As maiores tendências do outono-inverno 2024 para o E-commerce

Francisco Augusto | 15 de março de 2024

Já sabemos como o varejo online é muito influenciado por hábitos e sazonalidades.

Mesmo com o clima frio, as tendências outono-inverno são oportunidades quentes de aumentar o faturamento do seu E-commerce.

E além de impactar todos os segmentos, geralmente um dos mercados mais afetados é o de Moda.

Nos dados do Relatório Setores do E-commerce no Brasil da Conversion foi possível identificar que a procura por esses nichos no digital teve um crescimento significativo a partir de março de 2023.

Considerando que esses são dados similares aos presentes no mesmo relatório de 2022, identificamos nesse período uma grande oportunidade de impulsionar as vendas após o fim de ano.

Existe uma tendência recente que indica um aumento nos acessos a E-commerces de Moda durante a temporada de frio no Brasil, de acordo com os dados da Conversion.
Existe uma tendência recente que indica um aumento nos acessos a E-commerces de Moda durante a temporada de frio no Brasil, de acordo com os dados da Conversion.

Então leia o artigo até o final e descubra as melhores dicas de tendências outono-inverno para aumentar os resultados do seu E-commerce de Moda e, por que não de outros segmentos!?

Estratégias que são tendências para outono-inverno de 2024

Os E-commerces de Moda já estão acostumados: a cada novo ano, novas cores e novas formas se destacam como diferenciais da temporada.

Então é natural que exista uma alta procura por produtos ou itens específicos.

Ainda assim, quando chega o frio, é certo que a procura por roupas mais quentinhas vai aumentar.

E como um bom clássico que sempre continua na moda, as cores clássicas de outono-inverno sempre serão uma boa pedida:

  • Tons neutros como preto, branco, cinza e bege.
  • Tons terrosos como marrom, caramelo, caqui e bordô.
  • Tons frios como azul marinho, verde escuro e roxo.

Aposte na versatilidade

Pensando no Brasil, um país com dimensões continentais, é importante levar em consideração a variação de temperatura de cada região.

O frio no centro-oeste será diferente do frio no sul.

Então as roupas que são versáteis e funcionam tanto em temperaturas amenas quanto no frio mais rigoroso vão ter um apelo maior.

💡 Veja também: DIFERENCIAIS PARA SEU E-COMMERCE B2B de MODA

Tendências outono-inverno de 2024 para os consumidores

Mesmo com o apelo das peças versáteis, um mix de produtos especial para cada uma das estações será uma boa estratégia para garantir um bom volume nas suas vendas .

Isso porque, apesar do clima ameno atravessar as estações e variar regionalmente, ainda vale a pena apostar no gosto específico dos seus clientes.

Para gerar interesse desses consumidores, leve sempre em consideração as características do seu público-alvo.

Em conjunto às características regionais, você pode usar ferramentas de análise como o Google Analytics para entender o comportamento do seu público e, assim, identificar suas preferências para acertar nas recomendações.

Além disso, serviços como o Pinterest Predicts auxiliam na identificação das tendências outono-inverno de públicos distintos em diversos assuntos, inclusive moda:

Organize a sua Loja Virtual

Na hora de dispor os produtos no E-commerce, você precisa ter definido a estratégia para as vendas da temporada.

Expor as peças em páginas ou categorias exclusivas da campanha pode ser uma ótima solução para destacar esses itens e garantir com que sejam vendidos mais rapidamente.

Você também pode usar do cross selling através da funcionalidade “Produtos Relacionados” para adicionar valor aos produtos, criando um look completo pensando no comportamento dos consumidores.

💡 Veja também: CATEGORIAS em DATAS COMEMORATIVAS: como APROVEITAR melhor cada data e VENDER MAIS!

E esse é só um dos módulos que vão contribuir para que sua Loja Virtual esteja preparada para a execução de estratégias que vão impactar nas suas vendas.

Inclusive, pense na interface do seu E-commerce com as melhores práticas de UX.

Elas vão garantir que a experiência dos seus consumidores seja fluida e que o processo de compra seja o mais objetivo possível.

Tendências outono-inverno de 2024: nos E-commerces

Além das melhores estratégias, selecionamos as melhores tendências outono-inverno que prometem impactar as operações de Comércio Eletrônico nessa temporada.

Elas têm potencial de proporcionar transformações positivas a longo prazo e a maioria cabe em qualquer segmento ou sazonalidades.

Fique de olho nesses recursos para que sua Loja Virtual se mantenha a um passo à frente da concorrência!

O marketing continua na moda

Você já deve saber como o marketing digital é parte fundamental das vendas online. É a principal porta de entrada para sua marca, e um universo que está sempre se transformando.

Podemos tomar como exemplo a crescente adesão ao TikTok, que há poucos anos atrás sequer existia.

E como uma das tendências outono-inverno, é uma das redes sociais mais importantes na hora de divulgar os produtos.

Os podcasts também ganharam relevância e se tornaram um canal importante para posicionar a marca, seja enquanto anunciante ou com criação de conteúdos.

Pensando nesse último aspecto, o inbound marketing continua relevante e em 2024 é uma das principais estratégias para reconhecimento de marca e aumento de conversões.

Além disso, o tráfego pago também será uma excelente alternativa na hora de expandir o contato com seus produtos.

Os vídeos vieram para ficar

Quando falamos em redes sociais, imediatamente pensamos em vídeos. Eles já são a maior parte do conteúdo disponível online e essa relevância também trouxe eles para dentro dos E-commerces.

Eles vão fazer grande diferença na hora de apresentar seus produtos de outono-inverno.

Existem módulos para sua Loja Virtual que permitem a integração de vídeos e vídeos curtos, como os stories do Instagram, por exemplo. E até como banners nas páginas.

Você também pode aplicar os vídeos de forma simplificada na página dos produtos, mas a criatividade é o limite por aqui.

Os vídeos proporcionam uma nova camada da interação dos consumidores com o seu E-commerce, o que fará uma grande diferença para sua experiência.

A inteligência artificial está por toda parte

Desde a explosão do ChatGPT, as inteligências artificiais começaram a se tornar recorrentes na nossa rotina, contribuindo para todo tipo de tarefa.

Em resumo, inteligências artificiais são sistemas que unem aprendizado de máquina e redes neurais para simular o raciocínio humano.

De lá pra cá, essa tecnologia vem se tornando mais completa e, literalmente, aprendendo a fazer muito mais. Isso torna a IA uma das melhores tendências outono-inverno.

Na sua Loja Virtual, você pode utilizar inteligências artificiais generativas como o ChatGPT, Copilot ou Gemini na hora de criar conteúdos para a Loja.

Então pode contar com elas na hora de escrever a descrição dos produtos, categorias e até para contribuir com os elementos visuais nos banners.

Você precisa de uma Plataforma de E-commerce completa

Agora que você tem as melhores dicas e estratégias para vender mais durante as estações mais frias do ano, escolha uma Plataforma de E-commerce pronta para te ajudar a esquentar as vendas!

A Bis2Bis E-commerce oferece segurança para seus clientes, além de conforto para você já que conta com tecnologia avançada, servidores de alta qualidade e suporte qualificado.

Desenvolva uma Loja Virtual completa, do zero e sob medida para seu negócio, seja de Moda ou de qualquer outro segmento.

Escolha a Melhor Plataforma do Brasil e transforme seu E-commerce com a Bis2Bis!

Converse com um de nossos especialistas e saiba mais.


Tags: