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Carrinho abandonado: como recuperar?

Galleger Ilhe
31 de março de 2021

Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / Carrinho abandonado: como recuperar?

  • Como recuperar um carrinho abandonado?
  • Notificações push
  • Retargeting no Google e redes sociais
  • E-mail personalizado
  • Mensagem de Whatsapp
  • Principais causas de carrinho abandonado
    • Valor do frete maior que o esperado
    • Compra mínima para entrega gratuita
    • Tempo de entrega
    • Forma de pagamento não encontrada
    • Erros na usabilidade

Conquistar e cativar novos clientes em sua Loja Virtual é uma tarefa que requer atenção, análise e estratégia. O E-commerce deve ser atrativo e estruturado de forma a aumentar a sua taxa de conversão com o objetivo de levar o visitante a finalizar uma compra, reduzindo, assim, a taxa de carrinho abandonado.

O abandono de carrinho acontece em muitos E-commerces, principalmente por alguns fatores, pode revelar problemas relacionados à experiência dentro da loja ou clientes abandonando para ganharem desconto. De qualquer forma, é sempre bom ficar atento aos números de carrinhos abandonados.

A boa notícia é que há estratégias para reverter os abandonos e fazer com que o cliente finalmente feche o pedido.

Como recuperar um carrinho abandonado?

Para recuperar seu cliente que abandonou um carrinho é importante analisar todos os pontos; verifique se a navegação está acessível, reveja a velocidade do carregamento dos produtos e verifique se a taxa do frete está  condizente. 

Algumas estratégias que podem reverter este índice são: cupons de desconto, frete grátis ou brindes. Essas atitudes costumam incentivar a conclusão da compra. 

Para garantir, basta utilizar as estratégias abaixo e conquistar o cliente novamente.

Notificações push

As Notificações push são mensagens enviadas dos aplicativos mobile e sistemas. Sua principal função é informar conteúdo pertinente ao usuário, com o intuito de incentivar o engajamento na finalização da compra.

Caso o visitante saia do carrinho e entre em outra página do seu site, você pode ativar essas notificações para que ele lembre que existe uma compra pendente e não feche a página antes de finalizá-la.

Essa notificação pode ajudá-lo a lembrar dos produtos que já estão adicionados ao carrinho enquanto o cliente continua navegando. 

Uma opção para o resgate é um pop-up. Essa ferramenta informa sobre os produtos que estão na sacola e surge quando o consumidor tenta sair da página. 

Outra tática é utilizar o senso de urgência para que o cliente não precise pensar tanto para tomar essa decisão. Se ele entender que aquele preço ou promoção é por tempo limitado, ficará tentado comprar o quanto antes.

No entanto, o cliente precisa permitir essas notificações. Uma vez que ele aceite, você pode enviar novidades da loja, promoções e outras informações relevantes. Muitas plataformas de E-commerce oferecem plugins que automatizam esse trabalho e contribuem para minimizar o número de abandonos durante a navegação.

Retargeting no Google e redes sociais

O retargeting é a apresentação de anúncios dinâmicos e personalizados com base nos itens que seus consumidores gostam e já visualizaram. Estes anúncios podem incluir itens que o consumidor ainda não viu, mas que, segundo nossos dados preditivos, têm probabilidade de gerar uma venda através de avançada tecnologia de recomendações de produtos.

Se o cliente entra em seu E-commerce, e clica em determinados produtos ou adiciona alguns no carrinho, você poderá seguir seus passos dentro da loja e utilizar essas informações para incentivá-lo a fechar um pedido.

Nesse contexto, o remarketing é uma excelente estratégia para reativar um carrinho abandonado. A partir dele, o cliente vai passar a ver nos anúncios das redes sociais e sites que ele costuma acessar os produtos que já teve interesse.

Para impulsionar os resultados dessa estratégia é interessante oferecer um cupom de desconto com o objetivo de despertar a decisão de compra do cliente. Pode ser um valor diferenciado em algum produto, para que ele possa finalizar o pedido ou mesmo um brinde exclusivo. O importante é perceber aquele anúncio como uma oportunidade imperdível e única.

E-mail personalizado

Esta é uma ferramenta fundamental para a recuperação deste cliente, é uma das formas mais comuns de lembrar o cliente dos produtos esquecidos no carrinho. 

