9 formas simples de diminuir a taxa de rejeição

22 de março de 2017

Em um loja e-commerce a taxa de rejeição consiste na porcentagem de visitantes que entram na página e saem sem acessar outro departamento.

Nos sites em geral esse número depende de diversos fatores, como mercado em que atua, objetivo da página, entres outros. Contudo, existe uma média de referência para cada tipo de site. No varejo a porcentagem ideal deve ficar entre 20 e 40%.

Se você tem o objetivo de reduzir esse índice, algumas práticas simples podem ajudar:

 

1. Otimize o site

Busque otimizar seu site por meio do Search Engine Optimization (SEO), isso atrai leads qualificados para seu negócio. Dessa forma, os mecanismos de busca passam a levar pessoas interessadas à sua página. Esta prática é capaz de reduzir sua taxa de rejeição e aumentar o número de visitas.

 

2. Reduza o tempo de carregamento

Quando acessamos uma página e percebemos que ela vai demorar muito tempo para carregar, raramente ficamos esperando. A ação imediata é fechar o site e procurar outro com um carregamento satisfatório. Otimizar as imagens, por exemplo, é uma prática que ajuda a fazer com que sua página carregue mais rápido. Com um site rápido e responsivo, a chance do usuário permanecer navegando é muito maior.

 

3. Atenção à navegabilidade

Categorias difíceis de serem encontradas, muitas informações, imagens que não carregam… Estes são alguns fatores que podem influenciar de maneira negativa a navegabilidade do seu site. Procure facilitar o acesso a outras categorias e manter um site intuitivo, sem exagerar na quantidade de informações ou esquecer da necessidade delas.

 

4. Evite links externos

Colocar um link que leva o visitante para outra página é mandá-lo embora, e não é isso que você quer, não é mesmo? Mantenha-os apenas quando deseja referenciar algo e configure seu site para que os links abram em uma outra aba, sem interferir na página que o usuário está acessando naquele momento, caso contrário, isso pode piorar sua taxa de rejeição.

 

5. Cuide do layout

O layout é a imagem do seu site, é a primeira impressão . Não deixe que o usuário tenha uma percepção ruim, mantenha a composição harmoniosa e agradável para os olhos do seu visitante. Coloque as cores mais fortes apenas para destacar botões de call to action, como o “comprar” na página de produto.

 

6. Sugira produtos

Fazer com que o visitante continue navegando no seu site é uma forma de diminuir a taxa de rejeição. Em lojas virtuais é possível oferecer produtos semelhantes, algo como “mais ofertas para você” ou “você também pode se interessar”. Geralmente o usuário está à procura de um produto e quer comparar com outras marcas ou modelos diferentes. Ao encontrar ofertas de produtos similares, o visitante é estimulado a continuar navegando, aumentando o tempo de permanência na loja.

 

7. Conteúdo completo

Em um e-commerce, as informações sobre o produto, entre imagem e descrição, são as que dão a ideia para o usuário de como o produto realmente é. Por isso, é essencial manter as informações claras e atualizadas, assim como prezar por imagens de qualidade e que demonstrem todos os detalhes do item. Com todas as dúvidas esclarecidas, o visitante tem menos chances de abandonar a página.

 

8. Use certificado de segurança

A segurança em um e-commerce é considerado um dos principais fatores de decisão de compra. O SSL (Secure Socket Layer), ou de maneira simples, o cadeado e o https da URL, caracterizam o site como sendo seguro na troca de dados. O certificado gera confiança nos usuários no momento da compra, o que diminui os índices de rejeição por medo de ter o cartão clonado, por exemplo.

 

9. Forneça campo de frete

Ao comprar um produto on-line, o usuário espera pagar um frete, mas não quer ser surpreendido por um preço que ele não pode desembolsar. Por isso, coloque um simulador de frete na página principal de cada item. Se não fizer isso, é muito provável que o consumidor desista de adquirir o produto por não poder calcular o frete antes de entrar no processo de compra.

Agora que já sabe como melhorar a taxa de rejeição do seu e-commerce, conheça 11 módulos indispensáveis para sua loja Magento! Confira neste post!


Tags:







Quer ficar por dentro de todas as novidades?
Assine a newsletter da Bis