Conheça as melhores estratégias de SEO para seu e-commerce
Conheça algumas maneiras de rankear o seu e-commerce nos buscadores e garantir mais visitantes e conversões
No momento de decisão de compra de um produto, o principal destino das pessoas é o Google, na busca pelos melhores e-commerces e ofertas. Entretanto, poucas têm a paciência de pesquisar além da primeira página. É por essa questão que o seu e-commerce precisa estar em destaque na página inicial do buscador. Caso contrário, serão poucas as chances de aumento de visitantes e conversões, afinal, os possíveis compradores não saberão que o seu negócio existe.
Para solucionar esse tipo de problema, o ponto-chave é o Search Engine Optimization (SEO), que corresponde a um conjunto de técnicas capazes de otimizar sites e colocá-los em boas posições nos buscadores. Se você não sabe como aplicar isso em seu empreendimento online, continue a leitura que nesse texto abordaremos algumas estratégias fundamentais de SEO. Confira!
Otimização de palavra-chave
Para que as pessoas encontrem o seu e-commerce de maneira orgânica, é preciso que as páginas do seu site contenham as palavras-chave certas. Isso permite um excelente posicionamento, viu? Para tal efeito, é preciso considerar os termos que o seu público-alvo pode pesquisar, assim como as principais dúvidas que podem ter sobre o seu produto. Assim, você conseguirá que a sua marca atinja os seus possíveis consumidores na primeira busca.
Além disso, o volume de busca das palavras que pretende utilizar e qual a sua dificuldade de rankeamento são fundamentais. A ferramenta Neilpatel/ Ubersuggest é excelente para fazer esse tipo de pesquisa, além de proporcionar novas ideias de palavras-chave.
O Ubersuggest é uma das ferramentas que facilitam as estratégias seo
Dica! Misture palavras-chave “body” e de “cauda longa”. As palavras body apresentam de duas a três palavras, com um volume de busca considerável. As de cauda longa podem contam com quatro palavras ou mais, sendo bem específicas e representando a maioria das pesquisas online. Utilizar apenas uma palavra-chave no e-commerce torna o termo muito geral e com baixa conversão.
Para legitimar as suas escolhas, utilize o Google Keyword Planner para verificar as buscas, as tendências e conferir novas ideias, seguindo a sua intenção comercial.
SEO on-page
Com o SEO on-page, o tráfego do seu e-commerce se torna mais segmentado e relevante. Essa estratégia permite atingir pessoas realmente interessadas em seu produto. Para executar, é preciso colocar em prática algumas outras questões no e-commerce, que são:
Aplicar de forma estratégica as palavras-chaves em: títulos de páginas, subtítulos, nomes de imagens, meta descrição, URL, descrições de produto etc;
Investir em uma boa arquitetura do e-commerce, de forma que usabilidade seja rápida para o consumidor, sem muitos clique;
Trabalhar com links internos, mostrando aos buscadores a hierarquia e as páginas mais importantes;
Garantir uma excelente usabilidade, permitindo que o mesmo se envolva melhor e permaneça mais tempo no site. Com isso, os sites de busca entendem a relevância do seu conteúdo.
Blog
Os buscadores adoram novos conteúdos, mostrando que o site encontra-se ativo e apresenta relevância. Por isso, os blogs tornaram uma excelente alternativa de SEO para e-commerces, permitindo mais uma maneira das pessoas encontrarem os produtos e fazendo com que os mesmos passem mais tempo no site.
Uma boa vantagem dos blogs é que eles permitem, em cada post, utilizar palavras-chave de cauda longa, tornando o assunto mais específico (em páginas de produtos pode ficar mais difícil utilizar muitas palavras de cauda longa, pela especificidade). Com isso, o compartilhamento dos conteúdos se torna mais fácil, o que permite que mais pessoas tenham acesso ao blog.
Para que o resultado de um blog de e-commerce seja realmente efetivo, é importante:
Utilizar uma ou mais palavras-chave para um artigo, especificamente sobre o assunto;
Verificar se atingirão o público;
Não exagerar no uso das palavras-chave;
Permitir o compartilhamento dos posts pelos visitantes;
Exemplo: M Bastos & CO cliente Bis2Bis E-commerce
Utilizar links internos para outros artigos e conteúdos do e-commerce;
Exemplo: M Bastos & CO cliente Bis2Bis E-commerce
Trabalhar com diversos CTA’s de conteúdos para gerar leads.
Link Building
Essa estratégia refere-se ao trabalho de adquirir links de outros sites para o seu site. Ou seja, é a troca de links em que outros sites criam links para o seu, e o seu cria para outros sites, mostrando autoridade e relevância do seu conteúdo aos buscadores. Para que o link building funcione bem, algumas atitudes são relevantes:
Enviar conteúdos para sites com autoridade;
Apostar em influenciadores para avaliar os produtos gerando links;
Contatar influenciadores para que compartilhem os seus conteúdos;
Evitar criar links sempre para a mesma página.
Vale destacar ainda que existem os chamados links inbound e outbound. O inbound refere-se aos sites externos que fazem links para o seu site. O outbound são os links que o seu site gera para outros de relevância, para dar aprofundamento aos conteúdos.
Outras estratégias de SEO
Além dessas estratégias citadas detalhadamente acima, existem outras também fundamentais para o ranqueamento do seu e-commerce. São elas:
CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.
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