8 dicas essenciais para vender melhor no Natal

Galleger Ilhe | 28 de novembro de 2018

O segundo semestre é cheio de datas muito importantes para os lojistas. Em setembro tem o Dia do Cliente, em novembro, a Black Friday e, finalmente, o Natal. Tanto para o varejo tradicional quanto para o e-commerce, o Natal está entre os períodos anuais de maior faturamento. As compras de final de ano alavancam as vendas e, para este Natal, a perspectiva é de grande aumento nos pedidos. Para otimizar ainda mais o faturamento deste final de ano, temos algumas dicas para te ajudar a vender melhor no Natal, confira!

1. Ofertas com descontos especiais antecipados

É possível antecipar a receita das vendas de Natal, evitando vendas de última hora. O hábito dos brasileiro, como sabemos, é de comprar sempre no último momento os presentes em datas comemorativas. Shoppings lotados na véspera de Natal são situações corriqueiras neste período.

Porém, seu e-commerce pode se destacar nesse sentido, utilizando a estratégia de oferecer descontos especiais, caso o cliente efetue a compra antecipadamente. Assim, lojista e consumidor saem ganhando, antecipando os lucros e garantindo que o pedido chegue com folga até a data.

Pai fazendo compras de natal online.

2. Aumentar a audiência e o faturamento por meio de conteúdo

Para que mais pessoas cheguem até a sua loja, é necessário aumentar a audiência. Isso pode ser feito de diversas formas, uma delas é escrevendo no blog a respeito de produtos em oferta que podem ser ótimas opções de presentes. Por meio da criação de posts de blog, materiais ricos, entre outros conteúdos, é possível atingir e engajar o público-alvo, levando-o direto para a loja virtual. Veja um exemplo de conteúdo de Natal criado para blog:

Exemplo de conteúdo de Natal criado para blog do M&Co.

Principalmente no período do Natal, a procura por dicas para presentes, receitas natalinas e assuntos relacionados aumenta bastante. Portanto, ajudar o consumidor a solucionar seus problemas, oferecendo a ele conteúdos valiosos e relevantes ajudará a criar autoridade, o que pode se traduzir em conversão.

Somado a isso, as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) aplicadas em seu e-commerce otimizam o rankeamento nos buscadores.  Pensar em palavras-chave sazonais, que, nesta época, têm grande aumento no volume de busca pode ser uma excelente solução para sua loja não ficar na mão.

3. Instigue a necessidade de compra

Incentivar o cliente a comprar é imprescindível e o período é bastante propício para as compras., Quanto mais o consumidor for instigado a comprar, maiores são as chances de conversão. Para fazer isso, ações simples, como disponibilizar a opção de criar uma lista de desejos, para que o cliente salve os produtos de que mais gostou, ou ainda sugestões de presentes, que podem ser vistas nos produtos relacionados, podem ser muito eficientes.

scalon cliente bis2bis
Scalon, cliente Bis2Bis

4. Usabilidade é fundamental

A lógica é a mesma de quando arrumamos a casa para esperar visitas no Natal: a sua loja virtual também deve estar preparada para receber os visitantes. A usabilidade é a etapa do desenvolvimento em que você, lojista, pensa na experiência do usuário dentro da sua loja virtual. Além do design, que deve ser atrativo, trazendo o clima natalino – que, nas lojas físicas, é sempre tão presente e agrada aos clientes – , é fundamental oferecer uma boa experiência ao usuário.

Isto é, as informações precisam estar organizadas, para simplificar a vida dos usuários. Com categorias e produtos agrupadas de maneira que façam sentido para quem acessa, botões importantes facilmente visíveis e acessíveis, entre outros elementos que possam influenciar na usabilidade da sua loja.

Outro ponto extremamente relevante é a capacidade do servidor, que deve ser adequada para receber vários acessos ao mesmo tempo, evitando o congestionamento  do site, para que a página não fique fora do ar nos períodos de maiores vendas.

Profissional fazendo planejamento de usabilidade em quadro branco.

5. Defina como divulgar as ações de Natal

A presença no meio digital é importante durante o ano inteiro. Especialmente no período que antecede grandes aumentos nas vendas, é importante fortalecer ainda mais a atuação nas mídias sociais e programar campanhas de e-mail marketing, por exemplo.

O investimento em anúncios também deve ser considerado, pois é preciso alinhar as duas estratégias, tanto para atrair tráfego orgânico, por meio da criação de conteúdo, quanto tráfego pago. E a definição de como serão feitas as ações de Natal requer um mapeamento dos canais de divulgação, para medir a importância de cada um e apostar nos que são mais efetivos, que resultam nas maiores taxas de conversão.

Profissional fazendo divulgação de ações e-commerce natal

6. Elabore peças criativas

Usando a linguagem que mais funciona com o seu público, pense em campanhas que sejam criativas, capazes de despertar o sentimento natalino, recorrendo ao emocional, como também, em alguns momentos, de instigar o lado racional, com ofertas  irresistíveis para o cliente.

A criatividade é tudo, criando peças interessantes e inventivas, o engajamento do público tende a ser maior e mais eficaz.

7. Logística: estoque planejado

Este é um desafio constante dos lojistas, que requer atenção não apenas no Natal. Contudo, é nas temporadas de grande aumento nas vendas que a necessidade de um planejamento mais detalhado da logística se faz presente. Alguns problemas muito comuns são a falta de produtos ou, ainda, o contrário, produtos que ficam encalhados e não têm demanda.

Logo, planejar o estoque, controlando criteriosamente as entradas e saídas de produtos, é uma das principais ações a serem tomadas. E, como o nome já diz, o planejamento deve ser prévio, feito com bastante antecedência. Possibilitando, assim, que o lojista tenha tempo de folga para determinar cada detalhe, não apenas da logística, mas dos processos que envolvem as vendas de Natal como um todo.

Colaborador despachando encomendas de Natal.

8. Acompanhe os números

Após seguir todas estas dicas, é preciso pensar na fase de mensuração de resultados. Passado o período de aumento no faturamento, um comparativo com anos anteriores pode ser feito, no sentido de verificar a eficiência do planejamento traçado.

A atitude de um bom gestor deve ser sempre analítica, sendo fundamental acompanhar os números, identificando e registrando as oportunidades e deficiências encontradas. O intuito disso é alavancar as vendas ainda mais no próximo ano e colocar um maravilhoso sorriso no rosto do lojista.

Estas são algumas ações que você pode implementar no seu e-commerce para garantir o bom faturamento na época mais promissora do ano. Mas, não se esqueça, estas e outras práticas devem ser mantidas durante todo o ano, para que o crescimento da sua loja seja contínuo!

Gostou do artigo? Conte-nos nos comentários o que você tem feito na sua loja virtual para vender melhor no Natal!

Veja também: Datas comemorativas: como vender mais?


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