Quando começa a Black Friday nas Lojas Online?Qual a diferença...
R$ 3.4
+ 4.000
Lojas Lançadas
+ 16 anos
de mercado
+ 70 mil
Transações diárias
Números que contam nossa história
construída pelo sucesso de cada cliente.
Quando começa a Black Friday nas Lojas Online?Qual a diferença...
Como montar uma Loja de Floricultura Virtual?Personalização e experiência do...
Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / 8 dicas essenciais para vender melhor no Natal
O segundo semestre é cheio de datas muito importantes para os lojistas. Em setembro tem o Dia do Cliente, em novembro, a Black Friday e, finalmente, o Natal. Tanto para o varejo tradicional quanto para o e-commerce, o Natal está entre os períodos anuais de maior faturamento. As compras de final de ano alavancam as vendas e, para este Natal, a perspectiva é de grande aumento nos pedidos. Para otimizar ainda mais o faturamento deste final de ano, temos algumas dicas para te ajudar a vender melhor no Natal, confira!
É possível antecipar a receita das vendas de Natal, evitando vendas de última hora. O hábito dos brasileiro, como sabemos, é de comprar sempre no último momento os presentes em datas comemorativas. Shoppings lotados na véspera de Natal são situações corriqueiras neste período.
Porém, seu e-commerce pode se destacar nesse sentido, utilizando a estratégia de oferecer descontos especiais, caso o cliente efetue a compra antecipadamente. Assim, lojista e consumidor saem ganhando, antecipando os lucros e garantindo que o pedido chegue com folga até a data.
Para que mais pessoas cheguem até a sua loja, é necessário aumentar a audiência. Isso pode ser feito de diversas formas, uma delas é escrevendo no blog a respeito de produtos em oferta que podem ser ótimas opções de presentes. Por meio da criação de posts de blog, materiais ricos, entre outros conteúdos, é possível atingir e engajar o público-alvo, levando-o direto para a loja virtual. Veja um exemplo de conteúdo de Natal criado para blog:
Principalmente no período do Natal, a procura por dicas para presentes, receitas natalinas e assuntos relacionados aumenta bastante. Portanto, ajudar o consumidor a solucionar seus problemas, oferecendo a ele conteúdos valiosos e relevantes ajudará a criar autoridade, o que pode se traduzir em conversão.
Somado a isso, as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) aplicadas em seu e-commerce otimizam o rankeamento nos buscadores. Pensar em palavras-chave sazonais, que, nesta época, têm grande aumento no volume de busca pode ser uma excelente solução para sua loja não ficar na mão.
Incentivar o cliente a comprar é imprescindível e o período é bastante propício para as compras., Quanto mais o consumidor for instigado a comprar, maiores são as chances de conversão. Para fazer isso, ações simples, como disponibilizar a opção de criar uma lista de desejos, para que o cliente salve os produtos de que mais gostou, ou ainda sugestões de presentes, que podem ser vistas nos produtos relacionados, podem ser muito eficientes.
A lógica é a mesma de quando arrumamos a casa para esperar visitas no Natal: a sua loja virtual também deve estar preparada para receber os visitantes. A usabilidade é a etapa do desenvolvimento em que você, lojista, pensa na experiência do usuário dentro da sua loja virtual. Além do design, que deve ser atrativo, trazendo o clima natalino – que, nas lojas físicas, é sempre tão presente e agrada aos clientes – , é fundamental oferecer uma boa experiência ao usuário.
Isto é, as informações precisam estar organizadas, para simplificar a vida dos usuários. Com categorias e produtos agrupadas de maneira que façam sentido para quem acessa, botões importantes facilmente visíveis e acessíveis, entre outros elementos que possam influenciar na usabilidade da sua loja.
Outro ponto extremamente relevante é a capacidade do servidor, que deve ser adequada para receber vários acessos ao mesmo tempo, evitando o congestionamento do site, para que a página não fique fora do ar nos períodos de maiores vendas.
A presença no meio digital é importante durante o ano inteiro. Especialmente no período que antecede grandes aumentos nas vendas, é importante fortalecer ainda mais a atuação nas mídias sociais e programar campanhas de e-mail marketing, por exemplo.
O investimento em anúncios também deve ser considerado, pois é preciso alinhar as duas estratégias, tanto para atrair tráfego orgânico, por meio da criação de conteúdo, quanto tráfego pago. E a definição de como serão feitas as ações de Natal requer um mapeamento dos canais de divulgação, para medir a importância de cada um e apostar nos que são mais efetivos, que resultam nas maiores taxas de conversão.
Usando a linguagem que mais funciona com o seu público, pense em campanhas que sejam criativas, capazes de despertar o sentimento natalino, recorrendo ao emocional, como também, em alguns momentos, de instigar o lado racional, com ofertas irresistíveis para o cliente.
A criatividade é tudo, criando peças interessantes e inventivas, o engajamento do público tende a ser maior e mais eficaz.
Este é um desafio constante dos lojistas, que requer atenção não apenas no Natal. Contudo, é nas temporadas de grande aumento nas vendas que a necessidade de um planejamento mais detalhado da logística se faz presente. Alguns problemas muito comuns são a falta de produtos ou, ainda, o contrário, produtos que ficam encalhados e não têm demanda.
Logo, planejar o estoque, controlando criteriosamente as entradas e saídas de produtos, é uma das principais ações a serem tomadas. E, como o nome já diz, o planejamento deve ser prévio, feito com bastante antecedência. Possibilitando, assim, que o lojista tenha tempo de folga para determinar cada detalhe, não apenas da logística, mas dos processos que envolvem as vendas de Natal como um todo.
Após seguir todas estas dicas, é preciso pensar na fase de mensuração de resultados. Passado o período de aumento no faturamento, um comparativo com anos anteriores pode ser feito, no sentido de verificar a eficiência do planejamento traçado.
A atitude de um bom gestor deve ser sempre analítica, sendo fundamental acompanhar os números, identificando e registrando as oportunidades e deficiências encontradas. O intuito disso é alavancar as vendas ainda mais no próximo ano e colocar um maravilhoso sorriso no rosto do lojista.
Estas são algumas ações que você pode implementar no seu e-commerce para garantir o bom faturamento na época mais promissora do ano. Mas, não se esqueça, estas e outras práticas devem ser mantidas durante todo o ano, para que o crescimento da sua loja seja contínuo!
Gostou do artigo? Conte-nos nos comentários o que você tem feito na sua loja virtual para vender melhor no Natal!
CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.