Dia das Mães: benefícios para oferecer no e-commerce

19 de abril de 2018

 
 

A data é uma excelente oportunidade para aumentar as vendas

Comemorado em todo segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães neste ano de 2018 será no dia 13. A data, que está logo ali e é de extrema importância, tornou-se uma excelente oportunidade para e-commerces oferecerem benefícios aos consumidores, com o objetivo de alavancar as vendas e aumentar as conversões.

Contudo, muitas dúvidas surgem antes de elaborar uma campanha para uma data comemorativa como esta, e uma delas é: Qual benefício oferecer no e-commerce para os consumidores?

Bom, é sempre de extrema importância levar em consideração o segmento do empreendimento online e o público-alvo, para saber qual benefício realmente faz o perfil do consumidor. Além disso, é preciso também pensar na margem de lucro da empresa, para saber se ela será suficiente.

Existem vários tipos de benefícios que podem ser ofertados no e-commerce. Separamos alguns para te ajudar na hora de elaborar a campanha do Dia das Mães da sua loja virtual. Confira!

 

Cupom de desconto

O cupom de desconto é um ótimo benefício para ser ofertado em uma loja virtual. Aqui, é disponibilizado um código para o consumidor utilizar ao final da compra e adquirir o desconto proposto.

Exemplo: Uma loja virtual de roupas oferece 20% de desconto para as pessoas que utilizarem o cupom com o código “mêsdasmães”. Assim, ao final da compra, o consumidor utiliza o cupom para ganhar o desconto ofertado.

 

Frete grátis

Outro benefício que pode ser ofertado na data, é o frete grátis. O frete pode ser oferecido para compras na loja toda, para determinados produtos e categorias, assim como para um determinado valor de compra.

Exemplo: Para a última opção, o e-commerce pode oferecer o frete gratuito apenas para compras acima de R$ 300,00 reais, por exemplo.

 

Combos de produtos com desconto

Elaborar combos com desconto para o consumidor também pode ser uma boa opção, escolhendo produtos que possuem relação tanto entre si, quanto com a campanha promocional.

Exemplo: Em uma loja virtual de perfumes e cosméticos, é possível elaborar um combo que contém – perfume + shampoo + condicionador + creme corporal – por um preço bem atrativo e vantajoso.

 

Brindes

Para este benefício, o e-commerce pode oferecer algum brinde para o consumidor que levar algum produto da loja virtual, incentivando-o a fechar a compra. Esse brinde precisa ter relação com o que a loja virtual vende.

Exemplo: É possível ofertar, em um e-commerce de bolsas, uma necessaire como brinde ao consumidor que estiver comprando uma bolsa ou uma mala.

 

Desconto para a loja toda ou para alguma categoria

Esse talvez seja o benefício mais comum a ser oferecido. Aqui, é ofertado ao consumidor determinada porcentagem de desconto na loja toda ou em algumas ou alguma categoria específica do e-commerce, que possui relação com a data comemorativa.

Exemplo: Para ofertar o benefício em uma categoria específica, um e-commerce de calçados pode oferecer 30% de desconto em toda a categoria de sapatos femininos.

 

Elaborando a campanha

Uma boa dica para a campanha promocional do Dia das Mães, é focar nos diferentes estilos de mães, como por exemplo, a mãe cozinheira; mais vaidosa; leitora; a mãe que adora tecnologia, etc. Assim, dependendo do segmento do e-commerce, é possível trabalhar a campanha e os benefícios a serem oferecidos de maneira mais direcionada.

Além disso, é preciso destacar que também é fundamental converter a mãe para o e-commerce e para isso, um excelente relacionamento é ideal. Além de entregar o produto, o presente no caso, ofereça um bilhete bonito e bem escrito direcionado à mãe, mostrando quanto o seu amor é essencial, por exemplo. Isso tornará o relacionamento mais forte, deixando o cliente e a mãe desse cliente muito mais satisfeitos e felizes pelo reconhecimento da empresa.

Vale lembrar ainda, que para elaborar qualquer campanha promocional, é preciso seguir etapas importantes. São elas:

  • Planejar toda a campanha com antecedência;
  • Analisar se a plataforma, o checkout e as formas de pagamento estão funcionando perfeitamente;
  • Verificar se todos os produtos estão em estoque;
  • Customizar o e-commerce para criar uma identidade;
  • Divulgar a campanha com a mesma identidade do e-commerce;
  • Se atentar aos prazos de entrega dos produtos, para não haver atrasos;
  • Oferecer um pós-venda atencioso.

 

Já está se preparando para o Dia das Mães? Conte para a gente nos comentários!

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