Como vender pelo WhatsApp Business: 12 dicas

24 de junho de 2020

Versão utilizada por empresas para facilitar a comunicação com os clientes, o WhatsApp Business se tornou uma ferramenta essencial que permite organizar e agilizar a relação entre empreendimento e consumidor. Continue a leitura e descubra algumas atitudes essenciais para vender mais pelo aplicativo

O WhatsApp Business foi disponibilizado no Brasil em 2018 e se tornou uma excelente solução para micro e pequenas empresas, assim como os lojistas virtuais, que podem explorar mais um canal para realizar vendas e se comunicar com os consumidores.

As vendas pelo WhatsApp Messenger já ocorriam fortemente, no entanto, com as funcionalidades exclusivas do Business, o canal se tornou propício para os negócios.

De acordo com o Panorama Mensageira do Brasil de Fevereiro 2020, a proporção de usuários que se comunicam com marcas pelo WhatsApp é de 76%, seguido pelo Instagram (69%), pelo Facebook Messenger (59%) e pelo Telegram (57%). 

Reprodução: Giphy

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business corresponde a uma versão do WhatsApp utilizada por empresas para facilitar a comunicação com os clientes, fornecendo ferramentas necessárias que permitem automatizar, classificar e responder com mais agilidade. 

A ferramenta tem o mesmo visual e as mesmas funcionalidades do WhatsApp tradicional, no entanto, ela oferece recursos exclusivos e vantajosos para empresas.

 

Quais são as funcionalidades do WhatsApp Business?

1- Perfil empresarial: nome da empresa, ramo, uma pequena descrição do negócio, horários de funcionamento, endereço físico, e-mail e site ficam disponíveis no perfil da sua empresa no aplicativo.

2- Mensagens automáticas: é possível criar mensagens automáticas de saudações e de ausência para os consumidores, evitando a espera. Essas mensagens podem ser personalizadas da forma que você desejar.

3- Respostas rápidas: são respostas rápidas para responder às dúvidas mais frequentes. Isso agiliza a comunicação, facilita o gerenciamento das mensagens pela empresa e melhora a experiência dos consumidores.

4- Estatísticas: no WhatsApp Business, você pode conferir métricas importantes sobre as conversas com os clientes, como o número de mensagens enviadas, entregues e lidas. Além disso, é possível verificar quantas mensagens são recebidas por você.

5- Etiquetas: essa funcionalidade permite classificar as conversas com etiquetas, de acordo com as necessidades do seu negócio. Isso ajuda a manter a boa organização, principalmente em caso de alta quantidade de mensagens.

6- Não precisa de outro aparelho: o app pode funcionar no mesmo aparelho com o WhatsApp Messenger, contudo, cada aplicativo deve ter seu próprio número de telefone. Para isso, será necessário ter um aparelho com dois chips ou utilizar cada app em aparelhos diferentes.

7- WhatsApp Web: assim como o WhatsApp Messenger, você consegue utilizar o aplicativo para negócios também no computador, o que torna a gestão das conversas muito mais fácil.

8- Catálogo de produtos e serviços: os profissionais e as empresas que utilizam o WhatsApp Business para vendas conseguem criar um catálogo de produtos e serviços com fotografia, preço, descrição e link. O aplicativo ainda permite o envio dos detalhes dos produtos por mensagem, agilizando a comunicação com os clientes.

9- Botões em anúncios: a partir da integração feita com o Facebook, os anúncios que são veiculados na rede social podem conter um botão que leva o público para o WhatsApp Business da empresa. A funcionalidade ainda te deixa verificar dados importantes.

10- Lista de transmissão: a ferramenta permite o envio de mensagens individuais para mais de uma pessoa, a partir da chamada lista de transmissão.

Com todas essas funcionalidades que o WhatsApp Business oferece, fica muito mais fácil para os empreendimentos organizarem as vendas e os contatos que realizam pelo aplicativo.

 

Como começar a utilizar o aplicativo na empresa?

