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Como preparar minha loja virtual para a Black Friday?

A maior data do e-commerce está em contagem regressiva para acontecer. Faltam apenas alguns dias para a Black Friday e as estimativas para este ano são muito animadoras. De acordo com uma pesquisa feita pelo Portal Black Friday, o faturamento previsto é de R$ 2,2 bilhões de reais. Serão milhares de lojas e produtos com descontos, além de condições especiais para atrair e converter o maior número de clientes possível.

Mas como tudo nessa vida, nem tudo são flores, não é mesmo? Para que você consiga entregar uma ótima experiência de compra do começo ao fim, preparamos um pequeno checklist que pode ajudar muito. Afinal, é importante tomar cuidado para não fazer feio na sexta-feira mais badalada do e-commerce. Mas como preparar minha loja virtual para Black Friday?

 

Preparar a plataforma e o servidor

Esses dois detalhes, merecem muita atenção! Sem exageros.

Expandir a capacidade do servidor é extremamente necessário para evitar diversos problemas. É inevitável que os acessos ao seu site irão disparar no dia da Black Friday (se você não está confiante disso, convidamos você a ler este e-book). Isso pode ocasionar congestionamento de acessos, lentidão nos processos e carregamento das páginas. Erros na conclusão dos processos, formulários e compras que não fecham também podem acontecer. Mas o pior de tudo é ver o seu site fora do ar, com tantas oportunidades e clientes procurando pelo seu serviço ou produto.

Para a plataforma, são alterações mais corriqueiras, porém não podem ser esquecidas. Preparar uma categoria exclusiva para os produtos que estão com o desconto para a Black Friday, configurar compras casadas, descontos progressivos. Pop-ups com ofertas irresistíveis, sempre seguindo o produto de cada categoria e, por último, mas não menos importante: facilitar ao máximo o sistema de checkout. O ponto crítico aqui é não ocasionar uma possível desistência do seu cliente. Em outras palavras, evite o carrinho abandonado.

 

Estoque

Estar com o estoque em boas condições e com uma quantidade que consiga suprir toda a demanda dos pedidos é algo que deve ser pesquisado e planejado com certa antecedência. Se você está começando um estoque novo, recomendamos essa leitura urgente: Como começar meu e-commerce sem estoque. Tente evitar chargebacks pela demora no envio da mercadoria. Além disso, quanto maior o seu estoque, maior a sua margem para trabalhar os descontos.

Se prevenir e conhecer muito bem o seu público é essencial para criar estratégias para datas importantes. Assim, o “achismo” deve ser deixado de lado! Utilize sempre dados concretos para minimizar os erros. Uma forma de levantar esses dados é criar alguma pesquisa, landing page ou formulário e enviar para que sua base de clientes responda o que quer. Dessa forma você conhece melhor o seu público, sabe onde deve realmente investir e diminui as chances de perder dinheiro.

 

Logística

Esse é um tópico que causa arrepios em muita gente. Mas calma! Logística não é um bicho indomável de sete cabeças. É possível sim planejar e criar maneiras de sistematizar todo o processo para que ele ocorra perfeitamente.

Atualmente existem diversas ferramentas e plataformas que podem ajudar a sua loja virtual nesse quesito. Não importa o tamanho, nicho de mercado nem serviço ou produto oferecido. Se preparar e planejar a logística para não ter prazos de entregas absurdamente altos fará toda a diferença no final das suas conversões.

Ser transparente e pontual com os descontos

A Black Friday no Brasil, apesar de estar na 6ª edição, ainda é vista com maus olhos e desperta certa desconfiança no consumidor. Isso devido às primeiras edições em que ocorreu o fenômeno “tudo pela metade do dobro”. Os lojistas aumentaram o preço dos produtos semanas antes da data, e no dia voltavam para o preço convencional.

Isso foi um verdadeiro caos. Perder a credibilidade com o consumidor pode criar grandes catástrofes para o seu negócio, ainda mais ele sendo online, onde o feedback é instantâneo e tem uma repercussão imensa.

Seja transparente e dê descontos realmente verdadeiros ou crie soluções e facilidades para o seu cliente. Frete grátis em alguma categoria de produtos pode ser uma possível solução.

 

Essas são só algumas dicas para que você consiga se dar bem nessa data especial. Se você quiser saber um pouco mais, preparamos um e-book com 5 estratégias para converter mais na Black Friday. Baixe gratuitamente clicando aqui.

Corre que dia 24 está chegando e é sua hora de superar as vendas do seu e-commerce!

Comente aqui embaixo estratégias que já funcionaram para sua empresa, erros que vocês cometeram também. Este espaço é para construirmos uma rede de lojistas empenhados em crescer, e compartilhar experiências é uma ótima forma de colocar isso em prática.

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