Bis2Bis E-commerce

Como aumentar as vendas online em 2023: dicas estratégicas para o seu E-commerce

Júlia Proença | 19 de janeiro de 2023

Um dos maiores objetivos de donos e gestores de E-commerce é saber como aumentar as vendas online. Logo, o início do ano é marcado por planejamentos que vão preparar a empresa para o novo período à frente.

Da mesma forma, o primeiro semestre é de extrema importância para o faturamento da Loja Virtual. São nesses seis meses que as novas estratégias podem ser aplicadas e medidas.

De acordo com o Relatório Webshoppers 46, o E-commerce brasileiro atingiu a marca de R$118,6 bilhões em vendas apenas no primeiro semestre de 2022. Esse número representa um crescimento de 6% quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Para participar desse lucro e entender como aumentar as vendas online em 2023, leia este artigo até o fim! Aqui você vai encontrar as principais ferramentas e estratégias de vendas.

Como vender mais no E-Commerce em 2023?

O crescimento das vendas está diretamente ligado a um planejamento cuidadoso das estratégias que serão aplicadas. Além disso, é necessário um acompanhamento das últimas tendências para o E-commerce.

Pensando nisso, reunimos dicas que podem te ajudar a entender como aumentar as vendas online em 2023.

1 – Ferramentas Google

As ferramentas Google são indispensáveis para o empreendedor que já entendeu a importância delas para aumentar as vendas online.

Elas contam com algumas funcionalidades que você pode explorar e aplicar na sua Loja Virtual. Confira as principais:

Google Ads

Essa ferramenta permite criar e gerenciar os anúncios pagos do seu negócio para aumentar o tráfego no E-commerce. Você pode definir metas, analisar seus resultados com uma dashboard intuitiva e aparecer nos resultados do Google, Youtube e outros sistemas da empresa.

Google Analytics

Oferece uma visão detalhada do desempenho do site, incluindo informações sobre tráfego, fontes de tráfego, comportamento dos visitantes e muito mais. Com esses dados é possível notar padrões e lacunas, sendo possível otimizar a performance do seu E-commerce.

Google Search Console

Ajuda a monitorar a presença do site nos resultados de busca do Google e fornece informações sobre problemas de SEO. Estando presente no Search Console, você começa a entender os fatores que fazem seu E-commerce ranquear nos motores de busca e como ganhar posições.

Google Meu Negócio

Permite que as empresas criem uma página de perfil gratuita no Google, o que pode ajudar a aumentar a visibilidade do E-commerce. Também ajuda a estabelecer a autoridade, fornecendo informações que são verificadas pelo Google. 

Google Tag Manager

Facilita a implementação de rastreamento e análise em um site, permitindo que as equipes de marketing e vendas acompanhem o desempenho do E-commerce. Trabalha em associação com o Google Analytics e vai facilitar a análise de dados.

2 – Otimização de SEO

Falando nas Ferramentas Google, esbarramos em outro tópico muito importante para a sua Loja Virtual: a otimização de SEO. Essencial em uma estratégia de como aumentar as vendas online, o SEO é focado em atrair mais tráfego orgânico para o seu E-commerce.

De acordo com o State of Search Brasil – 03, 7 em cada 10 consumidores brasileiros buscam no Google antes de realizar qualquer compra. Esse dado reforça a importância de estar bem posicionado nos resultados das pesquisas.

Então, comece pelas palavras-chave. Elas já foram definidas para seu negócio? De que forma elas são trabalhadas em seu E-commerce?

Para assegurar que o seu E-commerce esteja presente nas primeiras páginas do Google, preparamos um material especial sobre SEO, que você confere clicando na imagem abaixo:

E-book SEO para E-commerce. Baixe agora!
E-book SEO para E-commerce. Baixe agora!

3 – Presença nas Redes Sociais

Segundo a pesquisa State of Search, o Youtube aparece como o segundo maior canal de buscas, atrás apenas do Google. Outra informação interessante é a presença do Instagram nesta lista, demonstrando que as redes sociais são grandes geradores de tráfego.

principais canais de busca e como aumentar as vendas online
Principais canais de busca

Um dos atrativos das redes, e um truque de como aumentar as vendas online, são as reviews e resenhas deixadas por clientes de verdade. Isso vai atestar a qualidade do seu produto.

A propaganda que antes era feita no boca-a-boca se modernizou e agora se passa nas redes sociais, sejam elas Facebook, Instagram, TikTok ou Youtube. 

Comece a estratégia descobrindo em qual plataforma seu público marca presença e invista na criação de conteúdo original e relevante. Dessa forma, sua Loja Virtual vai aumentar a autoridade ao mesmo tempo em que humaniza sua marca.

4 – Mídias Pagas

Na nossa jornada para entender como aumentar as vendas online em 2023, precisamos também dedicar tempo e recursos para as mídias pagas e anúncios.

De acordo com o E-Commerce Trends 2023, 67% dos consumidores já compraram produtos que viram por anúncios nas redes sociais. A rede que conta com a maior taxa de sucesso é o Instagram, onde 73% dos entrevistados já clicaram num anúncio.

Utilize os dados obtidos com as Ferramentas Google para refinar a segmentação de seus anúncios, selecionando produtos e campanhas específicas para cada parcela do seu público-alvo. Dessa forma, você aproveita o seu orçamento da melhor forma possível.

5 – Datas Comemorativas

Se o assunto é como aumentar as vendas online em 2023, então temos que mencionar as ações e promoções de datas comemorativas. Eventos como Natal, Black Friday e Dia das Mães trazem mais acessos e vendas ao varejo virtual.

Uma parte essencial de uma estratégia focada nas datas comemorativas é o planejamento. Já que os nichos do E-commerce são muito distintos, existem eventos e comemorações que se encaixam em um perfil mais geral e algumas mais específicas. A boa notícia é que tem espaço para todo mundo!

💡 Datas comemorativas 2023: calendário completo para o E-commerce

6 – Experiência do Usuário

Contar com uma interface amigável para o seu cliente é um fator muito importante se você busca de como aumentar as vendas online. A experiência do consumidor é um fator essencial para a satisfação e fidelização.

Isso inclui a navegação na Loja Virtual, clareza nas categorias e descrições, busca de produtos, processo de compra, checkout otimizado, atendimento ao cliente e entrega. Pode parecer muita coisa, mas uma experiência positiva pode aumentar as chances de recompra.

Para garantir uma boa experiência do usuário na sua Loja Virtual, é importante contar com uma plataforma de E-commerce fácil de usar e navegar. 

Por fim, o atendimento ao cliente deve ser rápido e eficiente, para resolver quaisquer problemas ou dúvidas dos clientes. O Whatsapp vem ganhando força e se tornando o meio de comunicação preferido pelos consumidores, deixando o chat online para trás. 

Mas lembre-se: a presença de uma pessoa, e não um robô, tende a passar uma camada a mais de confiança para o usuário.

Pronto para vender mais em 2023?

Agora é com você! Delineamos estratégias e ferramentas que acreditamos que podem fazer a diferença no crescimento do seu E-commerce em 2023. Além disso, demos algumas dicas para colocá-las em prática no primeiro semestre deste ano.

Então, analise seus dados do ano anterior, descubra o que pode ser melhorado e o que precisa ser implementado. Está na hora de colocar a mão na massa!

Mas, se você realmente quer saber como aumentar as vendas online em 2023, entre em contato com um de nossos especialistas e saiba tudo que a Bis2Bis Comércio Eletrônico pode fazer pela sua Loja Virtual!

 

 


Tags: