Calendário 2022: como aproveitar as datas comemorativas no E-commerce

Galleger Ilhe | 26 de janeiro de 2022

Você já parou para analisar que as datas comemorativas no e-commerce são os períodos de maior intensidade nas vendas?

Tenho certeza que a primeira data a passar na sua mente foi o Natal, seguida de Black Friday e, então, o Dia das Mães. Esses são apenas alguns exemplos das datas comemorativas no E-commerce que tanto movimentam as vendas no digital.

Elas são as responsáveis por, na maioria das vezes, impulsionar o faturamento e aproximar o consumidor das marcas.

Assim, esses são alguns dos melhores momentos para desenvolver campanhas promocionais exclusivas, usando da criatividade para atrair ainda mais clientes.

Continue lendo este artigo até o final e descubra quais são as datas comemorativas no e-commerce 2022 que mais merecem a sua atenção e prepare a sua loja virtual para ter muito resultado este ano.

A importância de aproveitar as datas comemorativas no e-commerce

Uma pesquisa realizada pela Ebit Nielsen mostrou que as vendas em datas comemorativas no E-commerce foram responsáveis por 34% do faturamento do comércio eletrônico em 2020.

Ou seja, esses períodos no e-commerce são verdadeiros chamarizes, uma vez que os consumidores já estão mais propensos a comprar.

Por este motivo, é de extrema importância que você programe com antecedência cada uma das ações da sua loja virtual para esses eventos especiais e, assim, aproveite todo o potencial das datas comemorativas no E-commerce.

Pensando nisso, separei algumas das principais estratégias para você aplicar e melhorar as vendas este ano. Confira!

Estratégias para vender mais em Datas comemorativas no E-commerce 2022

Por trás de toda campanha bem executada, existe uma estratégia bem planejada. 

E para ser viável cada uma das ações realizadas nas datas comemorativas do E-commerce, é preciso usar algumas ferramentas que serão a base para um bom resultado nas suas vendas.

1 – Marketing 

O marketing é uma das peças fundamentais para qualquer empresa crescer e obter resultados positivos.

Por isso, listarei aqui algumas das estratégias mais utilizadas pelo marketing que farão a diferença no momento de planejar e colocar em prática as ações voltadas para as datas comemorativas do E-commerce 2022.

Anúncios pagos 

O anúncio pago é uma das melhores formas para alcançar o público desejado, pois, através do Google Ads e Facebook Ads, é possível filtrar e segmentar o perfil das pessoas que vão receber ofertas do seu produto.

Por exemplo, você pode determinar a idade, gênero, localidade e diversos outros dados acerca do público que deseja atingir por meio dessas ferramentas e, assim, ofertar o seu produto para consumidores muito mais propensos a comprar da sua loja.

Ou seja, com um anúncio bem estruturado e direcionado, a sua loja virtual atrairá exatamente o público certo para a sua mercadoria. 

Mas atenção, por se tratar de um anúncio pago, é fundamental planejar com antecedência as peças que serão publicadas, assim como estabelecer o valor que será investido para cada campanha.

Uma dica extra: produza mais de um tipo de anúncio. Um divulgando o produto que deseja vender e outro direcionado à página inicial da sua loja virtual, onde o cliente vai encontrar outras opções.

Redes Sociais 

Hoje em dia quase tudo gira ao redor das redes sociais, pois permitem uma interação maior com o público, gerando identificação do consumidor com a marca.

Atualmente é possível integrar os produtos do seu e-commerce nesses canais e ainda gerar inúmeros backlinks das mídias sociais para a sua loja virtual e vice-versa.

O ideal é trabalhar com as redes sociais certas, que conversem com a persona que o seu e-commerce deseja atingir. 

Ou seja, se o seu produto é mais direcionado ao público jovem, prefira focar em canais como o Instagram ou TikTok. Agora, se o público for predominantemente sênior, o Facebook trará melhores resultados.

E-mail marketing 

A estratégia de utilizar o e-mail marketing é mais comum e mais aceita por nichos específicos de e-commerce. 

Por isso, é uma excelente opção, principalmente, se o seu e-commerce for B2B.

Com o e-mail marketing é possível comunicar-se diretamente com o cliente e oferecer descontos específicos baseando-se no histórico de compras de cada um.

Outra aplicação que gera resultados positivos é chamar a atenção dos clientes que já colocaram algum item no carrinho de compras e ainda não finalizaram a compra. Assim, você aumenta as chances de converter esse cliente indeciso.

Desta maneira, você demonstra que entende e está atento às necessidades do seu cliente para entregar a ele a melhor opção.

Estoque 

Preparar o seu estoque é um dos pontos fundamentais para realizar campanhas de sucesso nas datas comemorativas no E-commerce. 

