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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / E-commerce B2B no Brasil: o que você precisa aprender
O e-commerce B2B no Brasil está ganhando cada dia mais notoriedade. Com os avanços realizados nesse setor, as vendas online já estão ao alcance da maioria da população.
A geração Y, por exemplo, está vivenciado o melhor da nova era tecnológica. Digo isso, pois vivemos em um mundo em constante evolução, tanto no e-commerce como em tecnologia, educação e sociedade.
Os avanços que antes levavam meses para surgir, hoje acontecem diariamente. É só ficar de olho nas notícias e você verá uma chuva de novas ideias acontecendo ao redor do globo.
Mas não precisa ir muito longe para perceber esse progresso. As empresas, aqui no Brasil, deram um salto de crescimento gigantesco nos últimos dois anos.
De acordo com o boletim realizado pelo Mapa de Empresas do Ministério da Economia, cerca de 1,4 milhões de empresas foram abertas entre Maio e Agosto de 2021. Apenas em Setembro de 2021, foram 328 mil novas empresas registradas.
Um número bem impressionante, não é mesmo?!
Mas estamos falando das empresas em geral. Quando olhamos para o E-commerce no Brasil, podemos notar que as vendas online estão no top 10 com a maior expansão neste segmento.
De acordo com um estudo realizado pela eMarketer em 2020, o Brasil ocupou o 7º lugar no ranking das empresas com maior percentual de vendas por e-commerce com 50,1% de crescimento no comércio varejista.
Essa evolução toda fez o e-commerce B2B amadurecer e crescer de maneira inovadora e expressiva. Podemos ver isso por meio do estudo realizado pela McKinsey em 2020, em que o E-commerce B2B cresceu em 62%.
Mas afinal, o que é realmente o E-commerce B2B que tanto estou falando?
Quando uma empresa (CNPJ) faz transações comerciais com outra empresa (CNPJ), estamos falando de um relacionamento entre negócios, por isso o nome: Business to Business.
Mas essa é a definição mais simplificada de tudo o que o E-commerce B2B significa. Vou explicar melhor sobre este modelo de negócio e tudo o que ele abrange.
Como introduzi no capítulo acima, E-commerce B2B é quando uma empresa, que vende para outras empresas, comercializa seus produtos no meio digital.
Uma maneira de exemplificar uma relação de E-commerce B2B é uma empresa de laticínios que mantém em sua loja virtual uma parceria com algum mercado, e os pedidos para reposição são feitos completamente pela plataforma do E-commerce. É um atacado que se comunica com o varejo para que esse, por sua vez, se comunique com o consumidor final.
A Bis2Bis E-commerce, inclusive, também é uma empresa que vende soluções para outras empresas.
Tendo o E-commerce B2B esclarecido, vamos falar um pouco mais do que engloba o E-commerce B2B que o diferencia do modelo B2B tradicionalmente conhecido.
Quando você migra a sua empresa B2B para o digital, o controle sobre seus representantes, suas mercadorias e até com as indústrias que você se relaciona, fica mais otimizado. É possível, através de um clique, acompanhar o decorrer de cada processo das vendas e faturamentos.
O representante comercial do seu negócio tem acesso imediato ao estoque, novos produtos e catálogos sem precisar carregar caixas e malas de um lugar a outro. Sem contar que a atualização é imediata.
Praticidade e eficiência na palma da sua mão.
Com todas essas vantagens, o Brasil vem se beneficiado fortemente no novo cenário.
Começando pelo ano de 2020, o Brasil apresentou um crescimento de quase 57% em vendas no E-commerce em relação ao ano de 2019 de acordo com um relatório disponibilizado pela Compre&Confie.
Tal dado mostra que, durante a pandemia, os consumidores expandiram o comércio eletrônico, passando de compras que eram comuns, como vestuário e móveis, para produtos de alimentação, bebidas e, até mesmo, itens para os pets.
Toda essa eclosão no ano de 2019 e 2020 acarretou em uma evolução exponencial, apontando um crescimento de vendas final no ano para o e-commerce em 73,88% de acordo o índice MCC-ENE.
Esse cenário geral do comércio eletrônico fez com o que o E-commerce B2B no Brasil se destacasse. Isso porque as indústrias precisavam, cada vez mais, se aproximar de seus representantes e do varejo, o que permitiu um crescimento significativamente maior que nos anos anteriores.
O primeiro semestre deste ano registrou o total de R$53,4 bilhões em vendas no segmento eletrônico, de acordo com a pesquisa realizada pela Nielsen.
Com todo esse saldo positivo para o E-commerce B2B no Brasil, é certo afirmar que o ano de 2022 será ainda melhor para o digital.
Enxergar o crescimento deste modelo de negócio é muito bom, mas melhor que isso é entender os benefícios que vem junto com o desenvolvimento de um E-commerce B2B. Então, para te deixar ainda mais animado, vou discorrer sobre as 3 principais vantagens deste segmento.
