Como Tudo ComeçouO Ponto de ViradaComo a Bis2Bis impactou a...
R$ 7.2
+ 4.000
Lojas Lançadas
+ 16 anos
de mercado
+ 70 mil
Transações diárias
Números que contam nossa história
construída pelo sucesso de cada cliente.
Como Tudo ComeçouO Ponto de ViradaComo a Bis2Bis impactou a...
Por que Investir em um E-commerce de Tabacaria?O Que é...
Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / E-commerce seguro: o certificado SSL é suficiente?
A segurança em um e-commerce é determinante na decisão de compra. É o que disseram 68% dos consumidores questionados no relatório Webshopper e E-Bit/Buscapé, divulgado em 2016.
Tamanha a importância da segurança no e-commerce, ela não pode ser negligenciada pelos lojistas. Por isso, é essencial oferecer um site seguro para seus clientes.
Entre os recursos disponíveis para uma página segura, está o certificado SSL. Com ele, sua loja será vista como confiável, não só pelos clientes, mas também por mecanismos de busca e dessa forma será melhor ranqueada no Google, por exemplo.
Padrão internacional, o SSL (Secure Sockets Layer) é um protocolo de segurança para troca de informações privadas. Quando o usuário acessa um site que tenha um servidor habilitado para o SSL, ele começa a funcionar automaticamente. Para identificar se o site tem essa tecnologia, basta observar a URL, ela aparecerá como https, o “s” indicando “secure”. Além do ícone do cadeado, o qual também indica que o certificado está presente no site.
Com o Secure Socket Layer, as informações trocadas pela internet são criptografadas antes de chegarem a outro servidor, dessa forma, dados como e-mail ou conta bancária, não podem ser interceptados no meio do caminho. Caso isso aconteça, a empresa dona da loja virtual pode ser responsabilizada por lesão ao cliente. Mais um argumento para você utilizar o protocolo.
A principal função do SSL é proteger na troca de dados, mas o certificado também ajuda a evitar o phising. Prática que acontece quando invasores enviam e-mails aos clientes se passando pela empresa a fim de copiar informações enviadas durante a transação.
Atualmente o SSL é o mais utilizado pelos sites e passou a ser elemento básico para a troca de informações em um e-commerce. Contudo, apenas o SSL não garante que seu site seja 100% seguro. Existem outros perigos pelos quais as páginas podem estar expostas.
Entre eles, está o malware, um software que se infiltra no servidor e pode ter acesso ao banco de dados da empresa. Além de poder mudar o layout e as informações do site, tais como preços ou imagens de produto.
Se a sua página não estiver protegida contra o malware, ela pode entrar para as blacklists, listas que relacionam sites infectados. Quando os navegadores identificam que um site sofre o ataque de malware, avisa rapidamente o usuário, o qual recebe a informação: “esse site não é confiável”. Para que sua página não entre para essas listas, o uso de um anti-malware é indispensável.
Além disso, é interessante realizar análises constantes da vulnerabilidade do site, o que é conhecido como blindagem. Isso também reduz as chances do site sofrer ataques.
A credibilidade das tecnologias de segurança fortalecem a confiança do cliente na sua marca, além de favorecer sua página no ranqueamento de mecanismos de busca. Não deixe de investir em uma conexão segura para seu cliente.
Quer saber mais? Deixe sua pergunta nos comentários!
CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.