Como planejar uma campanha em sua loja virtual

Galleger Ilhe | 23 de março de 2018

 

O planejamento é fundamental para gerar resultados positivos

Uma campanha promocional é excelente para um e-commerce, pois contribui bastante para o aumento das vendas. É importante, lojista, estar sempre atento ao calendário, para verificar quais datas comemorativas se encaixam perfeitamente ao segmento da sua loja virtual, pois a partir delas é possível gerar ótimas ações e consequentemente, ótimos resultados.

Contudo, para elaborar uma ação promocional, independente do que seja, é preciso seguir algumas etapas fundamentais e um bom planejamento é essencial para que tudo ocorra bem. Pensando nisso, trouxemos aqui algumas dicas de como você pode planejar uma campanha em sua loja virtual. Confira!

 

#1 Definir o objetivo

É preciso definir o objetivo da ação, ou seja, se será para queima de estoque, para divulgar novos produtos, atrair novos clientes ou até mesmo trazer clientes antigos de volta.

 

#2 Pensar no público-alvo

Qual será o público-alvo dessa ação promocional que você está elaborando? Pense com calma para quem realmente deseja direcionar a ação, para que os consumidores certos sejam atingidos.

 

#3 Definir o tipo da campanha

Estipule o tipo da campanha, ou seja, se ela terá envolvimento do cliente, se será uma promoção progressiva, um brinde, um cupom de desconto ou até mesmo descontos tradicionais, por exemplo.

 

#4 Estabelecer o período

Uma campanha promocional precisa ter um início e um fim. Por isso, não se esqueça de estabelecer um período para a ação. Ela pode ser de apenas um dia, semanal ou até mesmo mensal, da forma que se adequar melhor ao seu empreendimento online.

 

#5 Determinar os produtos e os valores

Depois que o objetivo da campanha foi todo definido, com o público-alvo, o tipo e o período, é hora de pensar nos produtos que entrarão na ação e quais serão os valores promocionais destinados à eles. Pense sempre em descontos atrativos para o consumidor, mas também nos seus lucros.

#6 Elaborar uma identidade visual

Elaborar uma identidade visual, que tenha relação com a campanha é outro passo a ser seguido. Pense em uma identidade interessante e chamativa e siga uma mesma linha tanto para customização do layout do e-commerce como para as redes sociais, e-mails marketing ou até mesmo embalagens customizadas.

 

#7 Definir os meios para divulgação

Lembre-se de definir quais serão os meios utilizados para divulgar a campanha promocional, como por exemplo, redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), e-mails marketing, pop ups, links patrocinados, vídeos, blog, banner, etc.

 

#8 Verificar a disponibilidade dos produtos no estoque

Jamais se esqueça de verificar a disponibilidade dos produtos no estoque. Elaborar uma campanha promocional sem uma quantidade suficiente de produtos disponíveis é problema na certa e pode gerar muita insatisfação por parte dos consumidores.

 

#9 Mensurar os resultados

Por fim, após a realização da campanha, mensure todos os resultados. Isso é fundamental para entender quais pontos foram positivos e quais precisam ser melhorados em uma próxima ação.

O planejamento das campanhas promocionais é fundamental para que tudo seja bem direcionado e para que os resultados sejam sempre positivos e satisfatórios.

 

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