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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / Como segmentar minha lista de e-mail para e-commerce?
Em um e-commerce, as principais ações de marketing estratégico giram em torno do e-mail marketing. Uma das vantagens dessa ferramenta, é a segmentação de públicos com diferentes perfis, sempre focando nos potenciais clientes.
No e-mail marketing para lojas virtuais, o ideal é não apresentar os produtos simplesmente com o intuito de venda. É preciso conquistar o cliente, por isso, e-mails que apenas mostram os produtos com a chamada “compre agora” não costumam atrair tanto a atenção do usuário.
Tente oferecer conteúdos de valor e personalizados, de forma que conquistem o interesse dos consumidores. Ao receber um e-mail direcionado, o cliente se sente importante. Isso cria proximidade e fortalece o relacionamento da marca com o consumidor.
O primeiro passo é coletar dados desses potenciais leads. Mas você não quer ser inconveniente e enviar e-mails que o seu destinatário não autorizou. É importante pedir permissão dele.
Comece colocando um campo no seu e-commerce para o cliente se cadastrar, a partir disso sua lista de e-mails começará a ser construída. Com as informações de cliques, taxa de abertura e rejeição, você pode pensar em como aprimorar as estratégias e então planejar as campanhas seguintes.
Em lojas que atendem o Brasil inteiro, esta é uma segmentação que pode gerar bons resultados. Os hábitos e costumes do sul do país são bem diferentes do norte. Com dados como CEP, cidade e estado, você pode explorar datas comemorativas da região.
Este tipo de informação é facilmente conseguida no momento do cadastro ou check out. Na data de aniversário é comum o usuário receber dezenas de e-mails, por isso, tente enviar alguns dias antes, isso aumenta as chances de abertura. Um ponto positivo dessa segmentação é a facilidade. O layout pode ser específico para a lista e então é só definir os disparos e monitorar os resultados.
Se você tem um loja de roupas que trabalha com produtos para os dois gêneros, segmentar por sexo é indispensável. Os consumidores esperam receber conteúdo personalizado e que gerem interesse. Por isso, se o cliente é homem e já comprou um item voltado para o público masculino, ele espera receber e-mails na mesma linha.
Os consumidores que têm o hábito de comprar na loja representam o dobro do faturamento quando comparado aos que compram pela primeira vez. Assim, dar atenção a esse tipo de cliente e estimulá-lo a voltar a comprar pode ser ainda mais positivo para a empresa.
O e-commerce gera inúmeras possibilidades de e-mails. Além da segmentação nos perfis de público, algumas ações podem ser realizadas em situações recorrentes de uma loja virtual.
O pesadelo do e-commerce pode ser amenizado com um simples e-mail. Uma mensagem perguntando o porquê do abandono e oferecendo descontos ou frete grátis para o cliente recuperar o carrinho, pode ser eficiente e diminuir consideravelmente os índices desse problema.
É comum consumidores que compram uma única vez na loja e depois desaparecem. Reative-os enviando um e-mail mostrando as novidades ou produtos baseados na última compra.
Este é um momento crucial na fidelização do cliente. Enviar e-mails notificando-o sobre a localização e entrega do produto diminui a ansiedade e demonstra cuidado e atenção. Agradecer pela compra também é essencial para conquistar o cliente e possibilitar uma nova compra.
Cativar o consumidor no ambiente on-line é muito difícil, visto a quantidade de lojas existentes. E-mails promocionais vão comumente parar na caixa de spam e quando aparecem na caixa de entrada, raramente são abertos. Assim, criar abordagens relevantes e personalizadas é essencial. A prática dá à sua empresa a característica de interessante e mostra que você conhece seus clientes. Comece já!
Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários! Estamos dispostos a atendê-lo.
CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.