Ao transformar a sua empresa em um E-commerce B2B, as barreiras geográficas são quebradas. O globo inteiro se torna seu potencial cliente.
Mas como isso é possível?
Para conquistar a capilaridade comercial tão sonhada, é necessário uma digitalização dos processos de venda e atendimento, criando uma automação comercial completa da sua loja virtual.
Ao entrar para o digital, o seu estoque não precisa mais estar preso apenas a um centro de distribuição. É possível dividi-lo em 4, 5 ou mais CD’s. Assim, toda venda realizada será otimizada e os custos reduzidos por conta da localização.
Em uma live que fiz junto com Rodrigo Nakagaki, CEO da Nakarod, falamos sobre capilaridade e autonomia comercial, clique aqui e entenda mais sobre este tópico.
Esta é uma das vantagens do E-commerce B2B que mais atrai os usuários desse modelo de negócio.
O jeito tradicional utilizado é composto por uma rede de comunicação extensa até chegar ao consumidor final. Desde as indústrias, aos representantes até chegar aos lojistas. Mas hoje existe uma grande oportunidade de achatar todo esse processo.
É possível, através do E-commerce B2B, dividir os seus clientes por categorias, personalizar as formas de pagamento, tornar o processo todo ainda mais rápido e funcionando 24 horas por dia.
O representante comercial do seu negócio continua na ativa, utilizando a própria plataforma de E-commerce B2B para realizar os pedidos e entrar em contato com fabricantes e consumidores finais.
Para complementar esse conteúdo, assista à palestra que tive o prazer de participar no Fórum da Indústria Digital. Nele apresento dois cases de sucesso em que a autonomia comercial está em evidência.
A redução de custos acontecerá por diversos pontos. Um deles é pela possibilidade de redução dos impostos gerados nas vendas em diferentes localidades. Inclusive, falei sobre isso junto com o Diego Padilha, Diretor da Integra.do, que é um das empresas parceiras da Bis2Bis E-commerce.
A redução da carga tributária pode ser expressiva com o E-commerce B2B e as integrações certas para o seu negócio.
Outra maneira de reduzir os custos através do E-commerce B2B é com a diminuição dos erros operacionais, que naturalmente acontece ao digitalizar a sua operação.
Ou seja, ao fazer um pedido, pode acontecer diversos imprevistos que deixam os processos da sua empresa menos eficientes. Ao colocar a sua operação no E-commerce, esses erros são facilmente corrigidos através de ferramentas e módulos específicos.
Agora que você já sabe como funciona um E-commerce B2B no Brasil e todas as suas vantagens, vou falar sobre os 4 primeiros passos neste processo.
É o momento de pegar a sua lista de clientes e potenciais clientes para estreitar os laços. Fortaleça o relacionamento com esses contatos, perguntando a eles como você pode melhorar a experiência de compra.
Assim que coletar as respostas, trace um plano para avaliar e implementar as sugestões no seu projeto de E-commerce.
Pense em fazer da sua loja virtual uma experiência enriquecedora para os seus consumidores, e assim aumentar as chances de fidelização e crescimento da taxa de conversão.
Para isso, foque na usabilidade do seu E-commerce. Todos os detalhes são importantes e vão contribuir para a reputação da sua marca no digital.
É essencial saber como o mercado que você atua tem se comportado. Isso irá facilitar o desenvolvimento de anúncios e conteúdos para o seu posicionamento no digital.
Estar no meio digital é estar a par de todas as inovações tecnológicas. O que significa que o seu E-commerce ganhará mais visibilidade e autoridade ao se manter atualizado.
E falar do digital sem falar de tecnologia é uma missão quase impossível! Mas qual a real importância da tecnologia para o E-commerce B2B no Brasil?
A tecnologia está presente em tudo o que fazemos, todos os dias. Seja no despertador, seja na cafeteira que você usa ou até para pedir um carro por aplicativo.
Tudo é tecnologia. E ela está em constante evolução desde o século 18 com a revolução industrial e o surgimento das máquinas.
Ter essa evolução, para o E-commerce B2B, significa o aprimoramento do ecossistema completo. Ou seja, a aplicação de melhorias para automatização de todos os processos, desde pedidos até o lançamento de uma venda.
Tendo isso em mente, é extremamente relevante entender que tecnologia e E-commerce B2B andam de mãos dadas.
E com todas essas informações reunidas, é primordial escolher a plataforma certa para estabelecer o seu E-commerce B2B.
Ter esse panorama sobre o E-commerce B2B no Brasil, com toda certeza te deixou ansioso para iniciar o seu.
E para dar esse passo tão importante, é necessário pesquisar bem a plataforma de E-commerce B2B perfeita para o seu negócio.
E é exatamente sobre os critérios necessários para escolher a melhor plataforma de E-commerce B2B que falarei no próximo artigo. Então, fique atento ao nosso blog.
Aqui na Bis2Bis E-commerce, temos uma equipe especializada, atualizada e completamente engajada no segmento do E-commerce B2B. Sei que temos a solução perfeita para a sua empresa.
CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.