Por que o Dia das Crianças é tão Importante para...
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Por que o Dia das Crianças é tão Importante para...
Entendendo o Problema do Carrinho AbandonadoEstratégias para Reduzir o Carrinho...
Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / Carrinho abandonado: como recuperar?
Conquistar e cativar novos clientes em sua Loja Virtual é uma tarefa que requer atenção, análise e estratégia. O E-commerce deve ser atrativo e estruturado de forma a aumentar a sua taxa de conversão com o objetivo de levar o visitante a finalizar uma compra, reduzindo, assim, a taxa de carrinho abandonado.
O abandono de carrinho acontece em muitos E-commerces, principalmente por alguns fatores, pode revelar problemas relacionados à experiência dentro da loja ou clientes abandonando para ganharem desconto. De qualquer forma, é sempre bom ficar atento aos números de carrinhos abandonados.
A boa notícia é que há estratégias para reverter os abandonos e fazer com que o cliente finalmente feche o pedido.
Para recuperar seu cliente que abandonou um carrinho é importante analisar todos os pontos; verifique se a navegação está acessível, reveja a velocidade do carregamento dos produtos e verifique se a taxa do frete está condizente.
Algumas estratégias que podem reverter este índice são: cupons de desconto, frete grátis ou brindes. Essas atitudes costumam incentivar a conclusão da compra.
Para garantir, basta utilizar as estratégias abaixo e conquistar o cliente novamente.
As Notificações push são mensagens enviadas dos aplicativos mobile e sistemas. Sua principal função é informar conteúdo pertinente ao usuário, com o intuito de incentivar o engajamento na finalização da compra.
Caso o visitante saia do carrinho e entre em outra página do seu site, você pode ativar essas notificações para que ele lembre que existe uma compra pendente e não feche a página antes de finalizá-la.
Essa notificação pode ajudá-lo a lembrar dos produtos que já estão adicionados ao carrinho enquanto o cliente continua navegando.
Uma opção para o resgate é um pop-up. Essa ferramenta informa sobre os produtos que estão na sacola e surge quando o consumidor tenta sair da página.
Outra tática é utilizar o senso de urgência para que o cliente não precise pensar tanto para tomar essa decisão. Se ele entender que aquele preço ou promoção é por tempo limitado, ficará tentado comprar o quanto antes.
No entanto, o cliente precisa permitir essas notificações. Uma vez que ele aceite, você pode enviar novidades da loja, promoções e outras informações relevantes. Muitas plataformas de E-commerce oferecem plugins que automatizam esse trabalho e contribuem para minimizar o número de abandonos durante a navegação.
O retargeting é a apresentação de anúncios dinâmicos e personalizados com base nos itens que seus consumidores gostam e já visualizaram. Estes anúncios podem incluir itens que o consumidor ainda não viu, mas que, segundo nossos dados preditivos, têm probabilidade de gerar uma venda através de avançada tecnologia de recomendações de produtos.
Se o cliente entra em seu E-commerce, e clica em determinados produtos ou adiciona alguns no carrinho, você poderá seguir seus passos dentro da loja e utilizar essas informações para incentivá-lo a fechar um pedido.
Nesse contexto, o remarketing é uma excelente estratégia para reativar um carrinho abandonado. A partir dele, o cliente vai passar a ver nos anúncios das redes sociais e sites que ele costuma acessar os produtos que já teve interesse.
Para impulsionar os resultados dessa estratégia é interessante oferecer um cupom de desconto com o objetivo de despertar a decisão de compra do cliente. Pode ser um valor diferenciado em algum produto, para que ele possa finalizar o pedido ou mesmo um brinde exclusivo. O importante é perceber aquele anúncio como uma oportunidade imperdível e única.
Esta é uma ferramenta fundamental para a recuperação deste cliente, é uma das formas mais comuns de lembrar o cliente dos produtos esquecidos no carrinho.
