E-commerce de supermercado: usabilidade na loja virtual

Galleger Ilhe | 19 de outubro de 2021

Entenda como melhorar a usabilidade da sua loja virtual e aumentar os resultados do e-commerce de supermercado.

Se tem algo que sempre será  necessário e presente na rotina de consumo das pessoas, são os supermercados.

Nichos de necessidade básica como esse são capazes de sobreviver às mais diversas turbulências do mercado, mas também precisam se adaptar às mudanças.

Após o período inicial da pandemia, foi visível o crescimento de todos os segmentos no meio digital. Pesquisas apontam que, no último ano, cerca de 789 novas lojas virtuais foram criadas por dia.

E você, acompanhando as tendências e necessidades do mercado, também precisa pegar uma fatia dessa torta.

O número de restaurantes que foram abertos nos últimos meses trazem uma perspectiva excelente para os outros setores do ramo alimentício.

E sabe o por quê? Assim como todos os outros produtos, alimentos podem até sofrer com a inflação, mas, independente da variação de preço, nunca deixamos de nos alimentar.

E falando em alimentar, essa é a indústria que vem nutrindo de maneira expressiva o e-commerce atualmente, como você pode perceber.

Já parou para pensar no iFood?

Antes dos impactos da pandemia, 160 mil estabelecimentos estavam cadastrados no aplicativo. Com a nova realidade do mercado, cerca de 52 mil novas empresas entraram neste marketplace para vender COMIDA.

Mas não foi somente o aplicativo de delivery que deu esse grande salto. 

Venda de alimentos em plataformas de Marketplace

Além de marketplaces do nicho de alimentos e bebidas como o iFood, o segmento também ganhou relevância em outras plataformas que oferecem produtos de categorias diversas como a Americanas e o Mercado Livre.

A Lojas Americanas é um grande exemplo de marketplace que aumentou suas vendas significativamente ao adicionar a categoria de alimentos e bebidas.

Na loja online você encontrará desde salgadinhos até produtos de limpeza. De roupa de cama até itens de decoração.

O Mercado Livre é outro exemplo excelente de plataforma de marketplace que começou a oferecer itens de grocery em seu portfólio de produtos.

Essa tendência que vemos nas maiores plataformas de Marketplace do mercado confirma o crescimento e a importância do segmento de alimentos e bebidas para o E-commerce. Afinal, as gigantes do digital estão olhando para o setor.

Por isso, é interessante notar que mesmo os marketplaces fora do ramo alimentício estão à procura de itens de grocery.

E você ainda tem dúvidas sobre o poder desse nicho?

Assim como todos os nichos de mercado, o segmento de supermercado possui necessidades e demandas específicas que precisam ser consideradas. Veja a seguir como funciona o Workflow de um E-commerce de Supermercado.

Workflow de um E-commerce de Supermercado

Na imagem abaixo, coloquei de maneira clara para que veja detalhadamente como funciona um workflow do e-commerce de Supermercado.

Workflow de e-commerce de supermercado que precisa ser avaliado.
Workflow para e-commerce de supermercado que precisa ser avaliado.

Aqui temos dois pontos de atenção específicos do setor. O primeiro deles é a edição do pedido.

Quando pensamos na separação dos itens, é importante entender que alguns pedidos precisarão ser alterados. Isso acontece porque determinados produtos podem estar indisponíveis na loja física devido ao grande giro de estoque dos supermercados. 

Assim, é preciso que o seu E-commerce tenha uma funcionalidade específica do setor que é a possibilidade de edição do pedido pelo atendente da sua loja.

Essa situação influencia também no segundo ponto de atenção deste workflow: o pagamento. Ao editar o pedido do cliente, o valor final do carrinho será alterado, para mais ou menos. 

Dessa forma, é essencial que o método de pagamento do seu E-commerce seja compatível a este padrão de consumo dos E-commerces de Supermercado.

Entendendo esses pontos que destaquei, você estará mais perto de tornar o seu e-commerce de supermercado ainda mais preparado.

Estes são alguns detalhes específicos presentes no workflow para e-commerce de supermercado. Para evoluir a sua operação e aumentar a taxa de conversão da sua Loja Virtual é preciso pensar além.

