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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / Transforme o Dia do Orgulho nerd em uma oportunidade de vender mais no E-commerce
O dia de celebrar a cultura Geek e Nerd está chegando e com ele, uma ótima oportunidade para conquistar esse público e faturar muito!
Conhecido internacionalmente, o Dia do Orgulho Nerd é comemorado no dia 25 de maio, mesmo dia em que o filme Star Wars foi lançado nos cinemas, em 1977.
A data ganhou força após um grupo de fãs de Douglas Adams, autor de Guia do Mochileiro das Galáxias, organizarem uma celebração à sua vida em 2001 nesse mesmo dia.
Desde então, o Dia do Orgulho Nerd ou Dia da Toalha se tornou recorrente nos calendários dos apreciadores da cultura pop, sendo marcado por eventos e movimentos que resgatam o tema.
Por isso, não entre em pânico!
Para ajudar sua Loja Virtual a ter uma vida longa e próspera, mergulhamos no universo geek para trazer as melhores práticas que vão te ajudar a aproveitar essa data e vender bem mais!
Apesar de serem, em muitos casos, atribuídas ao mesmo grupo de pessoas, os Nerds e os Geeks são diferentes em seus estilos de vida, mas têm perfis de consumo parecidos.
Enquanto os Nerds são conhecidos por serem mais intelectuais, os Geeks são famosos por apreciarem a cultura pop.
E ambos compreendem o grupo de pessoas conhecidas por consumirem tecnologia, videogames, livros, HQs, cosplays, filmes e séries.
Os últimos dados sobre esse público são da pesquisa anual Geek Power, da Omelete Company, apresentada às vésperas da CCXP 2023.
Nas informações do Clube de Criação, 72,4% desses consumidores são da classe B ou C, 51,8% são homens e 53,3% se identificam como brancos.
Além disso, 66% dos Geeks tem entre 22 e 39 anos, 38% possuem ensino superior completo e mais de 70% consomem música pop e jogos eletrônicos.
O tipo de mídia preferido pelas mulheres são séries, livros e músicas – enquanto para os homens, filmes e jogos.
A CCXP ou Comic Con Experience é a maior convenção de cultura pop do mundo desde 2016. E o evento que melhor representa os Nerds e Geeks no país.
Fundada em 2014, a convenção brasileira atraiu quase 300 mil pessoas em 2023.
De acordo com o Sebrae, o mercado Geek movimenta, em média, 40% a mais do que outros consumidores nacionais.
O que também se reflete no faturamento relacionado a esse público: a ABRAL revelou que, no Brasil, o mercado Geek e Nerd movimentou R$21,5 bilhões só em 2021.Mundialmente, o número beira os US$300 bilhões.
Isso confirma que o setor Geek é um dos que mais crescem no Brasil!
Já passamos por alguns dos produtos e assuntos favoritos pelo público do Dia do Orgulho Nerd.
Então, as Lojas Virtuais com mais potencial de vender para esse público são as de:
Apesar disso, todos os segmentos podem vender bem no Dia do Orgulho Nerd.
Mas, para elevar os resultados, será necessário usar a criatividade – e as próximas dicas vão ajudar nisso.
O Dia do Orgulho Nerd é uma ótima oportunidade de manter as vendas da sua Loja Virtual em alta mesmo após o Dia das Mães.
E embora algumas das estratégias sejam comuns às duas datas comemorativas, selecionamos aquelas que fazem mais sentido para a ocasião.
Crie banners customizados, destaque os produtos relativos ao Dia do Orgulho Nerd na página inicial e os recomende nas demais.
Quando você personaliza sua Loja Virtual para a data, você informa os consumidores e aumenta suas chances de ser lembrado.
Além disso, ao colocar os produtos relacionados em evidência, especialmente se o seu E-commerce for de um segmento pouco relacionável aos geeks e nerd, seu potencial de vendas aumenta.
Então capriche na customização!
