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Copa do Mundo 2022: como o seu E-commerce pode lucrar com a data

Júlia Proença | 24 de novembro de 2022

A Copa do Mundo 2022 finalmente chegou! Ela é o maior evento esportivo do mundo e só acontece a cada quatro anos.

Por isso, a empolgação do brasileiro já está em alta. Afinal, somos apaixonados por futebol e demonstramos esse amor de muitas maneiras diferentes.

Inclusive, é esta paixão que vai deixar a edição deste ano muito especial, ainda mais para o E-commerce. Isto é, sua Loja Virtual pode encontrar modos de participar dessa festa, independente do nicho do seu negócio.

Continue a leitura deste artigo e saiba como lucrar com a Copa do Mundo 2022!

Quando é a Copa do Mundo 2022?

A Copa do Mundo 2022 começou no dia 20 de novembro e a competição se estende até o jogo final, no dia 18 de dezembro.

Normalmente o evento ocorre entre os meses de junho e julho. Porém, devido às altas temperaturas do país-sede, o Catar (que no verão podem chegar aos 40º), o evento foi adiado para os meses de novembro e dezembro.

Essa mudança traz muitos benefícios para o E-commerce brasileiro, colocando o evento no meio de duas datas muito importantes, a Black Friday e o Natal. Isso sem contar que a Copa será no verão, época conhecida por suas confraternizações, que só serão beneficiadas com mais uma razão para comemorar.

Portanto, você precisa ficar de olho nas datas comemorativas, elas são muito importantes para o crescimento do seu E-commerce. Assim, é hora de aproveitar o impulso de um evento como a Copa, que vai colocar a sua Loja Virtual à frente de seus concorrentes.

Data dos jogos do Brasil na Copa do Mundo 2022
Data dos jogos do Brasil na Copa do Mundo 2022

A Copa do Mundo 2022 e a Black Friday

O Brasil faz sua estréia nos campos no dia 24/11, uma quinta-feira. Além de ser um período de muita torcida para os brasileiros, também é a véspera do maior evento de vendas do E-commerce, a Black Friday.

De acordo com informações do Google, a Copa do Mundo é um fator potencializador para várias categorias de produtos. Esses setores ficarão ainda mais atrativos com a junção das datas!

Categorias potencializadas pela Copa do Mundo 2022
Categorias potencializadas pela Copa do Mundo 2022

Além disso, segundo pesquisa da Nielsen, metade da população do Brasil pretende fazer compras na Black Friday para assistir à Copa do Mundo. Isso torna a BF a ocasião ideal para quem procura por preços amigáveis e quer aproveitar os jogos com conforto e estilo. 

O que vender na Copa do Mundo 2022?

Se você está se perguntando quais setor mais lucram com a Copa do Mundo, pode ter certeza que é um evento extremamente inclusivo. No entanto, algumas categorias ganham força com a data, como:

Lojas de roupas, por exemplo, podem aproveitar as cores do Brasil e montar looks inspirados no evento. Já as perfumarias e lojas de maquiagem encontram na data uma oportunidade de criar produções para os jogos e comercializar kits de cosméticos.

Inclusive, já pudemos ver a força da Copa do Mundo 2022 para impulsionar as vendas de um nicho. De acordo com informações do Radar Simplex, as vendas de TVs registraram um crescimento de 96% na terceira semana de novembro, quando comparados aos dados da semana anterior. 

Vendas de produtos nas três primeiras semanas do mês de Novembro
Vendas de produtos nas três primeiras semanas do mês de Novembro

Porém, se os seus produtos não estão contemplados nas categorias acima, fique tranquilo. 

As opções são infinitas quando colocamos a criatividade em campo!

Como se preparar para a Copa do Mundo 2022?

Apesar de a Copa do Mundo 2022 já estar em andamento, o seu E-commerce ainda pode colocar em prática algumas estratégias que vão te ajudar a aproveitar esse evento.

A competição terá duração de um mês, com a final do campeonato acontecendo apenas uma semana antes do Natal. Dessa forma, muitos clientes podem utilizar a ocasião e as promoções para fazer suas compras de final de ano.

Fique de olho nas nossas dicas de como aproveitar a ocasião e marcar um gol de placa!

1. Aposte nos produtos temáticos

Quando a Seleção Brasileira entra em campo, o amor nacional pelo futebol aflora. Então, utilize esse sentimento para lucrar, oferecendo produtos com as cores do Brasil nessa Copa do Mundo 2022.

