5 estratégias de Natal para e-commerce

4 de dezembro de 2017

Depois da Black Friday sempre fica aquela sensação de quero mais, não é mesmo? A gente não pode perder o pique das vendas, até porque é final de ano e precisamos bater as metas. O Natal é uma das datas mais aguardadas do e-commerce, mas para aproveitá-la ao máximo é preciso executar estratégias bem planejadas. Pensando nisso, listamos 5 estratégias de Natal para e-commerce:

 

#1 Foco no prazo!

Pense sempre no prazo de entrega, porque enquanto as lojas físicas estão movimentadas até o dia 25, no e-commerce os acessos são frequentes até o dia 15/12. Suas estratégias devem otimizar o investimento para esses primeiros 15 dias, dando o prazo para a entrega chegar antes do Natal.

Trabalhe com uma campanha de incentivo às compras com antecedência, oferecendo vantagens para quem comprar nos primeiros dias de dezembro. O Natal é diferente de outras datas como a Black Friday ou o Cyber Monday, pois as vendas não acontecem em um dia específico, mas a intenção é que cheguem sempre antes do dia 25. Por isso é importante planejar com cuidado as estratégias logísticas para conseguir entregar todos os pedidos dentro do prazo prometido.

 

#2 Kits de presente

No Natal as pessoas querem economizar ao máximo para conseguir encaixar seu orçamento no maior número de presentes possível. Afinal, tem que presentear a avó, o tio, os sobrinhos, e nem sempre dá para agradar todo mundo. Por isso, os kits são uma estratégia certeira de oferecer essa vantagem para o consumidor e aumentar o ticket médio das vendas em seu e-commerce.

Essa é uma estratégia testada e comprovada até hoje! Já experimentou fazer kits de produtos relacionados e oferecer em um único pacote? Se você trabalha com produtos para escritório, por exemplo, junte um bloco de anotações com um porta-canetas e uma caneca e veja o resultado! Se o seu nicho for moda, experimente fazer um conjunto de calça com blusinha e uma sapatilha também. Se você tem um e-commerce de móveis, junte sofá + painel + mesa de centro em um kit de Natal. Enfim, olhe para o seu estoque e use a criatividade. São inúmeras possibilidades!

 

#3 Frete Grátis

O bom e velho Frete Grátis sempre funciona, ainda mais nessa época do ano, onde o consumidor está com um olho nas ofertas das lojas da sua cidade e outro na internet. Tenha certeza de que ele vai colocar na balança o preço do frete e o prazo de uma loja virtual comparados ao custo-benefício de um produto comprado na loja física.

Ou seja, se o seu e-commerce oferece frete grátis, o cliente vai comparar os preços e, como no comércio eletrônico as condições de preço geralmente são melhores, ele estará muito mais propenso a comprar online. Afinal, o preço é bom e o consumidor terá a certeza de que estará isento do frete. Faça uma ação com sua empresa de logística parceira e impulsione a campanha para melhores resultados.

 

#4 Gere leads segmentados

Essa é uma estratégia que pode aumentar consideravelmente suas taxas de conversão. Crie uma landing page (página de conversão com breve formulário de cadastro) com uma oferta irresistível: um cupom de desconto, um brinde, um sorteio, etc. Nas questões do formulário, pergunte quais os produtos de maior interesse e segmente as escolhas por grupos de produtos. Após coletar um bom número de leads, crie um e-mail personalizado para cada resposta segmentada da landing page e dispare para os leads que selecionaram suas preferências.

Essa estratégia também já foi testada e aprovada por alguns dos nossos clientes durante a Black Friday. A ideia de entregar as ofertas certas para o público certo garante uma taxa de abertura de e-mail 6x maior e uma taxa média de cliques superior a 5%. Consequentemente, o número das vendas é impactado e você pode aproveitar a segmentação para estratégias futuras dentro da sua base de clientes.

 

#5 Use as mídias sociais

O Natal é uma data de boas vibrações, esperança e, claro, muitas festividades, por isso aproveite os canais de relacionamento para seu e-commerce transmitir a sua mensagem. Aliado à isso, crie condições especiais para quem interagir com suas publicações, seja no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter ou Linkedin.

No Facebook, por exemplo, é possível fazer algo como “compartilhe esse post e receba um cupom de desconto por inbox”. Dessa forma você gera mais fãs para seus canais sociais e mais tráfego e vendas para sua loja virtual. O espírito natalino é algo que contagia, por isso, faça das vantagens oferecidas aos seus clientes, uma corrente de benefícios que impactam diretamente nos seus resultados.

 

Gostou das nossas dicas estratégicas? Comente aqui embaixo na seção de comentários.

Veja também: Como vender mais via chat online


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