Para isso, é necessário um planejamento para saber com antecedência quais itens estarão em destaque durante aquele período promocional e realizar a compra desses produtos para que eles cheguem a tempo.

Para realizar essa análise, você pode começar pelos passos a seguir:

  • Analise o histórico do mercado: quais segmentos, produtos e campanhas geraram os melhores resultados nos anos anteriores?
  • Analise o seu próprio e-commerce: o que deu certo? O que pode ser ajustado e por que?
  • Use ferramentas gratuitas como o Google Analytics: nele você terá acesso às páginas mais acessadas e com a maior taxa de conversão. Assim, saberá em quais produtos deve aportar um investimento maior.

Este detalhe é importante para que o seu e-commerce atenda a todos os pedidos e realize as entregas dentro do prazo pré-estabelecido. Assim, você garante a melhor experiência para o seu consumidor.

Logística para datas comemorativas no e-commerce

Alinhado a um estoque bem planejado e organizado, é preciso também pensar e estruturar a logística de envio dos produtos. Esse ponto é fundamental para o sucesso das vendas em datas comemorativas no e-commerce.

Através da logística é possível realizar o controle dos itens que sairão para entrega e se eles estão dentro do prazo estabelecido e acordado com o cliente.

Assim, negocie o preço do frete e o tempo de entrega com as transportadoras, uma vez que a quantidade de itens despachados também vai aumentar. É uma relação ganha-ganha.

Outro ponto que pode ser estudado e considerado é a utilização de um serviço de fulfillment. Saiba mais sobre essa modalidade e como ela funciona no vídeo a seguir: 

Atendimento e pós-venda

Um excelente atendimento ao cliente no início da venda vai influenciar a decisão de compra do consumidor.

Já um bom suporte pós-venda aumenta as chances de fidelização do cliente e, consequentemente, a recorrência de compra desse consumidor no seu e-commerce.

Mas como fazer isso em um período tão movimentado quanto às datas comemorativas no E-commerce?

Primeiramente, considere a ideia de usar um chatbot para a sua página de vendas. 

Ao ter uma ferramenta automática que auxilie e responda às dúvidas mais frequentes dos consumidores, você ganha agilidade e eficiência.

Outra alternativa é treinar a sua equipe e, se possível, fazer escalas de atendimento para cobrir todos os horários de maior pico de vendas.

Leia também: 5 melhores práticas de atendimento no E-commerce 

Plataforma de E-commerce nas datas comemorativas

Uma das chaves para ter uma operação digital de sucesso é escolher a plataforma de e-commerce ideal que ofereça as melhores soluções para o seu negócio.

Durante as datas comemorativas do e-commerce, é importante buscar por uma plataforma que seja capaz de dar o suporte necessário para os períodos de maior intensidade.

Para saber como escolher a melhor plataforma, assista a este vídeo:

 

Principais datas comemorativas no e-commerce 

Como mencionei no início do artigo, é essencial o planejamento antecipado das ações referentes ao calendário de 2022.

Por este motivo, separamos as principais datas comemorativas do e-commerce e o que você pode fazer para aproveitar todo o potencial desses eventos especiais.

Março

01/03: Carnaval

O carnaval costuma atrair muito turismo para determinadas regiões. Por este motivo, é interessante oferecer no seu e-commerce descontos atrativos para itens relacionados a viagens e férias, por exemplo.

Para lojas virtuais de turismo, verifique se a sua plataforma terá o suporte necessário para suportar o aumento de acessos por busca de pacotes neste período.

15/03: Dia do consumidor

Todo e-commerce precisa de consumidores, certo?

Aproveite essa data comemorativa no E-commerce e mostre aos seus clientes como eles são importantes para o seu negócio. Ofereça condições especiais para consumidores recorrentes, cortesias específicas e até mesmo brindes.

O importante neste dia é colocar o consumidor como o maior beneficiado de qualquer ação executada.

Abril

17/04: Páscoa

A Páscoa pode ser, sim, aproveitada por diversos segmentos de mercado além dos especializados em alimentos.

Lojas Virtuais voltadas para embalagens, utensílios de cozinha, brinquedos, fantasias e decorações, por exemplo, também podem se beneficiar dessa data comemorativa no E-commerce.

O importante é relacionar as suas campanhas e promoções ao tema da Páscoa.

23/04: Dia do livro

O Dia do Livro pode ir além das páginas impressas.

Esta pode ser a oportunidade de anunciar os seus produtos que estão relacionados ao hábito de leitura ou até com itens que lembrem os livros.

Um e-commerce de turismo pode oferecer um pacote especial para quem quiser um final de semana em um lugar arborizado que o faça lembrar de “O Hobbit”.

Se você tem uma loja virtual de decoração, pode divulgar luminárias para quem tem o hábito de leitura noturna.

