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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / Chat GPT: como usar a ferramenta do momento para impulsionar seu e-commerce
Se você está se perguntando como usar o Chat GPT para evoluir e automatizar os processos do seu E-commerce, chegou ao lugar certo! A maior tendência da internet oferece muitas soluções para os usuários e, especialmente, para as vendas online.
É inegável que a inteligência artificial vem monopolizando as discussões já há algum tempo. Porém a ferramenta estourou de maneira sem precedentes no final do ano passado e desde então não sai da boca do povo.
O sistema que, em tradução livre, significa transformador pré-treinado generativo de chat, tem o poder de facilitar e revolucionar muitos processos no seu dia a dia. Pronto pra saber como usar o Chat GPT? Então, continue lendo!
O Chat GPT, desenvolvido pela OpenAI, é uma inteligência artificial avançada que pode responder perguntas e ter conversas sobre uma ampla variedade de assuntos.
Ele foi treinado usando milhões de textos da internet, incluindo artigos, conversas e mais para produzir respostas similares às humanas a pedidos e comandos.
Lançado no final de novembro de 2022, a aplicação se popularizou rapidamente, acumulando mais de um milhão de usuários em 5 dias.
Uma prova da popularidade da aplicação é a constante mensagem de sobrecarga dos servidores. Inclusive, o aviso se tornou um atrativo por si só, com diferentes brincadeiras às custas do grande número de acessos.
Desde seu lançamento, a aplicação tornou-se um dos modelos de linguagem mais avançados e eficientes. Ela vem sendo utilizada em aplicativos de atendimento ao cliente, chatbots e outros sistemas de inteligência artificial.
Isso permitiu aos usuários obter respostas precisas e rápidas a suas perguntas, sem a necessidade de interação humana. Essa evolução melhorou significativamente a eficiência e a velocidade do atendimento ao cliente.
Mas, se você procura por uma resposta mais simples, o Chat GPT também pode responder.
💡 Conheça a tecnologia por trás do ChatGPT e aprenda sobre inteligência artificial.
Com tantas utilidades e aplicações, só falta entender como usar o Chat GPT no dia a dia. Isso também é muito fácil.
O acesso pode ser feito através do website da aplicação. A criação de uma conta é bem simples e pode ser feita por meio de um e-mail ou de uma conta Google já existente.
Em seu primeiro acesso à plataforma, você é recebido com alguns exemplos do que você pode perguntar ao sistema, assim como suas capacidades e limitações.
Para usar o Chat GPT, basta digitar uma pergunta na área de texto e clicar em enviar. Ele gerará uma resposta para você em alguns segundos!
É uma maneira fácil e rápida de obter informações e respostas a perguntas sobre uma ampla gama de assuntos, desde definições simples até questões mais complexas.
Outro elemento interessante da aplicação é que ela mantém um histórico das perguntas e buscas feitas, localizado no lado esquerdo da tela. Você pode acessar e continuar sua conversa com o Chat GPT de onde parou.
Para que o Chat GPT funcione no seu E-commerce, você precisa integrar o modelo em seu aplicativo ou sistema existente. Uma outra maneira é usar uma API da OpenAI para fazer perguntas e receber respostas.
A API permite que você faça perguntas ao Chat GPT usando uma linguagem simples e natural, sem a necessidade de conhecimento profundo em inteligência artificial.
A inteligência artificial pode ser uma ferramenta muito vantajosa para impulsionar o Marketing do seu E-commerce e, consequentemente, suas vendas.
Aprender como usar o Chat GPT da melhor maneira para o seu negócio não é uma tarefa difícil. Você precisa ser claro nos seus comandos para a ferramenta, especificando o pedido quando necessário.
Uma boa maneira de calibrar a ferramenta é utilizar a especificidade de acordo com a necessidade do momento. Você pode pedir para que o Chat GPT escreva ou reescreva de uma maneira:
Já que a ferramenta depende de um direcionamento humano, suas respostas são diretamente proporcionais aos comandos inseridos. Teste várias abordagens até encontrar aquela que se encaixa ao seu produto e à sua marca.
