Bis2Bis E-commerce

Como vender pela internet: dicas para ter sucesso nas vendas online

Redação Bis2Bis | 18 de agosto de 2023

Como vender pela internet é um tema muito explorado por profissionais nos últimos anos. Afinal as vendas online se tornaram uma das principais vitrines comerciais, permitindo que todo tipo de empresa alcance um público maior e mais diversificado.

Segundo dados, o E-commerce é responsável por movimentar bilhões de reais na economia brasileira e apresentar, só em 2022, cerca de 20% de crescimento. Mesmo assim, ainda existe muito espaço para evolução.

Podemos começar dizendo que as vendas online requerem antes de tudo, estratégia, planejamento e claro, escolha das ferramentas certas para garantir o sucesso do seu negócio.

Por isso, neste artigo vamos explorar esse vasto mercado e mostrar como vender pela internet com sucesso.

Por onde começar e como vender pela internet

Assim como o mercado se transformou nos últimos anos, a maneira de divulgar e vender produtos também mudou. Tudo isso aconteceu para poder acompanhar a nova jornada do consumidor, que busca cada vez mais praticidade e comodidade.

Para se adaptar a esse cenário, muitos empreendedores começam a se perguntar como vender pela internet. E a resposta está em alguns passos que vamos detalhar neste artigo.

Isso porque o sucesso das vendas online normalmente é acompanhado por alguns fatores. Estamos falando de uma série de etapas bem definidas que começam muito antes do primeiro produto ser exibido no seu E-commerce.

  • Definir o nicho de mercado
  • Identificar o público-alvo
  • Traçar um objetivo claro
  • Entender quais são os canais de venda

1. Defina seu Nicho de Mercado

Para entender como vender pela internet, o primeiro passo é definir o nicho de mercado em que a sua empresa vai atuar.

Imagine as vendas online como um jogo de xadrez, onde cada movimento requer uma análise estratégica e cuidadosa.

A definição do nicho de mercado é este primeiro movimento que não pode faltar! 

Um nicho específico não apenas permite que você se concentre em um público-alvo, mas também o ajuda a se destacar em meio à concorrência. Quanto mais específico for o nicho, melhor será sua capacidade de atender às necessidades de um público-alvo.

2. Identifique Seu Público-Alvo

O segundo passo para saber como vender pela internet é aprofundar na compreensão do seu público-alvo. É necessário entender:

  • Quem são eles? 
  • O que eles buscam? 

Entender o seu público permite ajustar suas estratégias de marketing e comunicação de forma mais eficaz

Outro ponto benéfico ao compreender o seu cliente ideal, é poder aprimorar a usabilidade da sua loja online. Isso vai tornar a experiência do usuário muito mais proveitosa e assim, melhorar os resultados.

3. Definir os objetivos da empresa

O terceiro passo para começar a vender pela internet é estabelecer objetivos claros, que irão traçar as coordenadas para sua jornada. Seus objetivos podem variar desde aumentar as vendas mensais até expandir sua base de clientes.

Independente de quais forem as suas metas, é importante defini-las e comunicá-las a todo o time para que você possa medir o sucesso das suas ações de vendas online.

Por exemplo, se o objetivo da sua empresa neste momento é aumentar o volume de pedidos, pode ser interessante considerar vender em marketplaces.

Já se o seu objetivo é criar uma marca forte e conhecida por todos, uma Loja Virtual própria é o melhor caminho para alcançar essa meta.

Por isso, você precisa conhecer os principais canais de vendas online e suas vantagens.

💡Leia Mais: Entenda a diferença entre planejamento estratégico, tático e operacional.

Como escolher o canal de vendas online

O quarto passo para vender pela internet é exatamente ONDE essa venda vai acontecer!

Existem algumas maneiras e canais em que você pode cadastrar seus produtos e disponibilizar para os consumidores comprarem.

A melhor escolha depende dos objetivos e da maturidade digital da sua empresa.

Vamos explicar neste artigo os 3 principais canais de vendas online e como escolher o melhor para você vender pela internet!

1. Redes Sociais | Como vender pela internet

Entre os canais mais poderosos para vender pela internet, as redes sociais brilham intensamente. 

Plataformas como Instagram, Facebook e agora até o TikTok, não apenas permitem que você alcance uma audiência global, mas também proporcionam um espaço para exibir seus produtos de maneira atraente. 

Incorporar o seu produto com a linguagem certa e na plataforma que o seu público se identifica, é uma das estratégias que irão garantir o sucesso das suas vendas. 

2. Marketplace | Como vender pela internet

Outro canal de vendas online bastante interessante para vender pela internet são os marketplaces. Eles são como um shopping center online, onde são vendidos produtos de várias marcas e empresas em um único site.

