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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / Dia das Mães: agilize o processo de entrega nesta data
De acordo com a Ebit, empresa que avalia a reputação de lojas virtuais e é referência em dados sobre o mercado online no Brasil, no ano de 2018, o e-commerce faturou R$2,11 bilhões somente no Dia das Mães. Isso representou um aumento nominal de 12%, se comparado ao mesmo período do ano de 2017.
O Dia das Mães está entre as principais datas comemorativas que movimentam muito o mercado online no país. Diante disso, estar com o e-commerce preparado para receber altas demandas de pedidos é essencial e faz toda a diferença para o comprador.
Entretanto, além do e-commerce que deve ser rápido, ter boa usabilidade e informações necessárias para os consumidores comprarem com tranquilidade, a entrega também necessita de atenção especial. Atrasos ou envio de pedido errado não é algo que agrada os consumidores..
Pensando nesse ponto tão importante, preparamos esse texto com algumas dicas interessantes para você garantir, no Dia das Mães, uma entrega rápida e eficiente de todos os pedidos em seu e-commerce. Confira!
Para agilizar a entrega na data, deixar os produtos que estão em promoção ou possuem maior recorrência de compra com acesso fácil simplifica todo o processo. Como o estoque, geralmente, é separado pelas chamadas ruas, é interessante deixar esses artigos, por exemplo, na primeira rua e em uma altura e profundidade que não tornará difícil o alcance.
Se os responsáveis pela retirada dos produtos no estoque não sabem como funciona os processos, provavelmente haverá erros e, consequentemente, isso aumentará as chances da logística reversa. Para evitar isso, é de extrema importância que os colaboradores sejam muito bem treinados e saibam como agir em casos de imprevistos, principalmente em datas comemorativas em que o fluxo de pedidos aumenta bastante.
Se identificar alguma dificuldade entre os colaboradores, busque soluções rápidas para ajudar e, assim, tornar o trabalho mais ágil e eficiente. Em caso de novos colaboradores, a passagem por um treinamento completo se torna indispensável para não haver dúvidas.
Essa, talvez, seja a parte mais importante do processo, afinal, se o produto chegar errado na casa do consumidor, provavelmente ele pedirá a troca ou devolução do mesmo. E isso não é o que você quer, não é mesmo, lojista? A satisfação do consumidor deve estar sempre em primeiro lugar.
Por isso, assim como o processo de identificação do produto no estoque deve ser feita por uma equipe bem treinada, o ato de verificar se o produto retirado do estoque é o que o consumidor solicitou pela compra, também deve ser feito por pessoas preparadas.
Dica! Alguns e-commerces, para agilizar ainda mais o processo, ainda utilizam leitoras para verificação do pedido, atitude essencial principalmente em períodos de alta demanda. Além disso, o sistema Enterprise Resource Planning (ERP) contribui absurdamente para a gestão do estoque, permitindo uma visão ampla de todas as ações.
Saiba como estruturar a logística do seu e-commerce sem erro!
Contar com bons parceiros para realizar o transporte dos pedidos de seus consumidores é indispensável para que a entrega não atrase ou haja erros no momento da transportação. Esses parceiros devem cumprir as tarefas corretamente, sem, de forma alguma, prejudicar a imagem do seu e-commerce.
Para isso, avalie bem as transportadoras que realizarão o envio dos produtos e considere escolher uma transportadora que faça apenas rotas longas e outra que faça rotas mais curtas. O ideal é você prezar pela velocidade de entrega dos produtos.
Além das transportadoras, ter outros centros de distribuição permite agilizar ainda mais entrega. Os armazéns compartilhados possibilitam estocar parte dos seus produtos e entregá-los em locais mais próximos e de forma mais rápidas. O ideal, neste caso, é identificar quais cidades mais adquirem os produtos do seu e-commerce para ter esses centros próximos. Além disso, um sistema de gestão de estoque que unifique todos esses centros é essencial para um controle eficaz.
Atenção! Para assegurar ainda mais os compradores, estipule prazos de entrega concretos, para não haver atrasos e frustrar a expectativa do consumidor. O rastreamento de pedido é uma boa forma de fazer com que o consumidor acompanhe todo o caminho que o produto adquirido está fazendo até a sua casa.
Gostou de todas as dicas? Já está preparando o seu e-commerce para o Dia das Mães? Conte nos comentários!
CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.