7 atitudes positivas que alavancam a recompra

19 de setembro de 2018

 

Excelente navegação, checkout otimizado e pós-venda, são algumas atitudes para aumentar a taxa de recompra no e-commerce

Sabemos que uma boa fidelização do cliente gera um aumento nas vendas e naturalmente, a redução no custo de marketing. Contudo, para garantir a fidelização, é preciso trabalhar estratégias eficientes que incentivem as pessoas a comprarem cada vez mais, afinal, sabemos que a recompra no e-commerce não acontece da noite para o dia.

A recompra pode ser medida pela taxa de conversão de recompra, que representa o grau de eficiência do seu e-commerce diante das campanhas de marketing de recompra. Por exemplo, se a cada 200 consumidores, 10 voltam a comprar, a taxa é de 5%.

Pensando nessa questão e, para te ajudar, lojista, a Bis2Bis separou algumas boas atitudes capazes de estimular o seu consumidor a comprar mais em seu e-commerce. Confira!

 

#1 Entender o comportamento dos consumidores

Um primeiro passo a ser tomado, é entender o comportamento dos consumidores do seu e-commerce. O que eles mais compram? Quantas vezes já compraram? Como conheceram o seu e-commerce? Essas questões e outras podem ser muito bem respondidas em uma pesquisa, incentivando a pessoa a responder, em troca de algum benefício como material rico, desconto etc.

Uma ferramenta que pode te ajudar muito nas métricas essenciais para monitorar sua loja virtual, é o próprio Google Analytics. Ao analisar as visitas do site, é possível visualizar o comportamento dos New Visitors (Novos Visitantes) x Returning Visitors (Visitantes que retornaram) comparados às conversões no site. Ainda, é possível cruzar com outros dados relevantes, como a cidade, estado, entre diversas outras variáveis.

Talvez, com o tempo, você passe a perceber um padrão de comportamento do consumidor, que se diferencia entre capitais e cidades pequenas, ou até mesmo uma região do país que compra mais no seu e-commerce em returning visitors.

Google Analytics
Imagem: Google Analytics

A partir disso, é possível traçar estratégias mais eficientes, compreendendo corretamente o que é importante oferecer aos consumidores e até mesmo o que tem ou não, dado certo no seu e-commerce.

 

#2 Oferecer uma excelente navegação

Uma navegação rápida, sem erros e facilitada, é essencial em qualquer e-commerce, principalmente quando o assunto é incentivar a recompra dos consumidores. Se uma pessoa possui dificuldades para encontrar os produtos que deseja, as chances de retorno são muito baixas.

Um dos recursos mais utilizados para garantir uma excelente navegação, é o Google PageSpeed. Esse sistema web verifica o tempo de carregamento e retorna todas as oportunidades a serem resolvidas em seu site.

Oferecer uma excelente navegação é importante porque adequa a sua empresa à uma realidade de mercado para os próximos anos. Até 2020, cerca de 70% das conexões de rede celular do mundo serão feitas em 3G ou velocidades mais lentas, de acordo com o pesquisas do Google.

Google PageSpeed
Imagem: Google PageSpeed

Além disso, para evitar que o seu e-commerce tenha uma navegação lenta, é importante apostar em uma plataforma de e-commerce realmente eficiente, que atenda todas as suas necessidades e as dos seus consumidores. Por isso, confira qual é a melhor plataforma para o seu negócio no vídeo abaixo!

#3 Ter checkout otimizado

Um checkout otimizado faz toda a diferença no e-commerce, garantindo também a recorrência de compra. É importante que o checkout não seja difícil e nem possua muito processos ou abas, afastando os consumidores da finalização do pedido. Por isso, ofereça algo simples e rápido para aumentar a conversão. Saiba mais sobre esse assunto no vídeo abaixo!

#4 Possuir um atendimento de qualidade

Se os seus consumidores não possuem um atendimento de qualidade para solucionar qualquer dúvida ou problema durante a compra, essa é mais uma situação que atrapalha a recompra no e-commerce. É fundamental que o atendimento seja atencioso, educado e de qualidade, dedicado para solucionar qualquer problema do consumidor, permitindo uma excelente experiência de compra na loja virtual.


#5 Trabalhar com ótimas ofertas

Boas ofertas também atraem bastante os consumidores. Contudo, elas precisam ser realmente atrativas, oferecendo ótimos benefícios, sem prejudicar o faturamento da sua loja virtual. Existem algumas ideias interessantes para você oferecer ofertas especiais e incentivar o cliente a comprar novamente. É possível destacar:

  • Datas comemorativas;
  • Lançamentos;
  • Cupons de Desconto;
  • Programa de Fidelidade;
  • Desconto para a próxima compra.

Saiba mais sobre como oferecer benefícios no e-commerce, clicando aqui!

 

#6 Ter cuidado com os produtos e embalagens

Todo cuidado com o produto e embalagem é primordial para agradar ainda mais os consumidores. Por isso, aposte em embalagens resistentes, para proteger muito o produto, além de personalizadas, tornando a compra ainda mais especial para o consumidor. Enviar um bilhete de agradecimento, torna a relação ainda mais próxima, aumentando as chances de recompra.

Entenda a importância das embalagens para um e-commerce no vídeo abaixo!

#7 Realizar um bom pós-venda

Um bom pós-venda mostra a preocupação da empresa com as pessoas, passando mais credibilidade e confiança. Veja como foi a experiência do consumidor, se tudo ocorreu bem durante a compra e se algo pode ser melhorado. O envio de e-mails marketing e também aproveitar os e-mails transacionais de confirmação de entrega, são excelentes opções para realizar um pós-venda eficiente.

 

Conhece mais alguma atitude para garantir a recompra? Conte para nós nos comentários!

Veja também: Como agregar valor aos seus produtos


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