para e-commerce que o Magento oferece.

Neste texto, abordaremos de forma mais detalhada os relatórios oferecidos pela plataforma e como você consegue acessá-los. Continue a leitura e descubra mais sobre as infinitas possibilidades do Magento!

Descobrindo os relatórios do Magento

O Magento apresenta diversos relatórios, como: compra, produtos, opinião e outros. A página inicial do gerenciador da plataforma já apresenta algumas informações, com uma visão geral e rápida de como está o andamento do seu e-commerce.

As informações principais são:

  • Dashboard / Overview
    • Média dos pedidos;
    • Últimos 5 pedidos;
    • Últimas 5 pesquisas;
    • Top 5 termos mais procurados;
    • Pedidos (Lucro, Taxas e Impostos, Frete e Quantidade) que pode ser filtrado por período;
    • Mais vendidos;
    • Mais populares;
    • Novos clientes;
    • Clientes.

Além das informações dispostas na página inicial do gerenciador, é possível acessar dados mais detalhados no menu relatórios do Magento. Nesta área, você encontra informações sobre vendas, carrinho de compras, produtos, clientes, comentários, tags e termos de pesquisa.

#1 Vendas

Nesta aba, todas as ações relacionadas às vendas estarão detalhadas, com dados divididos da seguinte maneira: pedidos, imposto, faturado, entrega, restituições e cupons, apresentando a mesma estrutura de filtro (período e situação) para todos os dados.

Pedidos: dados sobre vendas mostradas em lista apresentando o período do pedido, a quantidade, itens vendidos, total de vendas, faturado, devolvido, imposto de vendas, frete de vendas, desconto e se foi cancelado.

Imposto: dados sobre os impostos aplicados nas lojas apresentando o período, taxa, avaliação, número de pedidos e valor da taxa.

Faturado: dados sobre as faturas e pagamentos apresentando o período, número de pedidos, número de pedidos faturados, total faturado, total faturado pagamento, total faturado não pago.

Entrega: dados sobre todos os envios realizados pela loja apresentando o período, forma de entrega, número de pedidos, total envio de vendas e total envio.

Restituições: dados sobre os reembolsos realizados na loja apresentando o período, número de pedidos recusados, total reembolsado, reembolso online e reembolso offline.

Cupons: dados sobre todos os cupons utilizados na loja apresentando o período, código cupom, número de usos, valor do subtotal da venda, valor desconto da venda, valor subtotal, valor do desconto e valor total.

 

#2 Carrinho de Compras

Esta aba mostra todos os carrinhos de compras que estão abertos na loja virtual e os carrinhos já abandonados. As informações são apresentadas de forma separada e em abas diferentes:

Produtos no Carrinho: ID do produto, nome do produto, valor do produto, carrinhos e pedidos.

Carrinhos abandonados: apresenta um filtro para identificar os carrinhos abandonados que aparecem em uma listagem.  

#3 Produtos

Aqui você encontra informações sobre os produtos mais vendidos, mais populares e com baixo estoque.

Produtos pedidos: são os produtos mais vendidos no e-commerce, apresentando uma filtragem de período e as seguintes informações em lista: período, nome do produto e número de vendas.

Mais populares: são os produtos mais visitados no e-commerce, apresentando a mesma filtragem dos produtos pedidos, porém com as seguintes informações em lista: período, nome do produto, valor do produtos e número de acessos.

Baixo estoque: são todos os produtos que estão com estoque baixo na loja virtual, disponibilizando um filtro diferente com as seguintes informações: nome do produto, SKU do produto e quantidade em estoque. Todas as informações são apresentadas em lista.

#4 Clientes

Nesta opção da plataforma, você consegue identificar os novos clientes da loja, o total de pedidos por cliente e o número de pedidos por cliente. Todas essas informações são apresentadas em lista e em abas diferentes, com a mesma filtragem de período.

Novos clientes: apresenta o período e o número de novas contas.

Total de pedidos: período, nome, número de pedidos, gasto em média e total em compras.

Número de pedidos: apresenta as mesmas informações do relatório de total de pedidos.

 

#5 Comentários

Aqui, você consegue identificar os comentários e as avaliações feitas pelos clientes sobre os produtos da sua loja virtual.

Comentários dos clientes: mostra todos os clientes que já comentaram algum produto da loja, apresentando o nome do cliente, a quantidade de comentários e ações.

Comentários nos produtos: mostra todos os produtos que já tiveram algum comentário de clientes, apresentando o ID do produto, o nome do produto, o número de comentários, avaliação média, média aprovada, último comentário e ações.

#6 Tags

Neste relatório, você consegue visualizar todas as tags para produtos do e-commerce, tanto por clientes (consumidores do e-commerce), produtos e as mais populares.

Clientes: mostra todos os clientes que criaram tags para produtos, apresentando em lista o ID do cliente, nome, sobrenome, total  de tags e ações.

Produtos: lista todos os produtos que já receberam alguma tag, apresentando o ID do produto, nome do produto, tags únicas, total de tags e ações.

Popular: mostra as tags mais usadas pelos usuários no e-commerce, mostrando a tag, sua popularidade e ações.

Vale destacar que as tags são visíveis para todos os clientes do e-commerce e a função é agrupar vários produtos para determinadas palavras-chave.

*Obs: A Bis2Bis E-commerce não opta por utilizar esse relatório de Tags em suas lojas virtuais. Somente se houver solicitação por parte do cliente.

#7 Termos de pesquisa

Ordenado em lista, esse relatório apresenta os termos de busca mais utilizados pelos usuários no e-commerce, mostrando o ID do termo, os termos digitados e os resultados e cliques que podem ser filtrados por período.

É importante destacar que na plataforma Magento você consegue exportar todos esses relatórios em CSV e Excel XML, o que torna mais fácil o controle desses dados e permite que você os salve de forma organizada e em outros locais de armazenamento.

 

Gostou de saber mais sobre a plataforma Magento? Deixe a sua opinião nos comentários!

Se ainda tiver alguma dúvida, converse com um de nossos especialistas em e-commerce gratuitamente! Clique aqui!

Veja também: Atitudes para garantir uma entrega rápida no e-commerce

Compartilhe nas mídias sociais

Comente aqui ↓