Importância do Tráfego Orgânico para o Sucesso da Black FridayTráfego...
R$ 3.4
+ 4.000
Lojas Lançadas
+ 16 anos
de mercado
+ 70 mil
Transações diárias
Números que contam nossa história
construída pelo sucesso de cada cliente.
Importância do Tráfego Orgânico para o Sucesso da Black FridayTráfego...
Por que o Dia das Crianças é tão Importante para...
Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / #BisInforma – Você está por dentro da Inteligência Artificial?
O termo Inteligência Artificial (IA), ou também artificial intelligence (AI), vem ganhando cada vez mais destaque, o que tem aumentado a curiosidade das pessoas em relação ao assunto. Isso ocorre pelo fato da tecnologia ter evoluído cada vez mais e, principalmente, pela necessidade das empresas buscarem, constantemente, uma melhor performance e novas atualizações para se destacarem em um cenário tão competitivo como o atual.
Contudo, será que você está por dentro desse termo tão recorrente, em especial no mercado online?
A IA, um conceito já antigo e em constante desenvolvimento, refere-se à capacidade de máquinas pensarem como seres humanos, ou seja, elas são capazes de raciocinar, aprender, decidir e perceber de maneira racional e inteligente. De uma forma geral, a Inteligência Artificial é como uma criança, que absorve gradualmente o que vai aprendendo para começar a entender e identificar.
Até então, para que a computação simples evoluísse para a Inteligência Artificial, eram necessárias três coisas, são elas:
No entanto, com a evolução constante desses três pilares, a IA passou a ser realizável a partir da seguinte fórmula: big data (grande volume de dados, de diversas variedades) + computação em nuvem (possibilidade de executar diversificadas tarefas pela internet) + modelos de dados eficientes.
Ensinar as máquinas a pensarem, no entanto, necessita de várias ciências da computação que ajudam a compor a função da IA e permitem um bom desempenho dela. Entre essas variadas ciências estão:
Você pode não perceber, mas a Inteligência Artificial já uma realidade e está cada vez mais presente em nosso dia a dia, principalmente em redes sociais, aplicativos e smartphones. Entre algumas situações em que a IA é aplicada em nosso cotidiano, estão:
Nunca havia notado essas funcionalidades? Pois é, elas são resultados da Inteligência Artificial para que você tenha uma experiência excelente, que atenda à todas as suas necessidades no momento em que precisa. A IA faz com que você tenha expectativas cada vez mais altas em tudo o que utiliza.
De uma forma geral, esse conceito tem se tornado mais presente em transformações digitais, na economia e na sociedade como um todo. Tem sido cada vez mais eficiente e tem reinventado a experiência do usuário, alterando o modelo de consumo e modificando os negócios e os custos operacionais. Até o ano de 2020, de acordo com a empresa de consultoria Gartner, 20% dos cidadãos de nações desenvolvidas usarão assistentes de IA para tarefas operacionais diárias.
Fica claro que desconhecer esse assunto pode não ser vantajoso para o seu negócio. Afinal, o seu concorrente pode estar um passo à frente de você, atraindo os consumidores que poderiam estar comprando no seu e-commerce. Já pensou nisso?
Uma forma de utilizar a Inteligência Artificial em lojas virtuais, é apostando em chatbots, algo que já existe e tem dado muito certo. O objetivo principal do chatbot é, justamente, oferecer um atendimento de qualidade no e-commerce, com o propósito de melhorar a experiência dos consumidores. Este, sem dúvida, é um fator decisivo para aumentar a taxa de conversão.
Em campanhas de marketing, por exemplo, os links patrocinados, ou o chamado retargeting, também são boas estratégias de Inteligência Artificial que permitem ajudar o consumidor a lembrar da compra abandonada ou do produto visualizado recentemente.
Não podemos esquecer, ainda, da IA sendo utilizada para combater fraudes ou recomendar produtos de acordo com o comportamento do consumidor e o seu histórico de navegação, por exemplo.
Enfim, são diversas possibilidades de oferecer ao consumidor uma experiência de qualidade utilizando a IA, além, é claro, de se destacar em relação aos concorrentes presentes no mercado online atualmente.
E então, tem aplicado alguma estratégia de IA em seu negócio? Estudado sobre o assunto? Conte nos comentários como tem sido a sua experiência!
CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.