Bis2Bis E-commerce

Transforme o Dia do Orgulho nerd em uma oportunidade de vender mais no E-commerce

Francisco Augusto | 10 de abril de 2024

O dia de celebrar a cultura Geek e Nerd está chegando e com ele, uma ótima oportunidade para conquistar esse público e faturar muito!

Conhecido internacionalmente, o Dia do Orgulho Nerd é comemorado no dia 25 de maio, mesmo dia em que o filme Star Wars foi lançado nos cinemas, em 1977.

A data ganhou força após um grupo de fãs de Douglas Adams, autor de Guia do Mochileiro das Galáxias, organizarem uma celebração à sua vida em 2001 nesse mesmo dia.

Desde então, o Dia do Orgulho Nerd ou Dia da Toalha se tornou recorrente nos calendários dos apreciadores da cultura pop, sendo marcado por eventos e movimentos que resgatam o tema.

Por isso, não entre em pânico!

Para ajudar sua Loja Virtual a ter uma vida longa e próspera, mergulhamos no universo geek para trazer as melhores práticas que vão te ajudar a aproveitar essa data e vender bem mais!

Quem comemora o Dia do Orgulho Nerd?

Apesar de serem, em muitos casos, atribuídas ao mesmo grupo de pessoas, os Nerds e os Geeks são diferentes em seus estilos de vida, mas têm perfis de consumo parecidos.

Enquanto os Nerds são conhecidos por serem mais intelectuais, os Geeks são famosos por apreciarem a cultura pop.

E ambos compreendem o grupo de pessoas conhecidas por consumirem tecnologia, videogames, livros, HQs, cosplays, filmes e séries.

Apesar de semelhantes, os nerds e os geeks tem gostos específicos diferentes.
Apesar de semelhantes, os nerds e os geeks tem gostos específicos diferentes.

Como eles consomem?

Os últimos dados sobre esse público são da pesquisa anual Geek Power, da Omelete Company, apresentada às vésperas da CCXP 2023.

Nas informações do Clube de Criação, 72,4% desses consumidores são da classe B ou C, 51,8% são homens e 53,3% se identificam como brancos.

Além disso, 66% dos Geeks tem entre 22 e 39 anos, 38% possuem ensino superior completo e mais de 70% consomem música pop e jogos eletrônicos.

O tipo de mídia preferido pelas mulheres são séries, livros e músicas – enquanto para os homens, filmes e jogos.

A CCXP ou Comic Con Experience é a maior convenção de cultura pop do mundo desde 2016. E o evento que melhor representa os Nerds e Geeks no país.

Fundada em 2014, a convenção brasileira atraiu quase 300 mil pessoas em 2023.

De acordo com o Sebrae, o mercado Geek movimenta, em média, 40% a mais do que outros consumidores nacionais.

O que também se reflete no faturamento relacionado a esse público: a ABRAL revelou que, no Brasil, o mercado Geek e Nerd movimentou R$21,5 bilhões só em 2021.Mundialmente, o número beira os US$300 bilhões.

Isso confirma que o setor Geek é um dos que mais crescem no Brasil!

O que eles consomem?

Já passamos por alguns dos produtos e assuntos favoritos pelo público do Dia do Orgulho Nerd.

Então, as Lojas Virtuais com mais potencial de vender para esse público são as de:

  • Eletrônicos e gadgets
  • Decorações
  • Jogos
  • Colecionáveis
  • Acessórios
  • Moda
  • Livros
  • Mídia (discos e filmes)
  • Itens criativos

Apesar disso, todos os segmentos podem vender bem no Dia do Orgulho Nerd.

Mas, para elevar os resultados, será necessário usar a criatividade – e as próximas dicas vão ajudar nisso.

Preparando a Loja Online para vender no Dia do Orgulho Nerd

O Dia do Orgulho Nerd é uma ótima oportunidade de manter as vendas da sua Loja Virtual em alta mesmo após o Dia das Mães.

E embora algumas das estratégias sejam comuns às duas datas comemorativas, selecionamos aquelas que fazem mais sentido para a ocasião.

Customize seu E-commerce

Crie banners customizados, destaque os produtos relativos ao Dia do Orgulho Nerd na página inicial e os recomende nas demais.

Quando você personaliza sua Loja Virtual para a data, você informa os consumidores e aumenta suas chances de ser lembrado.

Além disso, ao colocar os produtos relacionados em evidência, especialmente se o seu E-commerce for de um segmento pouco relacionável aos geeks e nerd, seu potencial de vendas aumenta.