Agora, se o seu segmento for o de alimentos e bebidas, é o cenário perfeito para fazer uma promoção especial de um docinho para acompanhar os momentos de leitura.

Use a sua criatividade para aproveitar a data comemorativa no E-commerce.

Maio

08/05: Dia das mães

Com toda certeza, o Dia das Mães é uma das datas comemorativas no E-commerce de maior movimentação.

Ou seja, é uma excelente oportunidade de ofertar kits especiais, o que pode te ajudar a aumentar o ticket médio da sua loja virtual.

Uma boa alternativa é oferecer descontos progressivos de indicação. Dessa maneira novos clientes irão até você.

Junho

12/06: Dia dos Namorados

Em 2020, houve um aumento de mais de 100% nas vendas onlines durante os dias 28 de maio e 12 de junho. Isso mostra a força e o potencial do Dia dos Namorados para as vendas online. Então, aproveite a data comemorativa no E-commerce para divulgar seus produtos e vender mais.

Ofereça descontos e desenvolva parcerias com outros segmentos para atrair mais clientes. O Dia dos Namorados pode ser uma alternativa para oferecer cupons exclusivos para o casal, além de realizar sorteios de jantares e brindes.

Agosto

14/08: Dia dos Pais

O Dia dos Pais vem apresentando um padrão de consumo bem particular. Segundo pesquisas, os clientes começam a procurar itens para presentear com, pelo menos, um mês de antecedência.

Por isso, o segredo para o sucesso de vendas nessa data comemorativa no E-commerce é a antecipação. 

Alguns dos setores que mais faturam nesse período são: beleza e perfumaria, livros, bebidas, moda e acessórios e eletrônicos.

Outro ponto a ser levado em consideração neste período é a oportunidade de fidelizar o cliente e transformá-lo em um consumidor que realiza pedidos recorrentes. Assim, dê uma atenção especial no pós-venda para encantar e garantir que ele volte ao seu e-commerce.

Setembro   

15/09: Dia do cliente

Assim como em 15 de março, o dia do cliente é uma excelente oportunidade de levar até o consumidor ofertas especiais para demonstrar o valor que ele tem para o seu e-commerce.

Vale ressaltar que, em 2021, as vendas online cresceram 45% nesta data comemorativa no E-commerce. As expectativas para este ano é que as vendas continuem aumentando.

Outubro

12/10: Dia das crianças

Uma das datas comemorativas no E-commerce em que as lojas de brinquedos infantis mais faturaram nos últimos anos e tem projeção de ser crescer ainda mais em 2022 é o Dia das Crianças.

Você também pode sair da caixa e colocar o seu e-commerce para presentear as “crianças que já cresceram”. 

Desta maneira, a sua loja virtual poderá servir como um excelente termômetro para a data mais aguardada de todo e-commerce, a Black Friday, e observar a aceitação do público com as ações realizadas um mês antes.

Novembro

25/11: Black Friday

A data mais esperada de todos os segmentos de e-commerce, a Black Friday, merece uma atenção especial.

Já se tornou padrão que o consumidor espere por esta data para comprar itens de maior valor. A prova disso é o aumento do ticket médio nos últimos anos.

Analise a sua loja virtual e estude se vale a pena fazer uma semana inteira de promoções ou até mesmo um Black November.

O que importa é planejar com antecedência quais serão os itens com maior desconto e organizar muito bem a logística de envio.

Outro detalhe primordial para esta data é o suporte. Verifique se a sua plataforma vai suportar o volume intenso de acessos durante os dias de Black Friday.

Dezembro

25/12: Natal

A segunda data comemorativa no E-commerce que mais gera vendas, independente do segmento, é o Natal.

Lembranças para toda a família, empresa que presenteia os colaboradores, amigos secretos… essas são algumas das inúmeras oportunidades para comprar algo no Natal.

Por esse motivo, as compras online para esta data costumam acontecer com antecedência, tanto pelo tempo de envio como pela quantidade a ser adquirida.

Lojas especializadas em decoração são as primeiras a serem consultadas para transformar qualquer ambiente em festa.

Invista nas divulgações antecipadas e prepare seu e-commerce.

Conclusão

As datas comemorativas no E-commerce são essenciais para melhorar as vendas, assim como atrair novos clientes e aumentar a visibilidade da sua loja virtual.

Além de todas as dicas citadas acima, vale muito a pena investir também em uma embalagem diferente da utilizada tradicionalmente. Essa ação vai proporcionar uma experiência completa ao seu consumidor, novamente, possibilitando a fidelização do mesmo.

Para ter mais dicas e vender muito em cada uma dessas datas comemorativas no E-commerce, continue acompanhando o blog para mais artigos que irão te ajudar a dar um upgrade na sua operação digital.

 


Tags:







Quer ficar por dentro de todas as novidades?
Assine a newsletter da Bis