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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / E-mail marketing pode impulsionar seu negócio
Bem antes da popularização das mídias sociais, o e-mail já era uma ferramenta revolucionária na comunicação entre consumidores e marcas. Ele foi, por muito tempo, uma ligação entre os dois pontos via internet, que agilizava e simplificava o processo de responder dúvidas e solucionar reclamações dos clientes.
As empresas também viram, nessa ferramenta, uma oportunidade de tornar mais efetiva a conversa entre marca e público-alvo. Assim, surge o e-mail marketing.
Ainda que o e-mail marketing possa contribuir para consolidar sua relação com os clientes e, logo, alavancar suas vendas, de nada adianta disparar e-mails sem ter uma estratégia definida. Determinar o objetivo a ser alcançado é essencial para o sucesso da sua campanha. Dessa maneira, existem práticas que possibilitam atingir melhores resultados. Confira algumas delas:
É preciso saber como a empresa pode contribuir para a rotina dos consumidores. Caso contrário, será apenas mais uma marca ofertando seus produtos sem nenhum diferencial. Atente-se à persona que o seu negócio atinge e elabore um plano de execução se baseando nas dores dela.
Já ouviu o ditado “quem não arrisca não petisca”? Ele também se aplica ao planejamento do e-mail marketing. Isso significa que a empresa terá mais acertos depois de testar diferentes maneiras de atingir o público-alvo. Permita-se errar no começo para chegar à comunicação ideal. Teste títulos diferentes, novas estruturas de texto e acompanhe suas conversões para saber quais combinações dão mais resultado.
Enviar e-mails sem ter um cronograma é perda de tempo. Nesse caso, o planejamento é ponto primordial para concretização das estratégias. Tenha uma organização antecedente, ou seja, elabore uma agenda ainda no mês anterior aos envios. Atente-se a pontos como o melhor horário para publicar e os dias com maior engajamento. Isso vai facilitar o processo e aumentará o retorno dos consumidores.
Um tópico essencial na organização é a definição de temas. Determinar quais assuntos serão abordados em cada conteúdo é o primeiro passo para alcançar os objetivos de forma coordenada. Essa prática vai acelerar os processos de envio e facilitar a gestão da marca em busca de novos compradores.
Mesmo com o crescimento da comunicação nas mídias sociais, o e-mail marketing continua sendo um instrumento poderoso para captar clientes de forma ágil e eficiente.
Segundo estudo da Radicati, empresa de pesquisa de mercado, a expectativa é de que, até o final de 2019, 2,9 bilhões de pessoas no mundo estejam usando ao menos um e-mail. Dessa forma, seu uso é capaz de trazer vários ganhos para o seu negócio. Como:
O público que usufrui de e-mail está se expandindo cada vez mais. Assim, ele continua sendo uma das ferramentas mais utilizadas, e ignorar esse fato é perder a oportunidade de potencializar o número de pessoas impactadas pela sua marca.
Com uma boa base de e-mails em mãos, você pode começar a conhecer melhor o seu público. É possível se fundamentar nas informações dos usuários, como localização, idade e nível de interesse em determinado produto. Nessa perspectiva, envie uma quantidade maior de e-mails para usuários ativos e, para os inativos, invista em menos disparos com conteúdos de reengajamento. Isso facilita a personalização da sua oferta.
Como já diz o nome, são datas para se comemorar. Por isso, mandar felicitações para os consumidores é sempre uma boa ideia. Afinal, quem não gosta de receber aquela mensagem carinhosa no dia do aniversário, ou um feliz Natal, não é? É importante que a empresa esteja atenta aos dias festivos.
No entanto, escolha as datas de forma estratégica. Imagine mandar feliz Dia das Mães para quem não tem filhos? Além de pegar mal, a cliente não se sentirá parte importante da marca. Assim, liste datas que conversem com o seu nicho de mercado e com o estilo do seu público.
Para montar as estratégias, pense “o que meu público gostaria de receber nesta data?”, “o que eu espero em troca?”, “qual o melhor discurso para usar?”. Foque em produzir um conteúdo de qualidade antes de fazer os disparos dos e-mails.
Quando você entra em uma loja física e o vendedor começa a te chamar pelo nome, durante o atendimento, a experiência de compra se torna muito mais interessante, não é mesmo? Quando se trata de e-mail marketing não é diferente. Ele possibilita que o empresário converse diretamente com seu cliente e, usando a linguagem adequada, pode ser um diferencial.
Além disso, identifique seus clientes vip. Sabe aquele fã de carteirinha que vai a todos os shows da banda? A maioria dos negócios têm algum consumidor assim. Não sabe quais são os seus? Então está na hora de identificá-los.
É preciso estar atento àqueles clientes que mais engajam com a empresa. Elaborar conteúdos especiais para essas pessoas é uma boa maneira de começar. Para exemplificar, pode-se citar o Facebook, que disponibiliza selos de “super fã” para quem interage constantemente com uma página. Medidas assim podem parecer irrelevantes, mas ajudam no engajamento.
No entanto, é necessário também voltar os olhos para quem deixou de ser vip. Esses consumidores são, geralmente, classificados por estar há mais de um ano sem realizar pedidos. Partindo disso, é interessante formar uma lista dessa categoria e tentar restabelecer vínculo através do envio de e-mails.
Ficou mais fácil potencializar suas vendas por e-mail marketing? Para agilizar esse trabalho, os softwares de gestão são soluções capazes de potencializar sua estratégia digital. Esse é o caso da parceira da Bis2Bis, a MailBiz, uma solução de performance em e-mail marketing para e-commerce.
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>> 5 formas de personalizar as campanhas de e-mail marketing
CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.