Então capriche na customização!

Crie uma categoria exclusiva ou página especial

Na hora de promover o Dia do Orgulho Nerd em sua Loja Virtual, você pode criar uma categoria ou página especial que vai concentrar as informações e produtos relativos à data.

Isso contribui para o melhor ranqueamento do seu E-commerce nos buscadores e ainda possibilita expandir as interações com os consumidores.

Justamente por isso, essa pode ser uma ótima alternativa na hora de comunicar as ações promocionais aos clientes – sobre o que vamos falar a seguir.

Comunique a iniciativa aos clientes

Para que sua Loja Virtual venda muito Dia do Orgulho Nerd, os consumidores precisam saber das novidades.

Então comece divulgando a campanha nas redes sociais com antecedência.

Faça posts e stories entregando a seus seguidores informação e entretenimento, sempre relacionados a data – uma vez que, de modo geral, é isso que eles procuram nessas plataformas.

Ao partir dessa abordagem e então apresentar os produtos em destaque, você aumenta o potencial de penetração e conversão.

Mesmo assim, tenha em mente que cada público é único. Então divulgar diretamente as novidades também pode ser uma iniciativa válida e complementar aos conteúdos de entretenimento.

Além disso, crie e-mails personalizados incluindo os produtos e novidades!

Os e-mail marketing também são ótimas alternativas para informar os clientes sobre a campanha.

Aqui, você pode alcançar mesmo aqueles consumidores que estão há muito tempo sem comprar na sua Loja Virtual.

Por isso utilize textos persuasivos e capriche nos benefícios, como os descontos progressivos.

Os influenciadores digitais podem ajudar

Fazer parcerias com influenciadores de cultura pop ou que se comuniquem com o público do Dia do Orgulho Nerd é um ótimo caminho para alcançar mais consumidores.

Por serem figuras de autoridade e já contarem com um público próximo, os seguidores tendem a confiar e valorizar suas recomendações.

Mas antes de fechar qualquer acordo, se assegure de que seu nicho tenha afinidade com os seguidores do influenciador, principalmente se o assunto da sua Loja Virtual for distante dos interesses principais dos geeks.

Utilize o tráfego pago

O tráfego pago inclui, de forma simplificada, os anúncios que você faz através da internet, seja através do Google ou nas redes sociais.

Com ele, você leva a sua campanha para ainda mais consumidores em potencial, aumentando as chances de vender mais no Dia do Orgulho Nerd.

E ao combinar o tráfego pago aos conteúdos produzidos no item anterior, a confiança dos consumidores pode levar a ainda mais resultados!

Ofereça vantagens competitivas

No varejo, datas comemorativas são momentos onde os consumidores esperam obter vantagens para comprar.

Mas para além disso, esses mesmos “descontos imperdíveis” podem ser o divisor de águas para os consumidores desinteressados ou indecisos.

Então vá além e ofereça uma boa seleção de vantagens para o Dia do Orgulho Nerd que atraia a atenção dos clientes e converta muito mais!

Comece pelo planejamento

A antecipação é o segredo para o sucesso, especialmente se tratando de datas comemorativas no E-commerce.

Nesse momento, você pode preparar seu estoque para que os produtos relativos estejam disponíveis. Também será importante confirmar sua disponibilidade logística.

Além disso, providencie os recursos de comunicação e otimização do E-commerce. Nem todos os itens precisam ser incluídos dessa vez.

Para os próximos anos, no momento de organizar as campanhas da sua Loja Virtual, inclua o Dia do Orgulho Nerd!

Assim você evita ser pego de surpresa ou de deixar uma oportunidade passar.

Tenha uma Loja Virtual pronta para qualquer campanha. Escolha a Bis2Bis.

Agora que tem a estratégia para vender mais no Dia do Orgulho Nerd, você precisa de uma Plataforma de E-commerce com a tecnologia necessária para colocá-las em prática.

E com mais de 15 anos no mercado e mais de 4000 Lojas Virtuais lançadas, a Bis2Bis oferece toda a segurança que você precisa para vender online e expandir seu negócio.

Conte com servidores de alto desempenho, equipes preparadas para te ajudar em qualquer cenário e recursos exclusivos.

Na Bis2Bis desenvolvemos Lojas Virtual do zero, sob medida para a sua empresa.

Converse com um de nossos especialistas e descubra tudo Bis2Bis pode fazer para seu negócio:


Tags: