Como aproveitar a Black Friday da melhor maneira? PARTE 2
Nesta segunda parte, confira no que você precisa se atentar para que a sua loja virtual tenha o melhor desempenho na Black Friday
Na parte 1 desta série de posts sobre como aproveitar a Black Friday da melhor maneira, publicada na semana passada (se você ainda não leu, clique aqui), nós te mostramos a importância que a organização tem na realização de campanhas promocionais, como a sexta de promoções que está chegando. Além disso, disponibilizamos um passo a passo do que um planejamento realmente eficiente precisa conter para guiar todas as ações de forma efetiva com o objetivo de trazer resultados positivos.
No entanto, além do planejamento detalhado e de qualidade, primeiro passo para uma campanha poderosa, é preciso olhar com muita atenção e carinho para o seu e-commerce, afinal, ela é a vitrine dos seus produtos e o ambiente em que os consumidores realizarão as compras.
Por essa razão, sua loja virtual deve funcionar perfeitamente para garantir uma experiência excelente aos consumidores, além de fornecer todo o suporte e informações necessárias. É aqui que entra o segundo passo dessa jornada para elaborar uma Black Friday de sucesso no seu e-commerce.
Nessa segunda fase, se atente nos seguintes pontos:
1- Plataforma
É de suma importância que a plataforma do seu e-commerce atenda todas as necessidades do seu negócio, sem comprometer a performance da sua campanha. Diante disso, é preciso que você opte por um serviço que:
Seja estável e não apresente inconsistências a todo momento;
Tenha uma navegação boa e rápida;
Apresente uma excelente usabilidade, com layout intuitivo;
Possua um checkout simples e otimizado, para não atrapalhar a compra do consumidor ou aumentar a taxa de carrinhos abandonados;
Contenha um sistema de pagamento eficiente, que englobe diversas possibilidades (crédito, débito, boleto etc);
Tenha boas técnicas de SEO aplicadas para o e-commerce chegar ao consumidor de forma orgânica;
Disponha de um painel de gerenciamento fácil que permite um cadastro rápido dos produtos;
Possibilite a integração com outras ferramentas para melhorar cada vez mais a experiência do consumidor;
Tenha uma logística eficaz para manter a loja organizada; e
Apresente uma versão mobile impecável, afinal, os consumidores têm feito muitas compras por dispositivos móveis.
Se estes pontos funcionam perfeitamente em sua plataforma, ótimo! Você possui um e-commerce de qualidade que atenderá todas as suas necessidades e não te deixará na mão com a alta demanda de pedidos que pode chegar com a Black Friday.
Agora, se você tem problemas constantes com a plataforma do seu e-commerce, é preciso repensar se ela está sendo ideal para o seu negócio ou se chegou a hora de trocar de plataforma.
Dica! Ao escolher uma empresa que desenvolverá a plataforma do seu e-commerce, lembre-se de certificar que o suporte oferecido é de qualidade. Afinal, em momentos de imprevisto você precisará de agilidade na solução dos problemas para não perder vendas.
Se o seu e-commerce demora muito tempo para carregar a página, seja inicial, de produtos ou checkout, os consumidores abandonarão a loja e partirão para o concorrente que oferece uma usabilidade melhor. É por essa razão que você precisa escolher um servidor de qualidade para o seu empreendimento, para que a sua campanha da Black Friday não seja prejudicada.
É preciso que você pense no tamanho da sua loja, no tráfego e na quantidade de produtos que irá ofertar. Além disso, é necessário escolher qual será o servidor, que pode ser:
Dedicado: ideal para e-commerces com grande quantidade de acessos. Traz mais segurança e estabilidade, mas exige uma equipe especializada e apresenta custos mais altos.
Compartilhado: ideal para e-commerce com baixo tráfego. Pode apresentar instabilidade, mas apresenta baixo custo.
Atenção! Não se esqueça de avaliar bem, na hora da escolha do servidor, o histórico da empresa que oferecerá o serviço, a capacidade técnica, o suporte oferecido, a segurança e, claro, o custo.
Entenda melhor como um servidor de qualidade pode aumentar as suas vendas clicando aqui!
3- Segurança
O seu e-commerce possui certificado de segurança, também conhecido como Secure Socket Layer (SSL)? Ele é responsável por garantir a privacidade e a integridade dos dados e é fundamental para proteger o seu e-commerce de roubos, passar mais segurança aos consumidores, valorizar a marca do empreendimento, aumentar o ranqueamento nos buscadores e possibilitar a oferta de mais formas de pagamento.
Existem três modelos de certificados, que são:
Validação de domínio: verifica apenas o domínio do site.
Validação de organização: verifica o domínio e as informações da empresa.
Validação estendida: faz a verificação completa do site.
Lembre-se de escolher o certificado que mais se encaixa ao seu negócio, além de analisar o custo, a credibilidade da empresa, os serviços oferecidos e o suporte.
A Lei Geral de Proteção de Dados, também conhecida como LGPD, é uma legislação brasileira que regulamenta o tratamento de dados pessoais, principalmente em ambientes virtuais. Aprovada em 2018, a lei teve a medida provisória n.º 869 aprovada neste ano, que retoma diversos itens que haviam sido vetados. A LGPD deve ser implementada por definitivo em agosto de 2020.
4- Cadastro dos produtos
Você jamais deve esquecer de fazer um bom cadastro de produtos no e-commerce. É fato que os consumidores compram com os olhos e, como não podem ter os produtos em mãos para decidir pela compra, é preciso que você aposte em fotografias de qualidade e descrições bem completas e atrativas para tornar a tomada de decisão mais fácil.
Na descrição, lembre-se de colocar o máximo de informações que tiver, mas sem copiar da internet ou do fornecedor para não prejudicar o ranqueamento nos buscadores por conteúdo duplicado. Aposte em apresentar os benefícios, a forma que é utilizado e a composição, por exemplo. Avaliações de outros consumidores são sempre bem-vindas, tanto em texto como em vídeos.
Para as fotografias, aposte no tipo Still (fotografia de produto) para apresentar os seus artigos. Elas são eficientes por evidenciar os mínimos detalhes, o que acaba passando mais segurança aos consumidores. Além disso, a fotografia Still ambientada também é excelente para trazer o produto à realidade.
Se o consumidor é mal atendido no e-commerce, pode dar adeus à fidelização e recorrência. Assim, o atendimento deve ser excelente. Seu empreendimento deve se comunicar de forma humanizada e existem diversos canais de contato que podem ser utilizados para transparecer a empresa, como: chat online, chatbot, formulário de contato, e-mail, telefone e redes sociais. São atitudes como essas que farão com que os consumidores se sintam mais seguros e satisfeitos, o que melhora a experiência e garante a fidelização.
Que tal conhecer 5 práticas de atendimento para o seu e-commerce? Clique aqui!
E aí, gostou do texto? Já está de olho nesses pontos para deixar o seu empreendimento preparado para a Black Friday? Conte nos comentários!
CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.
Olá, Esse é um canal comercial da Bis2Bis Ecommerce. Converse agora com nossa equipe de especialistas.
Nós utilizamos cookies para melhorar a sua usabilidade dentro do nosso site. Ao continuar a usar este site sem alterar suas configurações, você concorda com o uso de cookies.Aceito