Agora, vamos ao que interessa, como usar o Chat GPT no dia a dia da sua Loja Virtual.
Para algumas funcionalidades como geração de relatórios, aplicação de chatbots ou personalização de recomendações, é necessário integrar o Chat GPT ao seu E-commerce por meio de uma API.
Vamos te dar exemplos práticos, que podem ser criados com inserção de comandos básicos, sem necessidade de informações de clientes ou dados pessoais.
As palavras-chave ajudam os motores de busca a entender o que o produto é e o que ele oferece. Como resultado, seus produtos aparecem em resultados mais relevantes para o usuário, aumentando as chances de conversão em vendas.
Assim, o Chat GPT te ajuda a estabelecer os melhores termos de busca para seus produtos, ficando para você apenas o trabalho da validação dos números.
💡 Palavra-chave: como encontrar as melhores e alcançar a primeira página do Google!
Os títulos escolhidos no cadastro de produtos são parte importante da sua captação. Eles devem ser concisos, informativos e respeitar as regras de SEO.
Depois de geradas as opções de títulos, você pode escolher as suas favoritas e fornecer instruções mais específicas para o sistema, como número de caracteres, otimização para SEO ou adicionar mais atributos.
Contar com descrições precisas e completas é fundamental para a experiência do usuário no E-commerce. Elas auxiliam na tomada de decisão, reduzem as devoluções e ajudam a construir uma reputação positiva.
O Chat GPT é capaz de gerar descrições completas e precisas de produtos, destacando suas características e benefícios. Além disso, ajuda seus clientes a entender melhor o que estão comprando.
Inclusive, ele também pode personalizar as descrições de acordo com as necessidades e os objetivos do E-commerce, garantindo que as informações sejam claras e objetivas.
No exemplo abaixo, mesmo com poucas informações fornecidas, a IA foi capaz de gerar uma descrição rica em detalhes e com alta probabilidade de conversão.
A comunicação entre você e sua base de clientes também pode ser facilitada se você sabe como usar o Chat GPT. Você pode pedir para que a inteligência artificial crie e-mails personalizados de acordo com sua necessidade.
Atendimento ao cliente via chatbot: O Chat GPT pode ser usado para responder a perguntas frequentes dos clientes, como informações sobre produtos, preços, envios e devoluções.
Análise de dados: Quando integrado a fontes de dados pode analisar tendências de vendas, avaliar o desempenho do e-commerce e identificar oportunidades de melhoria.
Geração de relatórios: Diretamente ligado à análise de dados, pode gerar relatórios automatizados sobre o desempenho da loja virtual, incluindo vendas, tráfego e outras métricas importantes.
Automatização de processos: Ao ser integrado a sistemas de gerenciamento automatiza tarefas repetitivas, liberando tempo para o empreendedor se concentrar em outras áreas de sua loja virtual.
Personalização de recomendações: Oferecer uma jornada de compra diferenciada para cada cliente é muito importante, e o Chat GPT pode ajudar com a coleta das informações para esse objetivo.
Integração com plataformas de mensagens: O Chat GPT pode ser integrado a plataformas de mensagens, como WhatsApp e Facebook Messenger, para fornecer suporte ao cliente de forma conveniente, acessível e sempre online.
Essas são apenas algumas das maneiras que você pode usar o Chat GPT para evoluir o dia a dia e os processos do seu E-commerce.
Conhecendo a ferramenta e colocando-a como parte da sua operação, você tende a descobrir cada vez mais utilidades e recursos que podem facilitar o funcionamento do seu negócio.
Mas lembre-se: o Chat GPT vai funcionar como um grande braço direito, mas é importante que você revise os textos e informações gerados pela ferramenta e os ajuste com um toque humano!
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Formada em Jornalismo e apaixonada por comunicação. Você pode me encontrar lendo as últimas novidades ou escrevendo as próximas tendências. Vamos juntos!