Vendas pelo WhatsApp Business

Vendas pelo WhatsApp Business: como começar?

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Recentemente o WhatsApp Business foi disponibilizado no Brasil, sendo uma excelente solução para micro e pequenas empresas, assim como para você lojista virtual, que iniciou o seu comércio online e deseja explorar um novo canal de vendas. As vendas no WhatsApp Messenger já ocorriam fortemente, mas agora, com o Business, novas funcionalidades aparecem, contribuindo para o seu negócio.

Quais são as novidades do WhatsApp Business?

O WhatsApp Business traz novas funcionalidades excelentes, que são:

  • Perfil empresarial: o nome da empresa, o ramo, uma pequena descrição do negócio, horário de funcionamento, endereço físico, e-mail e site ou redes sociais, estarão disponíveis do perfil da sua empresa;

  • Mensagens automáticas: nesta funcionalidade, é possível criar mensagens automáticas como saudações e ausência;

  • Respostas rápidas: aqui, é possível criar respostas rápidas padrões, para responder as dúvidas mais frequentes;

  • Estatísticas: você pode verificar métricas importantes como o número de mensagens enviadas, entregues e lidas;

  • Etiquetas: no WhatsApp Business, é possível classificar as conversas com etiquetas como “Novo Cliente”, “Novo Pedido”, etc, e até criar novas etiquetas, de acordo com a necessidade do seu negócio;

  • Utilizar no mesmo aparelho: você pode utilizar o app no mesmo aparelho com o WhatsApp Messenger, contudo, cada aplicativo deve ter seu próprio número de telefone. Você precisará ter uma aparelho com dois chips ou utilizar cada app em aparelhos diferentes;

  • WhatsApp Web: é possível utilizar o app para negócios no computador;

  • Conta: a conta será comercial, assim as pessoas saberão que estão conversando com uma empresa.

Com todas essas funcionalidades que o WhatsApp Business oferece, ficou muito mais fácil para os empreendimentos organizarem as vendas e comunicações que realizam pelo aplicativo, já que 80% das pequenas empresas realizam negócios pelo app, segundo uma pesquisa da Morning Consult.

Como começar a vender?

Algumas ações são fundamentais para vender no WhatsApp Business, assim como eram no WhatsApp Messenger. Então, aí vão as dicas:

#1 Número

Com WhatsApp Business, é preciso ter um número apenas para a empresa, não é possível utilizar o app com o mesmo número do WhatsApp Messenger. Isso é ótimo, pois assim você consegue separar as suas atividades pessoais das profissionais, sem correr o risco de enviar conteúdo errado para o cliente. Você pode também utilizar o app Business em um aparelho próprio da empresa, deixando tudo mais organizado;

#2 Categorias

Separe as conversas com os seus clientes por categorias, com cada preferência. No WhatsApp Business, isso é possível graças à funcionalidade “Etiquetas”, descrita acima;

#3 Peça autorização

É fundamental pedir autorização aos seu cliente para enviar conteúdos, avisos ou promoções. Assim, não corre o risco de você enviar conteúdos sobre a sua loja virtual aleatoriamente, chateando o seu cliente caso ele não deseje receber;

#4 Divulgue

Integre o seu WhatsApp Business com as redes sociais da sua empresa, divulgando este seu meio de venda. Divulgue também no site da sua loja virtual;

#5 Agradecimentos

Envie mensagens adequadas e personalizadas aos seus clientes, agradecendo-os por algo que a sua empresa tenha conquistado. O cliente se sentirá especial;

#6 Lista de transmissão

Com a lista de transmissão, você consegue enviar uma mesma mensagem para diversos clientes, porém cada um receberá a mensagem de forma privada, diferente dos grupos de conversa;

#7 Conteúdos

Envie também aos seus clientes conteúdos bons e relevantes, como o resumo de um post do blog da sua empresa ou os benefícios de um produto vendido em seu e-commerce. Isso pode ser em texto, imagem, áudio ou também em pequenos vídeos, mas nada de exageros, viu?! É fundamental entender o perfil dos seus clientes para traçar estratégias eficazes e enviar conteúdos significativos;

#8 Esteja em outros meios de comunicação

Não fique apenas no WhatsApp Business. Esteja também em outros meios de comunicação, principalmente nas redes sociais. Se relacione de todas as formas com o seu cliente;

#9 WhatsApp Business Web

Use bastante os WhatsApp Business Web. Converse e faça as suas negociações pelo computador;

#10 Atendimento ao cliente

Ofereça pelo WhatsApp Business um excelente atendimento aos seus clientes. Pense na praticidade que isso pode ser. Responda todas as dúvidas e reclamações com bastante atenção e agilidade, e treine a sua equipe para oferecer um excelente atendimento. O WhatsApp Business tem a funcionalidade de respostas rápidas e mensagens automáticas. Essa é uma ótima forma de agilizar o atendimento.

 

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