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Pai e filha felizes com notebook no colo. Simbolizando compras online realizadas em uma loja virtual que aplicou estratégias para vender mais no Dia dos Pais.

Soluções rápidas para vender mais no Dia dos Pais

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Segundo dados da Ebit/Nielsen, em 2019, o faturamento do Dia dos Pais foi de 2,5 bilhões de reais. A data contabilizou cerca de 6 milhões de pedidos. Neste ano, a expectativa é que a data movimente ainda mais o e-commerce. Isso porque o cenário atual é positivo para o comércio eletrônico. O isolamento social da população, fruto da pandemia gerada pelo Covid-19, levou muitos consumidores a comprarem online. E o que você vai fazer para aproveitar isso e vender mais no Dia dos Pais?

O Dia dos Pais é uma ótima oportunidade para vender mais no e-commerce. No entanto, você tem que saber como aproveitar a data! Mas faltando menos de uma semana para a data, será que ainda dá tempo?

Neste artigo, procurei falar de algumas ações simples para vender mais no Dia dos Pais, trazendo algumas dicas que ainda dá para aplicar no seu e-commerce.

1. Crie kits especiais

Essa é a oportunidade de você se diferenciar e entregar mais do que o seu cliente procura. Os kits são soluções viáveis por um preço mais acessível.

Se o seu e-commerce é de alimentos, ofereça uma cesta de produtos para um café da manhã, por exemplo. Para outros segmentos, é legal oferecer kits com camisa+camiseta, barbeador+loção pós barba, entre muitas outras opções que chamam atenção do consumidor.

Mas, independente do seu segmento, inove e crie um kit que agregue valor para o pai. Algo que, mesmo que não seja o forte da sua loja, pode ser a solução para um filho que busca um presente especial.

Dessa forma, o kit é uma ótima saída para o seu cliente e possibilita várias combinações. Pois ele consegue dar um presente completo e por um preço mais acessível (do que comprar os produtos separados). O kit ainda é uma oportunidade de girar seu estoque e aumentar o ticket médio.

2. Deixe seu site com cara do Dia dos Pais

A home da sua loja virtual deve ser pensada como uma vitrine da loja física, certo? Então utilize-a para chamar a atenção do seu cliente, que neste momento são os pais!

Se o seu segmento tem grande potencial de vendas na data, use e abuse da sua comunicação visual. Deixe a home voltada para o Dia dos Pais, inserindo banner no início e produtos com alto potencial de vendas para deixar em sequência.

Um exemplo disso é a Sonhart, e-commerce de pijamas desenvolvido pela Bis2Bis. A loja virtual adotou uma comunicação totalmente voltada para vender mais no Dia dos Pais, olha só:

Imagem do site Sonhart que organizou seu e-commerce para vender mais no Dia dos Pais.

Continuação da imagem do site Sonhart que organizou seu e-commerce para vender mais no Dia dos Pais.

Se o Dia dos Pais não é uma data que favorece muito o seu segmento, não deixe de fazer essa comunicação. E talvez você nem mesmo precise deixar toda a sua home voltada para a data.

Você pode, por exemplo, criar uma categoria de produtos mais vendidos para homens e produzir um banner comemorativo de Dia dos Pais que direcione para essa nova categoria.

O e-commerce de eletrônicos IphoneBel, também desenvolvido pela Bis2Bis, não focou 100% da sua home para divulgação do Dia dos Pais. Mas, a loja adotou o banner principal (e outros secundários) direcionando o consumidor para as ofertas criadas especialmente para a data.

Imagem do site IphoneBel que organizou seu e-commerce para vender mais no Dia dos Pais.Continuação da imagem do site IphoneBel que organizou seu e-commerce para vender mais no Dia dos Pais.

3. Faça promoções viáveis

Promoções são sempre bem-vindas para o cliente. Descontos, itens exclusivos, combos e mimos chamam a atenção e podem ser um diferencial para o consumidor concluir a compra. Mas fique muito atento ao que cabe no orçamento do seu negócio.

De nada adianta você fazer uma super promoção, atrair muitas vendas, mas isso te comprometer no final das contas. Crie uma promoção que seja atrativa para o cliente, mas que também seja viável para a loja virtual.

Além disso, a promoção também pode ser um atrativo para o cliente entrar no e-commerce e ver outros produtos, bem como para atrair novos consumidores. O Dia dos Pais é apenas uma vez no ano, e o seu e-commerce não pode depender apenas de datas comemorativas. Ou seja, atrair um novo tráfego por meio de promoções pode ser uma boa estratégia. 

4. Bom e velho e-mail marketing

O e-mail marketing não é uma estratégia tão inovadora, mas ele oferece muitas possibilidades. Você pode mandar um e-mail com produtos especiais para a data, promoções e kits que você fizer. Ainda é possível fazer campanhas para clientes que já compraram na sua loja no Dia dos Pais do ano passado, criando uma oferta exclusiva.

No Dia dos Pais, lembre-se de segmentar a base de leads que você tem de acordo com o tema do e-mail, seguir a identidade visual do Dia dos Pais e inserir uma call-to-action (chamada para ação).

5. Use e abuse do marketplace

Grandes marketplaces, como Mercado Livre, Americanas e Magazine Luiza, recebem, cada um, mais de 40 milhões de visitantes mensalmente. Em datas comemorativas, esse número aumenta ainda mais.

Se você já vende no marketplace, aproveite o Dia dos Pais para se diferenciar dos concorrentes. Não se esqueça de detalhar as descrições do produto, oferecer imagens de boa qualidade e manter o mesmo padrão de comunicação visual dos produtos do e-commerce.

6. Garanta entrega rápida

A entrega rápida é um diferencial no e-commerce. Ainda mais em datas comemorativas, como o Dia dos Pais, que exigem uma certa programação de compra. Mas muitas vezes, o cliente deixa para comprar o presente de última hora. Nesses casos, garantir a entrega rápida é fundamental para captar o cliente e vender mais no Dia dos Pais.

Normalmente, a entrega rápida tem custo mais alto para a loja. Mas, ainda assim, muitos clientes estão dispostos a pagar esse valor para ter o presente em mãos.

Se o seu e-commerce não possui a modalidade de entrega rápida ou o seu produto é personalizado e precisa de um tempo maior para produção, você precisa inovar.

Uma solução é oferecer uma prévia do presente, um vale-presente ou um cartão online personalizado para ser entregue até a data comemorativa, por exemplo. Algo que sinalize que o verdadeiro presente é muito especial e precisou de um tempinho a mais para ficar pronto. Mesmo porque a data não pode passar em branco né?

Para vender mais no Dia dos Pais, venda sempre!

Se você quer que o cliente volte para sua loja virtual, cuide de todas as etapas do seu e-commerce. Dessa forma, garanta uma comunicação visual eficiente, certifique-se de que o produto seja entregue no tempo esperado e ofereça diferentes soluções para sua compra (kits de produtos e promoções).

O Dia dos Pais acontece apenas uma vez por ano, mas você não pode pensar a curto prazo. Depois dessa data haverá o Dia das Crianças, a Black Friday, o Natal e assim por diante. Cuidar para que seus clientes tenham um boa experiência agora é agir para vender muito em todas essas datas!

Lembre-se: o seu negócio não se mantém apenas de datas comemorativas. Por isso, em todas as ações, pense a longo prazo. Analise qual será a melhor estratégia para captar e fidelizar seu consumidor e, assim, vender mais no Dia dos Pais e em todas as datas.

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