Na hora de promover o Dia do Orgulho Nerd em sua Loja Virtual, você pode criar uma categoria ou página especial que vai concentrar as informações e produtos relativos à data.
Isso contribui para o melhor ranqueamento do seu E-commerce nos buscadores e ainda possibilita expandir as interações com os consumidores.
Justamente por isso, essa pode ser uma ótima alternativa na hora de comunicar as ações promocionais aos clientes – sobre o que vamos falar a seguir.
Para que sua Loja Virtual venda muito Dia do Orgulho Nerd, os consumidores precisam saber das novidades.
Então comece divulgando a campanha nas redes sociais com antecedência.
Faça posts e stories entregando a seus seguidores informação e entretenimento, sempre relacionados a data – uma vez que, de modo geral, é isso que eles procuram nessas plataformas.
Ao partir dessa abordagem e então apresentar os produtos em destaque, você aumenta o potencial de penetração e conversão.
Mesmo assim, tenha em mente que cada público é único. Então divulgar diretamente as novidades também pode ser uma iniciativa válida e complementar aos conteúdos de entretenimento.
Além disso, crie e-mails personalizados incluindo os produtos e novidades!
Os e-mail marketing também são ótimas alternativas para informar os clientes sobre a campanha.
Aqui, você pode alcançar mesmo aqueles consumidores que estão há muito tempo sem comprar na sua Loja Virtual.
Por isso utilize textos persuasivos e capriche nos benefícios, como os descontos progressivos.
Fazer parcerias com influenciadores de cultura pop ou que se comuniquem com o público do Dia do Orgulho Nerd é um ótimo caminho para alcançar mais consumidores.
Por serem figuras de autoridade e já contarem com um público próximo, os seguidores tendem a confiar e valorizar suas recomendações.
Mas antes de fechar qualquer acordo, se assegure de que seu nicho tenha afinidade com os seguidores do influenciador, principalmente se o assunto da sua Loja Virtual for distante dos interesses principais dos geeks.
O tráfego pago inclui, de forma simplificada, os anúncios que você faz através da internet, seja através do Google ou nas redes sociais.
Com ele, você leva a sua campanha para ainda mais consumidores em potencial, aumentando as chances de vender mais no Dia do Orgulho Nerd.
E ao combinar o tráfego pago aos conteúdos produzidos no item anterior, a confiança dos consumidores pode levar a ainda mais resultados!
No varejo, datas comemorativas são momentos onde os consumidores esperam obter vantagens para comprar.
Mas para além disso, esses mesmos “descontos imperdíveis” podem ser o divisor de águas para os consumidores desinteressados ou indecisos.
Então vá além e ofereça uma boa seleção de vantagens para o Dia do Orgulho Nerd que atraia a atenção dos clientes e converta muito mais!
A antecipação é o segredo para o sucesso, especialmente se tratando de datas comemorativas no E-commerce.
Nesse momento, você pode preparar seu estoque para que os produtos relativos estejam disponíveis. Também será importante confirmar sua disponibilidade logística.
Além disso, providencie os recursos de comunicação e otimização do E-commerce. Nem todos os itens precisam ser incluídos dessa vez.
Para os próximos anos, no momento de organizar as campanhas da sua Loja Virtual, inclua o Dia do Orgulho Nerd!
Assim você evita ser pego de surpresa ou de deixar uma oportunidade passar.
Agora que tem a estratégia para vender mais no Dia do Orgulho Nerd, você precisa de uma Plataforma de E-commerce com a tecnologia necessária para colocá-las em prática.
E com mais de 15 anos no mercado e mais de 4000 Lojas Virtuais lançadas, a Bis2Bis oferece toda a segurança que você precisa para vender online e expandir seu negócio.
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Comunicólogo por formação. Zillenial apaixonado por tecnologia, cultura pop, música e podcast. Por aqui, falo principalmente sobre E-commerce, estratégia e marketing digital.