E-commerce de Supermercado: o poder da usabilidade

Falamos então como o segmento de alimentos e bebidas tem participado cada vez mais do portfólio de produtos de diversos marketplaces. Mas você deve estar se perguntando em que parte o seu supermercado entra nisso.

Primeiro você precisa entender que o crescimento exponencial do seu e-commerce está atrelado a diversas variáveis. Contudo, um dos principais fatores que você precisa se dedicar é a comunicação com o consumidor da sua Loja Virtual. 

E isso é feito por meio da entrega da melhor experiência de compra digital.

Mas como aplicar esse conceito na sua Loja Virtual?

A palavra chave é: usabilidade no e-commerce.

Pensar na forma como o consumidor irá navegar dentro da sua loja virtual está diretamente relacionado ao aumento da taxa de conversão do seu e-commerce.

Essa experiência é chamada de UX Design. Já falei sobre esse tema aqui no blog da Bis2Bis com mais profundidade.

Além disso, temos também um e-book completo em que você vai aprender a aplicar todas essas técnicas na sua loja virtual.

Padrão básico de E-commerce de Supermercado

A imagem abaixo ilustra o layout de E-commerce de Supermercado básico. Aqui temos alguns módulos essenciais como banners, menu de categorias, informações básicas e ofertas.

O padrão básico para e-commerce de supermercado.
O padrão básico para e-commerce de supermercado.

Porém, em uma configuração como essa, são necessários diversos cliques para que o consumidor consiga acessar os produtos que ele deseja, visto que a compra de supermercado envolve a adição de dezenas de itens de diferentes categorias no carrinho. 

O que a usabilidade faz para o seu e-commerce é FACILITAR a navegação e busca do consumidor.

Isto é,  a usabilidade no e-commerce de supermercado é entender o comportamento e as necessidades do seu público e traduzi-las por meio de uma comunicação eficiente.

Ao utilizar ferramentas grátis e robustas como o Google Search Console, você vai saber quais itens têm mais saída e em qual dia da semana eles são mais procurados.

Por exemplo, terças e quartas são dias conhecidos como “Dia de Feira”. Sabendo disso, você pode programar banners com produtos desta categoria para serem expostos na Homepage do seu E-commerce de Supermercado nas datas mais estratégicas. 

Ou seja, usabilidade é entender como o seu consumidor pensa e age no meio digital em cada região que é atendido e traduzir esses comportamentos em funcionalidades que vão melhorar a experiência do seu cliente

Aos finais de semana, o que tem mais saída na sua loja virtual?

Evolução da usabilidade no E-commerce de Supermercado

Pensando em todos os desafios de um E-commerce de Supermercado, desenvolvemos aqui na Bis2Bis diversas soluções de usabilidade para evoluir a experiência do consumidor nas lojas virtuais.

A evolução da usabilidade no e-commerce de supermercado.
A evolução da usabilidade no e-commerce de supermercado.

Neste layout para e-commerce, as principais informações do segmento são dispostas de forma organizada e pensadas conforme o comportamento do usuário.

Logo na Homepage, o visitante da Loja Virtual encontra todas as informações que precisa para começar a navegar e fazer as compras.

O banner em mosaico mostra as principais ofertas e produtos. O menu de categorias é estruturado conforme o comportamento do público. Os reforços visuais deixam a navegação mais agradável e intuitiva.

Para entender como melhorar ainda mais a usabilidade do seu E-commerce de Supermercado, separei 7 dicas essenciais. Confira a seguir!

7 Dicas de usabilidade no E-commerce de Supermercado

1. Múltiplos centros de distribuição

Ao entrar na loja virtual do seu supermercado, é muito importante que o consumidor tenha acesso à região e à loja física  que ele estará acessando.

Por exemplo, na mesma cidade você pode ter 3 ou quatro lojas físicas e o consumidor pode selecionar com qual dessas unidades ele realizará sua compra. 

Além da disponibilidade de produtos e gestão do estoque, a escolha do centro de distribuição também impacta diretamente nos horários de entrega e retirada disponíveis.

