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Como aproveitar a Black Friday da melhor maneira? PARTE 1

Galleger Ilhe
3 de outubro de 2019

Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / Como aproveitar a Black Friday da melhor maneira? PARTE 1

  • Confira, neste primeiro momento, a importância do planejamento ao realizar uma campanha e como fazê-lo de forma completa 
  • Planejando a Black Friday do seu e-commerce
    • 1º Entenda o mercado e os concorrentes
    • 2º Defina os objetivos
    • 3º Conheça o público-alvo
    • 4º Determine a promoção
    • 5º Estipule quais produtos entrarão na promoção
    • 6º Defina os canais de divulgação e a identidade da campanha
    • 7º Estabeleça as métricas que precisam ser analisadas 
    • 8º Designe os responsáveis 
    • 9º Determine prazos e metas
  • A importância do planejamento
    • Leia também: Como aproveitar a Black Friday da melhor maneira? PARTE 2

Confira, neste primeiro momento, a importância do planejamento ao realizar uma campanha e como fazê-lo de forma completa 

Com mais uma Black Friday se aproximando, é hora de começar a preparar o empreendimento online para a chegada da data que, em 2019, acontece em 29 de novembro. Anualmente, diversos empreendimentos, tanto físico quanto online, se preparam para a sexta de promoções e oferecem aos consumidores vantagens atrativas, tornando a data famosa mundialmente.

Entretanto, você deve estar se perguntando: como aproveitar a Black Friday da melhor maneira no meu e-commerce para não ficar atrás dos concorrentes? Bom, o primeiro passo nessa jornada é fazer o chamado planejamento. É preciso ter tudo bem alinhado, detalhado e documentado para que os resultados sejam positivos e para que você, lojista, consiga se destacar em um mercado tão concorrido. Confira algumas dicas que separamos aqui!

 

Planejando a Black Friday do seu e-commerce

As ações para a Black Friday do seu e-commerce devem ser bem pensadas, por isso, o planejamento antecipado é fundamental nessa fase. Para que esse planejamento seja completo e te guie nesse momento de estruturação, é preciso seguir as seguintes etapas:

1º Entenda o mercado e os concorrentes

É preciso que você analise como o mercado digital e os concorrentes têm se comportado. A partir disso, é possível identificar quais são os erros e acertos e o que pode ser melhorado para impactar ainda mais os consumidores.

2º Defina os objetivos

Aqui é necessário entender quais são os seus objetivos com a ação, ou seja, o que você espera dos resultados, que podem ser: aumento das vendas, queima de estoque ou reconhecimento da marca, por exemplo.

3º Conheça o público-alvo

Você já sabe com quem quer falar na Black Friday? Conhece bem o público-alvo que pretende atingir? Bom, esse ponto precisa estar bem definido para que consiga atingir as pessoas certas, no momento correto.

4º Determine a promoção

Após as etapas anteriores, é hora de estabelecer as promoções que serão ofertadas durante a Black Friday. Elas podem ser: frete grátis, desconto progressivo, combos, compre um e leve outro e diversas outras possibilidades que você confere aqui. Só se atente em definir uma promoção que não gere prejuízos, ok?!

5º Estipule quais produtos entrarão na promoção

Com as promoções bem definidas, é necessário estipular quais serão os produtos que entrarão no benefício. Por exemplo, se for um desconto por categoria, quais serão as categorias? O frete grátis será para toda a loja ou apenas para artigos selecionados? Todas as questões devem ser levantadas e documentadas além, é claro, de identificar se o estoque tem produtos suficientes para atender a demanda. 

6º Defina os canais de divulgação e a identidade da campanha

Com as etapas anteriores alinhadas, este é o momento de definir quais canais serão trabalhados na divulgação da campanha (Facebook, Instagram, Mídia Paga e etc) e qual será a identidade. Isto é, você estabelecerá a abordagem, a ideia da comunicação visual e como essa comunicação estará dentro da loja virtual. 

7º Estabeleça as métricas que precisam ser analisadas 

Monitorar os resultados é fundamental. Diante disso, estabeleça quais são as métricas relevantes para o seu negócio que precisam ser mensuradas durante a campanha. Determine também as ferramentas utilizadas para que esse monitoramento seja feito da melhor maneira.

8º Designe os responsáveis 

É importante manter a equipe do seu e-commerce bem informada acerca das decisões e definições das outras etapas, para que todos caminhem juntos, na mesma direção. Além disso, aqui é preciso definir as pessoas que serão responsáveis por cada fase, ou seja, quem analisará os produtos em estoque, criará a comunicação, definirá os melhores canais, irá mensurar os resultados da ação e etc.

9º Determine prazos e metas

Tudo anotado e definido? É hora de estipular os prazos e metas pensando sempre na data. Essa atitude é fundamental para que nada fique em cima da hora, gerando mais dor de cabeça e estresse em toda a equipe. 

Para que você não se perca nessas etapas, preparamos abaixo um checklist que te ajudará a lembrar de tudo:

checklist planejamento black friday

 

A importância do planejamento

O planejamento é uma das etapas mais importantes em campanhas promocionais desenvolvidas em e-commerces (as demais etapas você verá nas próximas semanas aqui no blog). Além de manter tudo organizado, permitindo que a equipe trabalhe no rumo certo para atingir o objetivo desejado, o bom planejamento também permite:

  1. Ter objetivos bem definidos, que vão de encontro com a verdadeira necessidade do empreendimento;
  2. Estipular metas claras e prazos estipulados para que os objetivos sejam atingidos da melhor maneira;
  3. Definir a promoção de acordo com a realidade do e-commerce;
  4. Manter a equipe disposta e com uma visão clara de tudo o que precisa ser feito;
  5. Ter noções das reais necessidades do empreendimento naquele momento;
  6. Identificar o direcionamento para atingir o público certo;
  7. Criar uma comunicação alinhada, que conversa com as pessoas que pretende atingir;
  8. Ter reconhecimento das possibilidades de riscos, permitindo que você esteja preparado;
  9. Realizar um análise de resultados eficiente ao ter tudo documentado; e
  10.  Identificar as melhorias que podem ser feitas em outras ações.

 

E aí, já começou a planejar a Black Friday do seu e-commerce? Está seguindo os passos ou este texto te ajudou a entender o que precisa ser definido neste momento? Conte nos comentários! 

Para te ajudar ainda mais, nós temos um material rico completo sobre a Black Friday que traz 5 estratégias que te permitirão a vender mais neste data! 

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Leia também: Como aproveitar a Black Friday da melhor maneira? PARTE 2

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