Os principais desafios do e-commerce para a Black Friday

8 de outubro de 2018

 

Planejamento de vendas, logística, atendimento ao cliente e suporte técnico da plataforma devem ser as prioridades do lojista para lucrar com a data

Todo ano no mês de novembro, uma data muito importante aumenta o faturamento para os e-commerces: a Black Friday. Tanto lojistas, quanto consumidores esperam pela dia ansiosamente.

Em 2018, a sexta-feira de promoções será no dia 23 de novembro. Segundo dados da Ebit sobre a Black Friday do ano passado, as vendas na data e na véspera no comércio eletrônico atingiram os R$2,1 bilhões. Foram totalizados 3,76 milhões de pedidos nos dois dias.

Para este ano, as projeções são de aumento no faturamento e também no ticket médio dos pedidos, que no ano anterior atingiu R$ 562. Porém, para que os ganhos sejam otimizados, é necessário que o lojista esteja capacitado para lidar com os principais desafios do e-commerce para a data. Veja quais são eles e confira soluções para garantir o crescimento das vendas na Black Friday!

 

Planejamento de vendas

Primeiro, é preciso ter em mente que não são apenas o preços baixos que trarão faturamento maior. É fundamental planejar as vendas de forma ampla, considerando todos os cenários de venda possíveis, para antecipar decisões e evitar problemas futuros. Entre os pontos que precisam ser planejados estão:

    • Organizar estoque: o aumento repentino nas vendas deve ser considerado. Por isso, a organização do estoque de produtos é primordial. Para que a loja consiga atender às demandas do período de promoções, é necessário manter o fluxo positivo no estoque.
    • Definir valores: o que mais atrai os consumidores nesta data são os descontos expressivos. O lojista deverá definir valores atrativos para o consumidor e lucrativos para a loja. O mesmo vale para valores de frete, entre outras ações promocionais.
    • Formas de pagamento: analise os sistemas de pagamento disponíveis e escolha a opção mais adequada ao seu e-commerce. A procura dos clientes por pagamento facilitado também é outro aspecto a ser ponderado. No planejamento de vendas, pense em ampliar as formas de pagamento, oferecendo várias opções de parcelamento ou ainda desconto para pagamentos à vista.
    • Políticas de troca e devolução: legalmente, o consumidor já dispõe do direito de arrependimento, que é de sete dias, de acordo com a Lei do E-commerce. No entanto, como diferencial, a loja pode oferecer possibilidades de troca bem estruturadas e que transmita confiança ao consumidor. No site, é importante que estas informações, explicando todas as etapas do processo de troca e devolução, estejam facilmente acessíveis e sejam claras.


Logística

Um fator importante, não só em época de Black Friday, mas no ano todo, é a logística do e-commerce. Prazos de entrega, a já mencionada política de troca e devolução, além do frete, figuram como motivos que levam os consumidores a terem receio de comprar online. Assim, se uma loja consegue executar estes processos de forma satisfatória, levando em conta os anseios do consumidor, poderá atingir inúmeros ganhos.

Com uma logística eficiente, os pedidos são sempre atendidos dentro do prazo, mesmo em períodos intensos de vendas, como é o caso da Black Friday. Com um planejamento de vendas eficaz, a distribuição das mercadorias é feita sem complicações. Fica mais fácil controlar entradas e saídas de produtos, determinar condições de armazenamento, embalagem, entre outros aspectos que influenciam no índice de satisfação dos clientes.

 

Atendimento ao Cliente

Manter um bom relacionamento com os clientes é a principal forma de fidelizá-los e de conquistar novos compradores. Assegurar que o consumidor tenha todas as dúvidas sanadas antes, durante e depois da compra agrega confiabilidade à loja. Dessa forma, os canais de contato e atendimento ao cliente devem ser largamente divulgados e permanecer ao fácil acesso de quem visita a loja virtual.

É importante lembrar que no comércio eletrônico, o horário comercial é de 24/7, logo, ferramentas de atendimento automatizado, como chatbots, podem ser excelentes alternativas para garantir que seu cliente seja sempre bem atendido, a qualquer hora.

 

Suporte

Por último, considerando um cenário otimista, de muitas visitas na loja virtual durante a Black Friday, é essencial que o lojista tenha suporte técnico da plataforma de e-commerce. Problemas técnicos podem acontecer a qualquer momento e ter uma plataforma eficiente, que ofereça suporte 24 horas, ajudará a alavancar as vendas durante um dos períodos mais importantes do ano para os lojistas.

Para saber mais sobre a plataforma Magento, utilizada pela Bis2Bis E-commerce, que oferece, entre inúmero recursos, suporte técnico atencioso e completo, clique aqui!

 

Gostou do texto? Deixe a sua opinião nos comentários!

Veja também: Datas comemorativas: como vender mais?


Tags:







Quer ficar por dentro de todas as novidades?
Assine a newsletter da Bis
Iniciar Conversa
1
Contato Comercial Bis2Bis
Olá,
Esse é um canal comercial da Bis2Bis Ecommerce.
Converse agora com nossa equipe de especialistas.