Solução para e-commerce de supermercado com multiplos centros de distribuição
Solução para e-commerce de supermercado com múltiplos centros de distribuição

Por isso, a minha primeira dica é que logo no topo da página do seu e-commerce de supermercado, esteja constantemente visível qual loja o consumidor está navegando.

Além disso, disponibilize no rodapé da página as informações de horários disponíveis para entrega da mercadoria.

2. Ordem de disposição dos produtos na página inicial 

Vamos pensar no primeiro contato do consumidor com a sua loja virtual?

Ao abrir o seu E-commerce de Supermercado, o consumidor será diretamente exposto à homepage. Assim, você precisa disponibilizar as principais informações que o cliente está esperando receber como as ofertas do dia, os itens que ele mais procura e os produtos em destaque.

Para aplicar isso na sua loja virtual, minha segunda dica é utilizar banners em formato mosaico. Assim, o cliente terá acesso fácil a tudo o que ele precisa, a um só clique de distância.

No e-commerce de supermercado a ordem de disposição dos produtos na página inicial é extremamente importante.
No e-commerce de supermercado a ordem de disposição dos produtos na página inicial é extremamente importante.

Para organizar essa parte da sua loja virtual, é importante fazer análises constantes de item por item com mais saída no seu e-commerce.

O principal motivo é compreender que a ordem de leitura padrão é da esquerda para a direita, de cima para baixo. Então os itens com mais saída devem estar dispostos nessa ordem.

Ao conversar com nossos especialistas, eles poderão te orientar de maneira mais eficiente e personalizada de acordo com as necessidades do seu e-commerce de supermercado.

Este planejamento vai tornar a ação do consumidor otimizada e fluida, aumentando a taxa de conversão da sua loja virtual.

3. Organização das Categorias

O menu de categorias é um dos principais pontos de atenção que você deve se dedicar no seu E-commerce de Supermercado. 

Nesta parte, seguimos a mesma lógica da disposição dos banners: organize as categorias conforme o padrão de leitura ocidental. Assim, a primeira decisão a ser tomada é quais itens dispor no menu e em qual ordem.

Organização das categorias no e-commerce de supermercado precisam ser organizadas com os itens com mais saída no lado esquerdo.
Organização das categorias no e-commerce de supermercado precisam ser organizadas com os itens com mais saída no lado esquerdo.

A organização dos itens, assim como falado no tópico acima, deve ser dos mais vendidos para os menos vendidos.

Uma maneira de entender sobre o que tem mais saída e maior busca dentro da sua loja virtual é através do Google Analytics e o Google Search Console.

Essas ferramentas vão te entregar relatórios com métricas importantes para a tomada de decisão. Isso porque elas quantificam a interatividade do usuário, mostram a taxa de clique em cada categoria e quais páginas têm sido mais acessadas. 

É importante também utilizar ícones na parte superior da tela de navegação. Essa é outra maneira que sugiro ao pensar na usabilidade do e-commerce de supermercado.

4. Campo de busca

Outra dica importante é a usabilidade no campo de busca.

É preciso estar atento a alguns fatores importantes relacionados a esta questão. O primeiro ponto que vai ajudar na hora de transformar a sua loja virtual são as nomenclaturas utilizadas em cada região, por exemplo: mandioca/macaxeira.

A usabilidade na hora de procurar por um produto precisa ser direcionada também para captar variáveis de escrita ou descrição do produto. Podendo sugerir o que o consumidor gostaria de procurar e, assim, mostrar todas as opções possíveis.

O campo de busca para o e-commerce de supermercado precisam ser contemplar todas as variáveis de escrita e regionalidade do seu negócio.
O campo de busca para o e-commerce de supermercado precisam ser contemplar todas as variáveis de escrita e regionalidade do seu negócio.

5. Etiquetas

Chegamos a um ponto que também é bem específico do e-commerce de supermercado: as etiquetas.

Em um ambiente físico de compras, ao fazer a busca pelos itens desejados, o consumidor tende a dar voltas e mais voltas dentro da loja ao “lembrar” daquilo que precisa. Consequentemente, a quantidade de itens no carrinho é maior, podendo chegar a centenas.

