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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / Como vender mais no Carnaval? Dicas para aproveitar a data no e-commerce
Neste ano de 2023, o feriado acontece no dia 21 de fevereiro; saiba neste artigo como vender mais no Carnaval.
As datas comemorativas se tornaram uma ótima oportunidade para quem tem E-commerce, pensando no aumento das vendas. O mesmo acontece com o Carnaval, que tem como data oficial, em 2023, o dia 21 de fevereiro.
Para impulsionar os resultados e fazer seu e-commerce entrar no clima, você precisa colocar em prática algumas estratégias de como vender mais no Carnaval de 2023.
Aliás, essa edição será especialmente vantajosa para o E-commerce, já que será a primeira vez em alguns anos que a data estará livre das restrições dos anos anteriores.
Se você quer saber como vender mais no Carnaval e aproveitar esse momento, leia este artigo até o final para ficar por dentro das nossas dicas!
Apesar de alguns segmentos serem mais procurados durante o período de folia, como de fantasias, acessórios, moda, turismo e cosméticos, outros nichos do e-commerce podem aproveitar a época para fazer promoções, divulgar os produtos e entrar no clima.
Em todo caso, este é o momento ideal para você, lojista, já começar a preparar o seu E-commerce com um planejamento. Isso será essencial para desenvolver uma ação realmente eficaz e vender mais no Carnaval 2023!
Então, continue a leitura e confira 7 estratégias para aproveitar a data na sua Loja Virtual da melhor maneira.
Para vender mais no Carnaval, o seu E-commerce precisa estar com a cara do evento. Por isso, aposte numa identidade visual com cores vivas, elementos que fazem alusão à data e um nome bem chamativo para a campanha.
Essa atitude atrai os consumidores e mostra, logo de cara, que a sua Loja Virtual está no clima de festa. Isso porque um layout especial faz toda a diferença.
Então, lembre-se de reproduzir a mesma identidade na divulgação e comunicação com o consumidor. Vale para e-mails, posts para redes sociais, blogs e demais ações que sejam realizadas.
As promoções são sempre bem-vindas em datas comemorativas e fazem parte de uma estratégia de como vender mais no Carnaval.
Ofereça preços interessantes para o consumidor que, no período do Carnaval, acaba tendo parte da renda reservada para pagamento de impostos ou compra de material escolar, por exemplo.
Esses são alguns exemplos de benefícios capazes de fidelizar e garantir recorrência:
Se os produtos do seu E-commerce possuem boa relação com a data, crie uma página dedicada ao evento, destacando suas melhores ofertas e itens. E lembre-se de divulgar as promoções em todos os canais da empresa.
No entanto, se essa não for a sua realidade, aproveite para girar aquele estoque parado oferecendo boas condições aos compradores.
Cupons de desconto com temática carnavalesca ou um brinde festivo são boas pedidas, nesse caso. E você pode aproveitar para divulgar a sua marca!
💡 Leia também: Quando vale a pena oferecer frete grátis?
A data nos faz pensar imediatamente em festa e folia. Contudo, para vender mais no Carnaval, é preciso lembrar também das pessoas que preferem o sossego do feriado. Afinal, muitos brasileiros escolhem descansar em casa ou em lugares tranquilos.
Esse público pode estar mais interessado no setor de móveis e decoração, alimentos e bebidas e delivery, já que a celebração costuma ser em menor escala e dentro de casa.
Caso o seu E-commerce seja de um nicho que realmente não se encaixe com a temática carnavalesca, inove criando um carnaval próprio para o seu setor. Uma ideia é a “Folia Geek”, oferecendo promoções em itens selecionados.
Para impulsionar essa estratégia, crie conteúdos originais e relevantes para seu público nas redes sociais e e-mails marketing. Isso deve ser feito de forma a enriquecer o relacionamento com seu cliente e também sua autoridade nas datas comemorativas.
Para uma campanha de sucesso nas datas comemorativas, o ideal é que a promoção seja divulgada bem antes do período. Somente assim as pessoas conseguem comprar a tempo, principalmente quando falamos daqueles artigos que podem ser usados no feriado.
Por isso, faça um bom planejamento para evitar que a data fique muito próxima para lançar os descontos de Carnaval. Assim, se programe com o máximo de antecedência possível e informe ao público com uma linguagem simples.
Com o layout do evento já desenvolvido para o seu E-commerce, utilize o mesmo design na sua comunicação com o público e nas suas redes sociais.
Para ser ainda mais assertivo, analise quem são os consumidores e crie campanhas segmentadas baseadas em informações como: compras anteriores, região, faixa etária e etc.
As redes sociais estão se tornando grandes geradoras de tráfego e transações para os E-commerces que sabem como utilizar seu poder. Então, se você quer vender mais no Carnaval, ter uma presença forte nas redes vai ser um grande diferencial.
De acordo com o E-Commerce Trends, 65% das pessoas têm o costume de pesquisar nas mídias sociais antes de efetuar suas compras. Esse número demonstra o poder das plataformas no comportamento de consumo atual.
As plataformas mais populares na hora da busca pelo melhor produto são:
Fique atento, já que cada uma tem sua própria linguagem específica de comunicação. Então diversifique o texto, imagens e vídeos, para atingir camadas diferentes do seu público.
Contar com uma embalagem personalizada para o Carnaval é um gesto que adiciona uma camada de atenção e destaque à marca e ao produto. Com certeza, essa ação tem o poder de surpreender os consumidores.
Aqui, você também pode utilizar a identidade visual estabelecida para a campanha, além de complementar com pequenos brindes. Caso deseje dar um toque a mais, embale o pedido com papéis coloridos e faça uso de confetes e serpentina para proteger as mercadorias.
Essas atitudes fazem com que os clientes se sintam especiais e vejam a preocupação da marca em oferecer o melhor.
💡 Leia também: Como tornar os produtos mais especiais?
Uma das etapas mais importantes de uma estratégia para vender mais no carnaval é contar com um pós-venda de qualidade. O objetivo é construir uma relação com esse cliente, para que ele continue a comprar no seu E-commerce.
Para isso, ofereça serviços como:
Se você quer vender mais no Carnaval 2023, essas são as dicas da Bis2Bis!
É sempre bom lembrar que o primeiro passo para uma estratégia bem sucedida é contar com um planejamento bem delineado. E isso vale para todas as datas comemorativas.
Da mesma forma, tão importante quanto se planejar, é ter uma Plataforma de E-commerce personalizável e segura. Ou seja, uma plataforma que suporte vários acessos simultâneos, mudanças no layout e continue responsiva, não importa em quais dispositivos você esteja acessando!
E é isso que você encontra quando desenvolve sua loja virtual com a Bis2Bis E-commerce! Então, entre em contato com um dos nossos especialistas e comece esse ano com o pé direito!
Te esperamos nesta folia!
CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.