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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / #BisInforma – Por que o mobile commerce aumenta o faturamento?
A venda realizada em dispositivos móveis (smartphones e tablets), também conhecida como mobile commerce, ou m-commerce, tem apresentado grande crescimento nos últimos tempos. A necessidade de uma experiência rápida e fácil tem levado os consumidores a optarem por esses dispositivos no lugar dos tradicionais computadores e notebooks. A 40º edição do Webshoppers da Ebit | Nielsen apontou que, dos novos entrantes no primeiro semestre de 2019, 25% compraram via smartphone.
O Mobile First, por exemplo, é um conceito aplicado nos projetos web em que o objetivo principal é desenvolver a arquitetura do site primeiramente para dispositivos móveis e, em seguida, para desktops. Essa é uma técnica cada vez mais utilizada e se tornou essencial para quem está no e-commerce, pois os dispositivos móveis reúnem oportunidades para todos os negócios, independente do tamanho, conforme destacou a 39º edição do Webshoppers da Ebit | Nielsen.
Mas por que o mobile commerce tem crescido tanto e se tornou uma estratégia necessária capaz de aumentar o faturamento? Bom, são diversas vantagens que a compra por dispositivos móveis apresenta, como:
Existem quatro maneiras de iniciar os trabalhos nos dispositivos móveis: sites com layout responsivo; aplicativo mobile; site desenvolvido exclusivamente para o mobile; e PWA.
Site com layout responsivo: esse é o formato mais usado que consiste em desenvolver um e-commerce com layout adaptável para diversos tamanhos de tela. O cuidado aqui deve ser redobrado para que a experiência do consumidor seja positiva independente do dispositivo que ele utilizar.
Aplicativo mobile: é o aplicativo desenvolvido exclusivamente para o e-commerce. Aqui, o custo pode ser um pouco maior, mas os resultados tendem a ser melhores, pois o consumidor consegue ter uma boa experiência de compra.
Site para mobile: nesse caso, a plataforma do e-commerce é desenvolvida somente para o mobile, com layout e funcionalidades únicas e diferentes do desktop. Uma boa vantagem é a possibilidade de realizar estratégias variadas para cada canal.
PWA: essa é uma tendência inovadora que alia técnicas para o desenvolvimento de aplicativos web com a adição de funções que só eram realizáveis em aplicativos nativos. Saiba mais detalhes AQUI!
É importante que o mobile commerce siga algumas recomendações (que passaremos logo abaixo), para que o desempenho seja impecável e o seu lucro aumente de verdade. Por isso:
Para analisar se o seu e-commerce está otimizado para os dispositivos móveis, a ferramenta PageSpeed Tools do Google é excelente e te permite uma visão do desempenho. Agora, para verificar a velocidade do seu site no mobile, utilize a ferramenta, também do Google, Test My Site.
Para você não esquecer tudo o que abordamos neste texto, relembre os principais pontos:
Gostou do conteúdo? O seu e-commerce está preparado para os dispositivos móveis? Conte nos comentários!
CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.