  1. Baixe o WhatsApp Business no Google Play (Android) no App Store (Iphone);
  2. Faça a confirmação do seu número comercial;
  3. Se for o mesmo número do WhatsApp Messenger, você pode fazer o backup das conversas, mas, caso queira deixar de usar o aplicativo para negócios, esses dados não serão mais recuperados;
  4. Insira o nome da empresa na conta;
  5. Faça a configuração de todo o perfil comercial, adicionando todas as informações necessárias como: descrição, horário de funcionamento, endereço, site e etc.

 

Como vender pelo WhatsApp Business: 12 dicas

 

#1 Separe as conversas por categorias

Com as etiquetas disponibilizadas pelo app, separe as conversas com os seus clientes por categorias, seguindo preferências, pedidos realizados, entregues, pagos, etc. Isso te dará uma visão ampla de como anda as negociações feitas pelo aplicativo, além de te ajudar a manter tudo organizado.

#2 Peça autorização

É fundamental pedir autorização aos seus clientes para enviar conteúdos, avisos ou promoções. Assim, não corre o risco de você enviar mensagens sobre a sua loja virtual aleatoriamente e chatear as pessoas que não desejam receber tais informações.

#3 Divulgue o seu WhatsApp Business

Integre o seu WhatsApp Business com as redes sociais da sua empresa, divulgando este meio de venda e disponibilizando um link direto para acesso. É importante também divulgar o canal na loja virtual, para que os consumidores conheçam mais uma forma de contato com a empresa.

#4 Aproveite a lista de transmissão

Aposte na lista de transmissão para enviar aos clientes novidades da loja, comunicados importantes ou descontos imperdíveis. Assim, você os mantém bem informados e garante o engajamento. 

#5 Crie conteúdos

Envie aos seus clientes conteúdos bons e relevantes, como o resumo de um post do blog da sua empresa ou os benefícios de um produto vendido no e-commerce.

Essa ação pode ser em texto, imagem, áudio ou também em pequenos vídeos mais caseiros. Aqui, é fundamental entender o perfil dos seus clientes para traçar estratégias eficazes.

Leia mais

 

#6 Esteja em outros meios de comunicação

Não fique apenas no WhatsApp Business. Esteja também em outros meios de comunicação, principalmente nas redes sociais. Se relacione de todas as formas com o seu cliente.

#7 Ofereça um atendimento de qualidade

No WhatsApp Business, garanta que os seus clientes tenham excelentes atendimentos.

Responda todas as dúvidas e as reclamações com bastante atenção e agilidade, e treine a sua equipe para oferecer uma boa assistência aos consumidores.

O WhatsApp Business tem a funcionalidade de respostas rápidas e mensagens automáticas. Essa é uma ótima forma de agilizar a comunicação.

Leia mais

 

#8 Crie um cronograma

Para manter uma comunicação regular com os clientes pelo WhatsApp Business, você pode criar um cronograma de envio de mensagens. Isso manterá um diálogo organizado, te dará um norte de quais conteúdos enviar e em qual momento, além de manter a comunicação aquecida.

#9 Não deixe de lado o WhatsApp Web

O WhatsApp Business também pode ser utilizado pelo computador, o que torna tudo mais fácil ao receber ou responder mensagens. Você não precisa ficar com o celular na mão.

#10 Ofereça uma recompensa para capturar o número dos potenciais clientes

Oferecer alguma recompensa, como um material rico ou desconto, para capturar o contato de potenciais clientes, é uma excelente estratégia. Com ela, você passará a ter uma base de contatos de pessoas realmente interessadas no seu negócio.

Só não se esqueça da dica número dois: peça a autorização para se comunicar com os consumidores pelo WhatsApp.

 #11 Agradeça seus clientes

Envie mensagens adequadas e personalizadas para os seus clientes, agradecendo-os pelo contato, compra ou apresentado uma conquista da empresa na qual eles fizeram parte. Essa atitude criará um relacionamento mais próximo e humanizado, fazendo com que o cliente se sinta especial.

#12 Fique de olho nas estatísticas

Acompanhe as estatísticas disponibilizadas pela ferramenta, como quantidade de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

 

Curtiu todas as dicas de como realizar vendas pelo WhatsApp Business? Deixe a sua opinião nos comentários!

Leia também: Atendimento no B2B: fidelize seus clientes


Tags:







Quer ficar por dentro de todas as novidades?
Assine a newsletter da Bis