É importante usar essa estratégia de forma inteligente. Você pode configurar o envio do e-mail automaticamente, após o cliente deixar o seu site, enviando uma mensagem convincente que desperte vontade para retornar a sua loja.
Uma dica para surtir um efeito ainda melhor: após alguns dias, envie novamente um lembrete no e-mail do cliente. Aproveite e ofereça a ele um cupom de desconto ou frete grátis como incentivo para finalizar a compra.
Outra possibilidade é alertar este cliente sobre a baixa dos valores dos produtos adicionados. Com o senso de urgência, ele vai entender que essa é uma oportunidade passageira e única que precisa fechar o pedido rapidamente para não perder a oferta.
Para os E-commerces que possuem uma quantidade baixa de carrinhos abandonados diariamente, é possível fazer a recuperação via WhatsApp diretamente com o cliente.
Envie uma mensagem personalizada descrevendo os itens que ele deixou na sacola e ofereça uma vantagem exclusiva para ele concluir o pedido.
Como tudo é feito de forma manual, você pode avaliar cada pedido e ver qual desconto consegue fazer naquela compra. Sendo assim, você não perde a lucratividade quando a compra do cliente possui apenas produtos que contam com uma margem baixa.
Caso seja conveniente, aproveite para questionar se o cliente teve algum problema no checkout. Talvez ele tenha enfrentado dificuldade e por isso desistiu de finalizar o pedido. Ao se colocar à disposição para tirar dúvidas, o consumidor sentirá mais confiança para comprar na sua loja.
Para melhorar suas estratégias de recuperação de carrinho abandonado é importante entender porque isso tem ocorrido. De acordo com a Rock Content, os principais motivos para a desistência na compra são:
Muitas vezes o cliente não consegue visualizar o valor da entrega diretamente na página do produto e precisa ir até o checkout para descobrir que ele não está de acordo com o que imaginava. Consequentemente, abandona o carrinho após verificar o frete.
Procure sempre possibilitar a visualização do valor da entrega ainda na página do produto, dessa forma, você diminui a chance do cliente se frustrar no fechamento do pedido.
Ao perceber que o valor mínimo para conseguir o frete grátis é mais alto que a compra que ele pretendia fazer, o cliente desiste de finalizar o pedido, gerando um carrinho abandonado.
Para evitar esse tipo de situação, deixe sempre claro que a loja exige um pedido mínimo para as entregas gratuitas.
Muitas empresas estão agilizando a entrega dos pedidos, mas nem sempre isso é possível. Por isso, se o cliente achar que o tempo de entrega é longo demais, ele pode migrar para a concorrência ou desistir completamente da compra.
Tente manter prazos de entrega competitivos com os concorrentes e faça boas parcerias com as empresas de transporte.
Atualmente existem inúmeras bandeiras de cartão disponíveis, pagamentos via débito, crédito, aplicativos de contas digitais, PIX, etc. São diversas possibilidades e por vezes fica complicado oferecer todas elas, por isso, se o cliente não encontrar uma forma compatível com os que ele usa, ele pode optar por outra loja virtual.
Procure acompanhar as novidades nas formas de pagamento e ofereça o maior número de possibilidades. Assim, o cliente pode escolher a melhor opção para ele.
Atualmente muitos acessos vem do mobile, então, fique atento para proporcionar uma boa experiência do cliente nesses dispositivos. Para que não encontre problemas na navegação e ficar confuso com as informações, e a abandonar o processo.
Coloque sempre a navegação mobile como uma prioridade da sua loja e corrija erros de forma rápida. Quanto melhor a experiência do cliente, mais provável é que seu E-commerce consiga fidelizá-lo.
Contudo, é inevitável encontrar carrinhos abandonados no seu E-commerce. O mais importante é procurar minimizar esse número e trabalhar para conquistar esses clientes que já visitaram a loja e demonstraram interesse. É sempre importante analisar os dados e revisar as estratégias.
Ao obter sucesso nas recuperação de carrinho, você conquista melhores resultados para loja ao final do mês.
CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.