Por isso, é preciso organizar visualmente a compra desse segmento. Assim, evoluímos a usabilidade do seu E-commerce de Supermercado.

Mas como?

Uma das soluções que desenvolvemos na Bis2Bis é colocar etiquetas que identificam se o consumidor já inseriu determinado item dentro do carrinho. Aqui tem um exemplo de como fazemos isso na prática:

No e-commerce de supermercado é essencial colocar etiquetas de identificação.
No e-commerce de supermercado é essencial colocar etiquetas de identificação.

Dessa maneira, o consumidor terá um lembrete visível de que aquele item já se encontra no carrinho, elevando a experiência dentro da sua loja virtual.

Outra solução neste segmento é usar etiqueta promocional ou de clube de compras do seu negócio. Proporcionar todas as informações sobre o produto que o consumidor deseja, sem precisar abrir a página completa, transforma a experiência de compra.

 6. Lista de compras

Além de melhorar a usabilidade da sua Loja Virtual, permitir que o usuário crie listas de compra personalizadas no seu E-commerce de supermercado pode aumentar o ticket médio do seu negócio e garantir a recorrência de compra. 

Sugerir listas prontas de receitas ou ocasiões específicas como um churrasco ou jantar com os amigos é outra estratégia que facilita a navegabilidade da sua Loja e melhora a experiência que o seu E-commerce oferece aos consumidores. 

Na imagem a seguir coloquei um exemplo da lista de compra através de uma receita:

Lista de compras para e-commerce de supermercado pode aumentar o ticket médio do seu negócio e facilitar a jornada de compra do usuário
Lista de compras para e-commerce de supermercado pode aumentar o ticket médio do seu negócio e facilitar a jornada de compra do usuário

Para fazer este bolo de chocolate, o consumidor tem disponível em uma só página todos os produtos que ele precisa. A lista já está completa para já fechar o carrinho e ir para o checkout.

7. Checkout

Chegamos na última dica e ela merece uma atenção especial.

Você pode ter feito um trabalho excelente em toda a sua loja virtual, mas é nessa última etapa que o encanto final acontece.

Seu consumidor fez uma compra incrível, com uma variedade grande de itens. Ou seja, passou um bom tempo navegando pelo seu E-commerce e quer finalizar a compra de maneira simples e rápida.

Qual a maneira ideal para fazer isso acontecer?

A melhor solução é o Checkout Otimizado.

O checkout do seu E-commerce de Supermercado deve ser otimizado para que o cliente conclua a compra na sua Loja Virtual.
O checkout do seu E-commerce de Supermercado deve ser otimizado para que o cliente conclua a compra na sua Loja Virtual.

Esse é o modelo de One Page Checkout, ou seja, uma página única para o finalizar a compra. Nela constam todas as informações necessárias para que o usuário não precise abrir outras abas.

São dispostas as informações de endereço, método de envio, modo de pagamento e detalhamento de toda a lista de compras, tudo na mesma página.

Usabilidade e UX Design unidos para trazer o melhor para o consumidor.

O desafio de todo e-commerce de supermercado

Desafios existem para serem vencidos. E aqui na Bis2Bis, nossa equipe se dedica diariamente para encontrar as melhores soluções e desenvolver a tecnologia necessária para sanar as demandas e necessidades do seu negócio.

Acreditamos que, no processo de venda online, uma comunicação eficiente é a chave para aumentar a taxa de conversão e oferecer a melhor experiência de compra.

Assim, é preciso que a sua loja virtual facilite ao máximo a navegação do consumidor.

É importante ressaltar que, quanto mais intuitivo o seu e-commerce for, mais tempo de permanência o usuário terá dentro da sua Loja Virtual. Dessa forma, é mais provável que o consumidor finalize a compra.

E as dicas deste artigo vão certamente te ajudar a melhorar cada vez mais o seu E-commerce de Supermercado. Para entender como aplicar todas essas funcionalidades também na sua Loja Virtual , fale com um de nossos especialistas!

Você também pode criar loja virtual de sucesso. Fale com um especialista em vendas online!
Você também pode criar loja virtual de sucesso. Fale com um especialista em vendas online!

 


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