Alguns exemplos de marketplace são o Mercado Livre, Shopee, Amazon, Magazine Luiza e tantos outros. O principal atrativo desse canal é que ele oferece acesso a uma base de clientes grande e já estabelecida

Ou seja, a visibilidade nesses espaços é imensa. Além de aproveitar a credibilidade e confiança que esses grandes nomes construíram com os consumidores.

Mas é importante lembrar que competir em um mercado compartilhado exige que você esteja ainda mais atento à experiência do usuário.

Outro ponto a se considerar é que nos marketplaces a sua marca não ficará em destaque e os clientes também não vão pertencer a sua base. Por isso, é importante avaliar a criação de uma loja virtual própria.

3. Loja Virtual Própria | Como vender pela internet

Possuir uma loja virtual própria confere controle total sobre a experiência do cliente e a exposição da sua marca

Com ela, você pode personalizar funcionalidades e layout da forma como desejar, fazer campanhas estratégicas e fortalecer a sua marca no mercado digital.

Aqui, entra outro ponto de total atenção, que é a escolha da melhor plataforma para o seu E-commerce.

É claro que, com o aumento significativo e o sucesso das vendas online, o que não falta é opção de plataforma. Porém, você deve avaliar novamente quais são os seus objetivos neste momento.

Se a sua operação ainda está iniciando neste modelo de vendas, pode ser interessante começar com uma plataforma grátis para testar. 

Mas conforme você entende as necessidades tanto da sua empresa, quanto dos seus clientes, uma plataforma paga pode te ajudar a ter muito mais eficiência e performance.

Neste vídeo, você vai conseguir entender melhor a diferença entre as duas para ajudar na sua escolha:

Como escolher a Plataforma de E-commerce para vendas online

A escolha da plataforma de e-commerce é um dos momentos decisivos no caminho para o sucesso dessa jornada de como vender pela internet. Não é apenas sobre funcionalidade, mas também sobre como a plataforma se alinha com sua estratégia.

Para negócios iniciantes, uma plataforma com poucas funcionalidades e integrações pode ser o suficiente para começar. Mas para operações mais maduras, é necessário buscar por personalizações e melhores tecnologias.

Contudo, a tecnologia não deveria ser o principal fator de escolha quando falamos em Plataforma de E-commerce.

Mais importante que isso, é a forma como a empresa oferece suporte e consultoria, apoia o crescimento do seu negócio com experiência de mercado e lida com eventuais ajustes que precisarão ser feitos ao longo do tempo.

Até mesmo porque o impacto causado pela plataforma certa é decisivo em períodos de maior fluxo, como por exemplo: Black Friday.

Então, com os parceiros certos, você pode ter a segurança que a sua Loja Virtual ficará ativa e disponível para venda. Assim como as integrações serão eficientes e garantirão a conformidade de estoque e dados.

Funcionalidades de E-commerce: como vender pela internet e ter sucesso

As funcionalidades de E-commerce são a espinha dorsal de uma loja virtual bem-sucedida. Onde a estratégia e a tecnologia se entrelaçam, é fundamental que o usuário se sinta seguro na sua página.

Algumas das principais são:

  • Escolha dos itens
  • Pagamento seguro
  • Gestão de inventário
  • Suporte ao Cliente
  • Rastreamento de pedidos
  • Visibilidade orgânica
  • Personalização da experiência de compra

Ao buscar entender como vender pela internet, dê uma atenção especial para a navegação facilitada. Isso porque ela é essencial para que o usuário consiga encontrar tudo o que precisa de forma simples e agradável. 

Outro ponto é a segurança nas transações online. Hoje em dia é um requisito inegociável. 

Incorporar avaliações de clientes, oferecer opções de pagamento diversificadas e simplificar o processo de check-out são etapas que aumentam a confiança do cliente e a conversão.

Por que escolher a Bis2Bis para vender pela internet?

Dominar a arte de como vender pela internet é um processo em constante evolução. Por isso compreender o melhor caminho do seu usuário, explorar os canais certos e escolher a plataforma ideal são os alicerces dessa jornada.

Além de munir-se de informações ricas sobre o universo das vendas online, é necessário ser acompanhado por quem mais entende do assunto.

Há mais de 15 anos neste mercado, aqui na Bis2Bis lançamos mais de 4.000 Lojas Virtuais. Nosso sucesso é fruto do sucesso dos nossos clientes, já que prezamos por entregar mais que tecnologia de ponta.

Oferecemos expertise em vendas online com alguns dos maiores especialistas. Afinal, nosso propósito é ajudar cada lojista a entender melhor o seu mercado, as necessidades dos clientes e desenhar estratégias realmente eficientes.

Clique no banner abaixo e fale com nosso melhor especialista. Ainda dá tempo de aumentar o seu faturamento com a plataforma certa!

Especialista em E-commerce Bis2Bis: saiba como vender pela internet e ter sucesso nas vendas online
Especialista em E-commerce Bis2Bis: saiba como vender pela internet e ter sucesso nas vendas online

Tags: