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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / Benefícios do chatbot para o e-commerce
Chatbot nada mais é do que um software capaz de simular um atendente, interagindo com as pessoas. A ferramenta, que possibilita um atendimento modernizado, pode ser utilizada tanto em aplicativos de mensagens (Facebook Messenger, por exemplo) como também em lojas virtuais, local em que se tornou fundamental para criar um ótimo relacionamento com o consumidor.
Responsável por melhorar a comunicação, o chatbot pode ser utilizado para diversos objetivos no e-commerce, além do simples atendimento ao cliente como:
Além de aprimorar a comunicação da loja virtual e proporcionar ao cliente um atendimento mais completo e atencioso, o chatbot traz outros benefícios importantes ao e-commerce. Confira alguns abaixo:
Um atendimento rápido é fundamental ao consumidor, devido à correria do dia a dia e com o chatbot isso é realmente possível, por ser capaz de enviar diversas mensagens e atender várias pessoas ao mesmo tempo. Assim, não há demora e o tempo de espera do consumidor é reduzido. Além disso, por não precisar manter uma equipe de atendimento, têm-se uma redução nos custos da empresa.
O funcionamento do chatbot é 24 horas e 7 vezes por semana. Desta forma, os consumidores podem ser atendidos em qualquer horário e em qualquer dia, sem correr o risco do mesmo desistir da compra por falta de retorno da loja virtual.
Em qualquer ambiente de venda, a experiência de compra do consumidor deve ser excelente. Com o chatbot, essa ótima experiência é completamente possível, pois as dúvidas do consumidor são respondidas imediatamente, de forma educada e atenciosa. A experiência é a peça chave para garantir a recorrência de compra no e-commerce.
O chatbot é capaz de gravar informações, o que permite um atendimento personalizado, de acordo com a necessidade do consumidor, oferecendo soluções ideais. Isso gera satisfação e consequentemente mais compras ao e-commerce.
Com o chatbot ainda é possível aumentar as vendas da loja virtual. Ao oferecer um atendimento mais rápido, personalizado e atencioso, o consumidor se sente mais confiante e finaliza com mais certeza e satisfação o pedido que deseja.
Vale destacar que apesar de todas essas vantagens, é necessário ter alguns cuidados para que o desempenho do chatbot seja excelente, promovendo uma ótima experiência ao consumidor. Confira:
E você, já utiliza chatbot em seu e-commerce? Conte para a gente nos comentários!
CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.