UX Design no e-commerce: importância e práticas essenciais

921 Visitas0 Comentários

Compartilhe nas mídias sociais

O UX Design ou design de experiência do usuário, visa integrar a interação humana com tecnologia, usabilidade, acessibilidade, utilidade, funcionalidade, empatia e experiências prazerosas. Continue a leitura, confira a importância desse termo para o seu e-commerce e descubra práticas importantes

Pensar na experiência do usuário é algo que precisa fazer parte do e-commerce para que os consumidores consigam comprar com agilidade, tranquilidade e confiança, o que, consequentemente, garante a fidelização e a recorrência de compra.

E uma das formas de pensar no usuário, é apostando no chamado UX Design, tema central deste texto.

Continue a leitura e descubra mais sobre o termo, a importância para empreendimentos online e as principais práticas da aplicação para ter uma loja virtual eficiente.

Vamos lá?

 

O que é UX Design?

UX significa “User Experience”, experiência do usuário, e corresponde à conexão de uma pessoa com um produto ou serviço. Essa área pode ser aplicada a tudo, principalmente no design.

E o UX Design, ou design de experiência do usuário, é justamente isso, a preocupação de cada interação das pessoas com determinado produto, sistema, website, e-commerce ou painel de controle em qualquer marca ou serviço.

Com o objetivo de colocar quem é mais importante no centro, o usuário, o UX Design trabalha com as interações humanas e a combinação de tecnologia, usabilidade, acessibilidade, utilidade, funcionalidade, empatia e experiências prazerosas.

Leia mais


 

Por que o UX Design é importante no e-commerce?

Você pode até ter produtos imperdíveis e com preços incríveis, mas, se não pensar na experiência de compra dos usuários no seu e-commerce, nada disso adianta. 

Principalmente em canais de venda online, as pessoas se atentam muito à experiência de compra e ao atendimento oferecido

É por essa razão que o UX Design chega como uma importante aplicação para facilitar o entendimento dos produtos e da loja virtual, e criar um ambiente seguro, em que os clientes se sintam bem comprando.

Com isso, o cliente, de uma forma natural, começa a passar mais tempo no e-commerce, manter um contato próximo com a sua empresa e falar dela para outras pessoas. 

Tudo isso, consequentemente, fará com que o seu negócio: fidelize mais clientes; construa uma boa reputação no mercado; e aumente as vendas.

Reprodução Giphy: Derek Elliott

 

13 práticas essenciais do UX Design

  1. Entender o que o seu público deseja;
  2. Atentar-se à estrutura (hierarquia) das informações; 
  3. Garantir a usabilidade do site;
  4. Definir as cores que estão de acordo com a identidade visual do seu negócio online;
  5. Certificar que as ofertas estão claras e bem posicionadas para que o consumidor entenda com facilidade;
  6. Disponibilizar as informações de maneira simples, completa e atualizada;
  7. Manter todas as páginas visualmente harmônicas, combinando entre si e com a identidade visual do e-commerce;
  8. Pensar na acessibilidade, como a adaptação para deficientes visuais, por exemplo;
  9. Disponibilizar canais fáceis e ágeis para comunicação com a empresa;
  10.  Desenvolver um layout personalizado, atrativo, mas que seja intuitivo;
  11.  Disponibilizar um checkout simples para facilitar a compra e evitar o abandono de carrinho;
  12.  Trabalhar com fotos de qualidade dos produtos, como as fotografias still que permitem apresentar perfeitamente todos os detalhes do artigo;
  13.  Realizar testes constantes para entender o que tem ou não funcionado para os consumidores.

 

Como aplicar o UX Design?

O UX Design pode trabalhar com quatro etapas de produção:

1º:  definição dos objetivos do projeto, que podem ser flexíveis e visam solucionar um problema, atingir o objetivo final e as pessoas certas.

2º: realização de pesquisas e análises, buscando referências e conversando com os usuários para criar as personas.

3º: aplicação das ideias e protótipos, com planejamento e definição de ações que podem ser ideais para o projeto.

4º: testes e avaliações, identificando se todo o estudo e aplicações desenvolvidas caminham para atingir o objetivo final.

Aqui, para que o desenvolvimento de todas essas etapas sejam feitas corretamente, é importante contar com o trabalho de um profissional de UX Design.

Atualmente, é possível encontrar diversos profissionais dessa área. São eles que te ajudarão a desenvolver o UX Design com eficiência, utilizando os recursos e ferramentas adequados para cada etapa.

Este conteúdo te ajudou? Conte nos comentários! Adoraríamos receber o seu feedback =)

Leia também: As vantagens de atualizar agora o design do seu e-commerce

Compartilhe nas mídias sociais

Comente aqui ↓