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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / Captação de clientes no E-commerce: a essência das vendas
Captação de clientes é uma das etapas do processo comercial de uma empresa para gerar mais oportunidades de vendas. Entender as táticas e estratégias é fundamental para atrair mais clientes para o seu E-commerce.
A captação de clientes é o primeiro passo antes de uma venda acontecer. Para que as pessoas certas encontrem o seu E-commerce, você precisa estar atento a algumas ações, que são extremamente necessárias no processo de captação de clientes.
E você? Já tem uma estratégia bem definida para atrair clientes para a sua loja virtual? Sabe quais são as principais táticas, que já foram testadas e comprovadas?
Acompanhe este artigo até o final e saiba como melhorar o desempenho da sua empresa com uma boa estratégia de captação de clientes.
A captação de clientes é a primeira etapa do processo de vendas de uma empresa, que busca potenciais consumidores para os seus produtos.
Ou seja, captar clientes faz parte do objetivo principal da maioria dos negócios: aumentar a receita de forma constante.
Se você está se perguntando como fazer isso, existem diversas formas de captar clientes para o seu E-commerce. E, a cada dia, novas maneiras de alcançá-los vão surgindo.
O seu papel é manter-se atualizado e entender todos os meios pelos quais você pode encontrá-los e direcioná-los para a sua loja.
Então, podemos dizer que a captação de clientes é o início de toda estratégia de vendas, que tem como objetivo alcançar as pessoas que se tornarão possíveis compradores.
Planejar a estratégia certa de captação de clientes para a sua empresa é fundamental. Para te auxiliar neste processo, separei 6 estratégias para o seu e-commerce dominar a arte de atrair clientes.
As redes sociais são um dos canais mais populares para captação de clientes. Por isso, é uma tática coringa em todos os segmentos.
Para você entender o poder de alcance desse canal, uma pesquisa realizada pela MarketingSherpa apontou que mais de 90% dos adultos seguem marcas pelas quais se interessam nas redes sociais.
O principal motivo desse fenômeno é a proximidade do consumidor com as marcas que essas redes permitem. Isso porque os perfis comerciais conseguem se comunicar diretamente com seus seguidores. Assim, elas trazem maior identificação e, consequentemente, mais chances de conversão de venda.
Por esse motivo, este é um dos principais veículos que a sua empresa precisa ingressar.
Mas atenção, cada rede social tem o seu público específico. Por isso, certifique-se que você está conversando com os possíveis clientes para o seu produto e acertando na captação de clientes.
Então, invista na produção de conteúdos relacionados aos produtos que você oferece, para que seus futuros compradores tenham maior contato e maior identificação.
💡 Leia também: Redes sociais para E-commerce: qual é a melhor para o seu negócio?
O tráfego pago é uma estratégia de captação de clientes que atrai visitantes para o seu E-commerce por meio de anúncios patrocinados. Por isso, essa é a segunda estratégia que vai mudar a sua maneira de captar clientes no seu negócio.
Como o próprio nome já sugere, a função do tráfego pago é gerar captação de clientes em sua loja virtual ou rede social, de maneira paga. Isto é, você precisará investir uma quantia de dinheiro em plataformas de anúncio como o Google, Youtube, Instagram e Facebook, por exemplo.
Se você já utiliza essa estratégia no seu E-commerce, saiba que é sempre possível maximizar os seus resultados. Você já parou para analisar a performance das suas campanhas?
Neste vídeo, explicamos como otimizar os anúncios pagos da sua loja virtual. Confira!
Com estas dicas, eu tenho certeza que tanto a quantidade como a qualidade dos seus leads irão mudar, gerando uma verdadeira evolução na captação de clientes.
💡 Se preferir, leia: Otimizar campanhas de tráfego pago: como aumentar suas vendas?
Já o tráfego orgânico é a estratégia mais barata de captação de clientes no E-commerce. Isso porque ele não depende de investimentos diretos, mas sim de uma série de táticas e otimizações que vão ajudar a sua loja virtual a aparecer para mais pessoas nos mecanismos de busca e atrair mais clientes.
Por isso, ele é um dos pontos que mais tem ganhado destaque nos últimos meses. O tráfego orgânico prova constantemente a sua eficiência nas estratégias de captação de clientes.
Assim, o conceito mais utilizado no tráfego orgânico é o SEO, sigla para Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de pesquisa).
Ele consiste em produzir conteúdo e otimizar as páginas da sua loja virtual seguindo algumas regras, de maneira que o Google avalie o seu e-commerce de maneira positiva e, então, o posicione nas primeiras posições de pesquisa.
No entanto, o tráfego orgânico precisa de algumas atenções especiais e muito do que você irá planejar para as suas ações estará relacionada com a definição de palavras-chave.
