3 Dicas práticas de SEO para potencializar sua loja Magento

Galleger Ilhe | 8 de fevereiro de 2017

Um dos fatores responsáveis pela alta popularidade do Magento no universo do e-commerce é sua alta afinidade com SEO. A plataforma arquiteta toda a informação da loja de forma simples, fazendo com que o Google consiga decifrá-la facilmente, permite o cadastramento de um mesmo produto em várias categorias e estabelece URLs totalmente amigáveis, evitando que isso seja compreendido como duplicação de conteúdo, entre várias outras funcionalidades. E para que o empreendedor possa fazer uso de todo o potencial dessas funcionalidades, separamos algumas dicas para otimizar as ferramentas de SEO em lojas virtuais Magento. Confira!

Imagem de tela de computador com 3 dicas práticas de SEO sendo aplicadas ao Magento.

 

URLs

A plataforma permite optar por URLs totalmente amigáveis, ou seja, que levam palavras chaves relacionadas aos produtos, não possuem códigos, como o index.php, e que não conflitam entre si, como no caso de um mesmo produto em diferentes categorias. Para habilitar a funcionalidade basta optar por “sim” em “usar URL amigável” e por “não” em “Incluir código da loja nas URLs”. Dessa forma, os robôs das ferramentas de busca compreendem que as páginas apresentam conteúdo relevante e não são maliciosas para o usuário.

Em Sistema > Configuração > Catálogo > Search Engine Optimization opte por “não” no item “Use Categories Path for Product URLs”, caso contrário, o sistema adicionará o nome das categorias no caminho para a URL do produto; em seguida, altere “Canonical link meta tag” para “sim”. Isso tudo contribui para evitar que o buscador interprete o mesmo produto em várias categorias como conteúdo duplicado.

Cabeçalho

Primeiramente, é necessário permitir que os robôs façam a indexação do site. Para isso, siga o caminho: Sistema > Configuração > Visual > Cabeçalho html e troque “Robots Padrão” por “Index, Follow”. Depois, é preciso garantir que haja conteúdo para exibir, então complete o Título Padrão e Descrição Padrão. Além disso, coloque o nome da loja no campo Sufixo do Título, isso vai fazer com que ele apareça em todas as páginas. Vale destacar que os conteúdos a serem inseridos no título e descrição precisam ser muito detalhados e originais! Não adianta copiar a descrição do concorrente, porque os robôs detectam e a relevância da página cai consideravelmente.

Dê detalhes da aparência do produto, mas também destaque suas funcionalidades, vantagens, diferenciais, etc. Nesta parte inicial da página garanta também o uso de palavras-chave, pois os robôs dão alta relevância a isso. Vale ressaltar também que, ao contrário das páginas de produto, é importante garantir que páginas com informações, como política de troca, fale conosco – páginas que não vendam nada – não sejam indexadas. Para isso, selecione a opção “NOINDEX”.

Imagens

Talvez seja repetitivo, mas é necessário – invista em imagens produzidas, em alta resolução, em still, de vários ângulos, dos detalhes, ambientadas – no caso de móveis e decoração -, vestidas em modelos reais – no caso de roupas e acessórios -, etc para garantir a relevância na busca por imagens. Além disso, nomeie-as de acordo com os produtos, vale ressaltar: sem espaço, por exemplo: “chuteira-nike-mercurial-vortex-campo-azul.jpg”. Dessa forma, o mecanismo de busca consegue identificar as palavras-chave, o que contribui para aumentar a relevância à página.


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