É importante usar essa estratégia de forma inteligente. Você pode configurar o envio do e-mail automaticamente, após o cliente deixar o seu site, enviando uma mensagem convincente que desperte vontade para retornar a sua loja. 

Uma dica para surtir um efeito ainda melhor: após alguns dias, envie novamente um lembrete no e-mail do cliente. Aproveite e ofereça a ele um cupom de desconto ou frete grátis como incentivo para finalizar a compra.

Outra possibilidade é alertar este cliente sobre a baixa dos valores dos produtos adicionados. Com o senso de urgência, ele vai entender que essa é uma oportunidade passageira e única que precisa fechar o pedido rapidamente para não perder a oferta.

Mensagem de Whatsapp

Para os E-commerces que possuem uma quantidade baixa de carrinhos abandonados diariamente, é possível fazer a recuperação via WhatsApp diretamente com o cliente.

Envie uma mensagem personalizada descrevendo os itens que ele deixou na sacola e ofereça uma vantagem exclusiva para ele concluir o pedido.

Como tudo é feito de forma manual, você pode avaliar cada pedido e ver qual desconto consegue fazer naquela compra. Sendo assim, você não perde a lucratividade quando a compra do cliente possui apenas produtos que contam com uma margem baixa.

Caso seja conveniente, aproveite para questionar se o cliente teve algum problema no checkout. Talvez ele tenha enfrentado dificuldade e por isso desistiu de finalizar o pedido. Ao se colocar à disposição para tirar dúvidas, o consumidor  sentirá mais confiança para comprar na sua loja.

Principais causas de carrinho abandonado

Para melhorar suas estratégias de recuperação de carrinho abandonado é importante entender porque isso tem ocorrido. De acordo com a Rock Content, os principais motivos para a desistência na compra são:

Valor do frete maior que o esperado

Muitas vezes o cliente não consegue visualizar o valor da entrega diretamente  na página do produto e precisa ir até o checkout para descobrir que ele não está de acordo com o que imaginava. Consequentemente, abandona o carrinho após verificar o frete.

Procure sempre possibilitar a visualização do valor da entrega ainda na página do produto, dessa forma, você diminui a chance do cliente se frustrar no fechamento do pedido.

Compra mínima para entrega gratuita

 Ao perceber que o valor mínimo para conseguir o frete grátis é mais alto que a compra que ele pretendia fazer, o cliente desiste de finalizar o pedido, gerando um carrinho abandonado.

Para evitar esse tipo de situação, deixe sempre claro que a loja exige um pedido mínimo para as entregas gratuitas.

Tempo de entrega

Muitas empresas estão agilizando a entrega dos pedidos, mas nem sempre isso é possível. Por isso, se o cliente achar que o tempo de entrega é longo demais, ele pode migrar para a concorrência ou desistir completamente da compra.

Tente manter prazos de entrega competitivos com os concorrentes e faça boas parcerias com as empresas de transporte.

Forma de pagamento não encontrada

Atualmente existem inúmeras bandeiras de cartão disponíveis, pagamentos via débito, crédito, aplicativos de contas digitais, PIX, etc. São diversas possibilidades e por vezes fica complicado oferecer todas elas, por isso, se o cliente não encontrar uma forma compatível com os que ele usa, ele pode optar por outra loja virtual.

Procure acompanhar as novidades nas formas de pagamento e ofereça o maior número de possibilidades. Assim, o cliente pode escolher a melhor opção para ele.

Erros na usabilidade

Atualmente muitos acessos vem do mobile, então, fique atento para proporcionar uma boa experiência do cliente nesses dispositivos. Para que não encontre problemas na navegação e ficar confuso com as informações, e a abandonar o processo.

Coloque sempre a navegação mobile como uma prioridade da sua loja e corrija erros de forma rápida. Quanto melhor a experiência do cliente, mais provável é que seu E-commerce consiga fidelizá-lo.

Contudo, é inevitável encontrar carrinhos abandonados no seu E-commerce. O mais importante é procurar minimizar esse número e trabalhar para conquistar esses clientes que já visitaram a loja e demonstraram interesse. É sempre importante analisar os dados e revisar as estratégias. 

Ao obter sucesso nas recuperação de carrinho, você conquista melhores resultados para loja ao final do mês.

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