Elas vão funcionar como guia de busca e termômetro para produção de conteúdo, assim como é essencial na hora de catalogar e cadastrar os seus produtos.
Nosso diretor de Marketing separou 5 dicas que ele considera essenciais para atrair mais clientes utilizando estratégias de tráfego orgânico. Confira!
O inbound marketing é uma das estratégias mais populares de captação de clientes desde 2009, pois refere-se ao conjunto de estratégias realizadas por meio de conteúdo relevante para, então, atrair e converter clientes.
O desenvolvimento de um conteúdo precisa ser antes estudado: entenda o objetivo, defina o estágio no funil e qual será o CTA utilizado. Ou seja, avalie se ele será um material rico para aquecer a sua base de leads, um conteúdo educacional ou uma chamada para vendas.
Nesse caso, é importante levar em consideração que o Inbound Marketing é basicamente o “bê-a-bá” para atrair e encantar os futuros compradores.
Por este motivo, a captação de clientes no e-commerce com inbound marketing é tão poderosa. Pois sempre que alguém deseja comprar algo, sua primeira ação é pesquisar e é neste momento que o seu conteúdo precisará ser relevante.
Outro ponto de atenção é que, com o Inbound Marketing, você também pode fidelizar seus clientes.
O marketing de influência é outra forma de captação de clientes no e-commerce que ganhou bastante relevância no mercado. Não é à toa que essa estratégia vem sendo uma das mais utilizadas, até porque nos últimos dois anos fomos instigados a nos reinventar.
A base dessa tática são os chamados influenciadores digitais. O boom desses criadores de conteúdo é um fenômeno que vemos até hoje. O curioso é que os influencers que já estavam no mercado ganharam maior notoriedade. Você sabe por quê?
Vou te responder com outra pergunta: quando você busca por referências de algum produto que pensa em adquirir, você se sente compelido a comprar quando alguém em quem você confia avalia este item desejado ou por alguém novo e pouco conhecido?
É por este motivo que o marketing de influência tem ganhado tanto espaço entre as ações para captação de clientes.
O consumidor precisa confiar, principalmente quando falamos em e-commerce, que o produto que ele está comprando é exatamente aquilo que ele precisa.
Porém, é válido ressaltar que, ao escolher um influenciador para falar da sua empresa, você estará atingindo as pessoas que o seguem. Então, questione-se: esse é o mesmo público que você quer impactar? Afinal, serão eles os espectadores dos materiais produzidos.
O marketing de comunidade é a última estratégia de captação de clientes que vamos abordar. Fóruns onlines, Pocket evento, Meetings, Follow up…
Todas essas táticas estão dentro do marketing de comunidade, que tem por objetivo estar ainda mais próximo dos consumidores, ouvindo o que eles têm a dizer sobre o seu produto. Assim, a estratégia permite que a empresa melhore em todos os aspectos ressaltados pelos clientes.
Com isso, a intenção é fazer com que a divulgação em massa aconteça de maneira espontânea por meio da identificação com a sua marca.
Um exemplo é a empresa Nubank que, desde a sua chegada, vem causando um verdadeiro frenesi. Logo no começo, gerou um gatilho de escassez ao dizer que o ingresso no banco era mediante indicação.
Esta estratégia trouxe popularidade e a necessidade de pertencimento, aumentando a captação de clientes. E tudo graças ao Marketing de Comunidade.
A dica bônus pode parecer complexa pelo nome, mas o Growth Hacking vai auxiliar todas as estratégias de captação de clientes que falamos aqui. Se você está em dúvida sobre qual é a melhor tática para atrair mais clientes, você precisa entender esse conceito.
Ao utilizar o Growth Hacking, você poderá testar de maneira prática cada uma destas dicas. Validando o que for bom e aprendendo com o que deixou a desejar.
Pense em tudo que você gostaria de mudar na sua empresa. Em seguida, trace pequenas linhas de estratégia utilizando cada um dos meios de captação de clientes. Coloque-os em prática e anote os resultados.
Faça isso constantemente e observe a mudança dos leads gerados.
Com tantas opções de captação de clientes disponíveis, é normal ficar sem saber para qual lado ir.
Contudo o que mais importa, no meio de todas essas informações, é que a sua marca esteja presente em todos os canais. Pois quanto mais estratégias você utiliza, maiores serão as chances de aumentar a quantidade de compradores e melhorar a captação de clientes no e-commerce.
Além de todas essas dicas, é fundamental que você esteja preparado para receber esse fluxo maior de clientes. Mais acessos significa também um investimento na infraestrutura do seu e-commerce.
Por isso, você precisa estar preparado para este crescimento que, com certeza, virá se você aplicar as 6 estratégias de captação de clientes que mostramos para você. Para isso, invista em uma plataforma de E-commerce que tenha todo o suporte que você precisar.
CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.