Se o seu E-commerce oferta produtos diretamente relacionados à Copa, como televisores, camisas de time e roupas esportivas, invista em um estoque robusto.

Mas, utilizando a criatividade, uma grande variedade de produtos pode se tornar ideal para o evento. Faça bom uso das cores representativas do Brasil, como verde, azul e amarelo, oferecendo produtos nessa paleta. 

Lembre-se que seus clientes também podem apoiar outros países nessa Copa do Mundo. Então a criação de kits em cores que representem outras torcidas também pode ser uma saída criativa e inclusiva.

Oferte kits diferenciados para a Copa do Mundo 2022
Oferte kits diferenciados para a Copa do Mundo 2022

Aliás, segundo dados da OLX, os uniformes de times estrangeiros estão fazendo sucesso na plataforma. As camisas das Seleções Argentina e Alemã tiveram, respectivamente, 76% e 22% mais procura, quando comparados aos números do ano passado.

Já a camisa da Seleção Portuguesa, capitaneada por Cristiano Ronaldo, teve um aumento de 250% nas suas vendas, superando até mesmo o crescimento da Amarelinha, que foi de 121%.

2. Aproveite o apelo da Black Friday

Com a junção das duas datas, ofereça descontos em produtos temáticos da Copa do Mundo 2022 nesta Black Friday. A data, conhecida pelos seus descontos, só impulsiona as vendas do maior evento futebolístico.

Nossa equipe reuniu alguns dos dados mais importantes sobre esses dois grandes fenômenos. Veja o conteúdo completo com dicas e estratégias para o seu E-commerce neste vídeo!

3. Ofereça prazos atrativos para entrega

Saia na frente da concorrência oferecendo um prazo de entrega rápido e interessante para seus clientes. A Copa do Mundo 2022 terá uma duração de cerca de um mês, então se certifique que seus compradores recebam suas compras antes do final do evento.

De acordo com pesquisa da OpinionBox, 74% dos entrevistados pretendem assistir aos jogos da Copa do Mundo em casa. Isso significa que muitos usuários estarão à procura de peças e produtos para renovar o lar, que se torna um ponto de encontro para o campeonato. 

Para simplificar o processo, certifique-se da integridade do seu estoque e invista num pós-venda de qualidade. Neste momento, cultivar um relacionamento de qualidade com seus parceiros é essencial. 

4. Planeje suas ofertas de acordo com os jogos

O Brasil terá três partidas na fase de grupos desta Copa do Mundo 2022. Os jogos serão nos dias 24 e 28 de novembro e no dia 02 de dezembro. Os confrontos seguintes serão decididos de acordo com os resultados da primeira fase. 

Sabendo as datas dos jogos do Brasil, o planejamento e o alinhamento de ações promocionais é facilitado. 

Seu E-commerce pode oferecer promoções especiais atreladas aos resultados positivos da Seleção Brasileira. Uma boa opção é liberar descontos progressivos à medida que a Seleção balançar as redes. Cada gol vale uma porcentagem de descontos, que podem ser cumulativos. 

5. Esteja onde seu público está

De acordo com informações do Think With Google, 72% dos brasileiros pesquisam online antes de fazer suas compras. Ou seja, ter uma presença digital marcante ajuda a construir uma imagem mais sólida e respeitável para o seu E-commerce.

Num evento como a Copa do Mundo 2022, estar presente nas mesmas plataformas que seu público é indispensável. E um dos lugares mais populares são as redes sociais.

Cerca de 88% dos fãs de esportes brasileiros tendem a checar as mídias sociais durante os jogos, é o que diz a pesquisa da Nielsen. Além disso, o Brasil é o país com o maior número de buscas do assunto ‘futebol’.

Então planeje postagens e interações com o seu público para os horários dos jogos e suas comemorações. 

Destaque-se também criando conteúdos criativos, mas que tenham relação com seu ramo de atuação. Suas postagens podem variar entre comentários sobre os jogos, receitas dos países na disputa, curiosidades sobre a competição e mais.

Agora é só correr para o abraço

A Copa do Mundo 2022 tem tudo para ser a maior Copa de todos os tempos, tanto em audiência quanto em engajamento. Com as dicas que trouxemos no artigo de hoje, seu E-commerce também pode fazer parte desse grande evento.

E para mantê-lo sempre online e responsivo, com a melhor performance, você precisa contar com uma plataforma de primeira linha. Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba mais sobre os serviços que a Bis2Bis E-Commerce oferece para te manter sempre à frente da concorrência.

Especialista em E-commerce Bis2Bis
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