Como segmentar minha lista de e-mail para e-commerce?

15 de março de 2017

Em um e-commerce, as principais ações de marketing estratégico giram em torno do e-mail marketing. Uma das vantagens dessa ferramenta, é a segmentação de públicos com diferentes perfis, sempre focando nos potenciais clientes.

No e-mail marketing para lojas virtuais, o ideal é não apresentar os produtos simplesmente com o intuito de venda. É preciso conquistar o cliente, por isso, e-mails que apenas mostram os produtos com a chamada “compre agora” não costumam atrair tanto a atenção do usuário.

Tente oferecer conteúdos de valor e personalizados, de forma que conquistem o interesse dos consumidores. Ao receber um e-mail direcionado, o cliente se sente importante. Isso cria proximidade e fortalece o relacionamento da marca com o consumidor.

 

Mas afinal, como fazer isso?

O primeiro passo é coletar dados desses potenciais leads. Mas você não quer ser inconveniente e enviar e-mails que o seu destinatário não autorizou. É importante pedir permissão dele.

Comece colocando um campo no seu e-commerce para o cliente se cadastrar, a partir disso sua lista de e-mails começará a ser construída. Com as informações de cliques, taxa de abertura e rejeição, você pode pensar em como aprimorar as estratégias e então planejar as campanhas seguintes.

 

Algumas formas de segmentar…

 

» Localização

Em lojas que atendem o Brasil inteiro, esta é uma segmentação que pode gerar bons resultados. Os hábitos e costumes do sul do país são bem diferentes do norte. Com dados como CEP, cidade e estado, você pode explorar datas comemorativas da região.

 

» Aniversário

Este tipo de informação é facilmente conseguida no momento do cadastro ou check out. Na data de aniversário é comum o usuário receber dezenas de e-mails, por isso, tente enviar alguns dias antes, isso aumenta as chances de abertura. Um ponto positivo dessa segmentação é a facilidade. O layout pode ser específico para a lista e então é só definir os disparos e monitorar os resultados.

 

» Gênero

Se você tem um loja de roupas que trabalha com produtos para os dois gêneros, segmentar por sexo é indispensável. Os consumidores esperam receber conteúdo personalizado e que gerem interesse. Por isso, se o cliente é homem e já comprou um item voltado para o público masculino, ele espera receber e-mails na mesma linha.

 

» Clientes antigos

Os consumidores que têm o hábito de comprar na loja representam o dobro do faturamento quando comparado aos que compram pela primeira vez. Assim, dar atenção a esse tipo de cliente e estimulá-lo a voltar a comprar pode ser ainda mais positivo para a empresa.

O e-commerce gera inúmeras possibilidades de e-mails. Além da segmentação nos perfis de público, algumas ações podem ser realizadas em situações recorrentes de uma loja virtual.

 

» Abandono de carrinho

O pesadelo do e-commerce pode ser amenizado com um simples e-mail. Uma mensagem perguntando o porquê do abandono e oferecendo descontos ou frete grátis para o cliente recuperar o carrinho, pode ser eficiente e diminuir consideravelmente os índices desse problema.

 

» Consumidores que não compram

É comum consumidores que compram uma única vez na loja e depois desaparecem. Reative-os enviando um e-mail mostrando as novidades ou produtos baseados na última compra.

 

» Pós-compra  

Este é um momento crucial na fidelização do cliente. Enviar e-mails notificando-o sobre a localização e entrega do produto diminui a ansiedade e demonstra cuidado e atenção. Agradecer pela compra também é essencial para conquistar o cliente e possibilitar uma nova compra.

 

Cativar o consumidor no ambiente on-line é muito difícil, visto a quantidade de lojas existentes. E-mails promocionais vão comumente parar na caixa de spam e quando aparecem na caixa de entrada, raramente são abertos. Assim, criar abordagens relevantes e personalizadas é essencial. A prática dá à sua empresa a característica de interessante e mostra que você conhece seus clientes. Comece já!

Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários! Estamos dispostos a atendê-lo.


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