Entenda o que é giro de estoque e saiba como calculá-lo

Galleger Ilhe | 9 de dezembro de 2019

O giro de estoque é um indicador que mostra a performance das vendas e dos produtos armazenados em um empreendimento; saiba mais

Indicador fundamental para e-commerces, o giro de estoque é uma estratégia para quem busca equilíbrio entre as vendas realizadas no empreendimento e nas aquisições. Um cálculo é realizado a fim de identificar como o produto está sendo consumido em sua loja virtual e, com estes dados em mãos, torna-se mais fácil gerenciar o estoque e os investimentos necessários. 

Se ainda não ouviu falar nesse termo, não se preocupe. Preparamos este texto para esclarecer suas dúvidas e te mostrar como é feito esse cálculo. 

Afinal, o que é o giro de estoque?

Como já foi dito no início, o giro de estoque é um indicador que mostra como anda a performance das vendas e dos produtos armazenados, o que contribui para a identificação da saúde financeira do empreendimento e de quando é necessário pensar em estratégias para solucionar problemas. O objetivo é evitar a alta quantidade de produtos armazenados, bem como a falta de estoque para atender as demandas.

A partir de um cálculo simples, é possível identificar como está a situação do estoque e quantas vezes ele foi reposto em determinado período. Confira na sequência como é feita essa conta.

 

Como realizar o cálculo?

De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o cálculo do giro de estoque precisa:

  1. Ter um período definido para contar o número de mercadorias vendidas nesse tempo; e
  2. Determinar o valor médio do estoque durante esse mesmo período.

A partir disso, você já consegue calcular o giro de estoque, dividindo o primeiro valor pelo segundo da seguinte maneira:

cálculo giro de estoque sebrae
Reprodução: Sebrae

Exemplo: Se você possui um e-commerce de moda e vende cerca de 1.600 camisetas em um ano e seu estoque médio é de 200 camisetas, logo o seu giro será 8 durante esse período.

 

Por que compreender o giro de estoque?

Entender o giro de estoque, seja do e-commerce ou de uma loja física, ajuda nas previsões de compras e vendas, uma vez que você consegue identificar quantas vezes os itens foram renovados no estoque. Assim, é possível entender que, quanto mais o estoque foi renovado, mais vendas você gerou.

Essa é uma excelente forma de evitar prejuízos e produtos encalhados, além de identificar quais artigos geram mais lucros para o seu negócio e quais geram mais despesas, essa estratégia ajuda a compreender a rotatividade, ou seja, a permanência dos produtos no armazenamento. 

 

O que fazer com os produtos encalhados? 

Não sabe como desencalhar aqueles produtos que estão há muito tempo em estoque? Existem diversas alternativas que podem te ajudar nisso em um conteúdo exclusivo que temos em nosso blog. Clique no botão abaixo e confira! 

QUERO DESENCALHAR MEUS PRODUTOS

E aí, esse conteúdo te ajudou? Conte nos comentários!

Leia também: Lei Geral de Proteção de Dados: qual o impacto no e-commerce?


Tags: