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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / GA4 – Quais métricas são importantes para o E-commerce no Google Analytics 4?
A partir do dia 1º de julho de 2023, o Google Analytics 4, ou GA4, como vamos nos referir a ele neste artigo, será o novo padrão para a coleta e análise de dados.
Isso porque o Universal, a ferramenta mais utilizada para examinar relatórios será aposentada, passando a não colher ou processar mais nenhuma informação.
Mas o que isso significa para o seu E-commerce? Que eventos precisam estar configurados na aplicação e que métricas você precisa acompanhar?
Não se preocupe pois nós te deixaremos por dentro de tudo, é só continuar lendo!
O GA4 é a próxima geração do Google Analytics. Ele foi lançado em outubro de 2020 e é uma grande mudança em relação ao sistema anterior.
O novo GA é um modelo de aprendizado de máquina que usa eventos para coletar e processar dados. Ele também usa um modelo de privacidade diferente e mais avançado.
Isso significa que o GA4 não usa cookies para rastrear os usuários, utilizando machine learning para entender melhor o comportamento dos seus clientes.
A nova ferramenta também é mais abrangente do que o GA padrão.
Algumas das principais novidades são:
💡 Leia mais: Google Analytics 4: o que muda e como preparar seu E-commerce
Os eventos no GA4 são as interações que o usuário executa em sua loja virtual ou aplicativo, como clicar em um menu, descer a barra de rolagem da página e realizar uma pesquisa no site.
A ferramenta agora é baseada em eventos, substituindo o modelo baseado em hits do Universal Analytics. Eles podem ser usados para medir o comportamento dos usuários, as conversões e o desempenho do seu E-commerce.
Existem diferentes tipos de eventos no GA4, que podem ser coletados automaticamente, recomendados ou personalizados.
Os eventos coletados automaticamente são registrados por padrão quando você configura o GA4 no seu E-commerce, como carregamento de página, cliques em links externos e falhas ou erros.
Já os eventos recomendados são aqueles que precisam ser implementados pelo usuário, mas que têm nomes e parâmetros pré-definidos, como adicionar ao carrinho, iniciar sessão e visualizar itens.
Por fim, os eventos personalizados podem ser definidos de acordo com o seu caso de uso, usando nomes e parâmetros à sua escolha.
Para acessar os eventos configurados no seu GA4, você pode usar o relatório de tempo real, que mostra as ocorrências dos últimos 30 minutos.
Para ter uma visão de todos os eventos que um usuário acionou, acesse o relatório do DebugView, e aproveite para testar a configuração dos parâmetros e resultados.
Você também pode marcar um evento como uma conversão, para que ele seja registrado como uma interação ou ocorrência que tenha valor para sua empresa.
Para aproveitar ao máximo os recursos do GA4 para o E-commerce, é preciso configurar alguns eventos específicos que permitam rastrear as ações dos visitantes em relação aos produtos e às compras.
Separamos os eventos em que você precisa ficar de olho. Confira!
Evento | Descrição |
first_visit | Primeira visita em seu E-commerce |
page_view | Acionado a cada página navegada |
scroll | Quando o usuário chega ao fim de cada página |
session_start | Quando o usuário começa a interação com seu E-commerce |
user_engagement | A loja virtual está em foco por pelo menos um segundo |
Evento | Descrição |
purchase | Conclusão de compra |
refund | Usuário recebe um reembolso |
search | Usuário pesquisa seu conteúdo |
share | Usuário compartilha conteúdo |
sign_up | Usuário se inscreve em algo (newsletter, clube de fidelidade, etc.) |
add_payment_info | Usuário adiciona informações de pagamento |
add_shipping_info | Usuário adiciona informações de frete |
add_to_cart | Usuário adiciona itens ao carrinho |
add_to_wishlist | Usuário adiciona itens à lista de desejos |
begin_checkout | Usuário inicia o processo de finalização de compra |
generate_lead | Usuário envia um formulário ou pede informações |
remove_from_cart | Usuário remove itens do carrinho |
select_item | Usuário seleciona item de uma lista |
select_promotion | Usuário seleciona uma promoção |
view_cart | Usuário visualiza o carrinho |
view_item | Usuário visualiza um item |
O GA4 considera Eventos de Conversão todas as interações que tragam algum ganho ou lucro para a sua empresa. Por exemplo, uma compra ou uma inscrição na newsletter.
Ao ter uma visão mais objetiva de suas conversões, você é capaz de extrair dados mais relevantes sobre seu negócio, com os relatórios “Aquisição”, “Engajamento” e “Publicidade”.
Dessa forma suas campanhas de Google Ads podem ser mais assertivas, já que você consegue entender a jornada de compra do seu cliente e atribuir o melhor valor a cada clique e definir seus lances.
Finalmente, suas campanhas de remarketing e recompra também serão beneficiadas, já que você tem uma visão clara dos usuários atingidos por seus produtos mas que não efetuaram a compra.
O GA4 traz uma nova proposta para os relatórios, simplificando seu enfoque e abrindo o caminho para a personalização e criação de análises mais profundas e específicas ao seu negócio.
Assim como no caso dos Eventos Coletados Automaticamente, o GA4 já vêm configurado com Relatórios Padrão, que englobam a experiência do cliente e podem ser utilizados para criar uma estratégia de marketing digital e de investimento.
Para obter informações mais detalhadas e que vão além das descritas nos relatórios já configurados, você pode criar diversos relatórios com diferentes parâmetros, que contemplem suas necessidades.
Os relatórios padrão no GA4 são conjuntos de dados pré-definidos que mostram as principais métricas e dimensões da sua loja virtual ou aplicativo.
Eles são organizados em quatro categorias: aquisição, engajamento, monetização e retenção. Cada categoria tem vários relatórios que fornecem insights sobre o comportamento dos seus usuários e o desempenho do seu negócio.
Por exemplo, o relatório de aquisição mostra como os usuários encontram o seu E-commerce ou aplicativo e o relatório de engajamento mostra como eles interagem com o seu conteúdo.
Já o relatório de monetização mostra como a receita é gerada e o relatório de retenção mostra quantos usuários retornam ao seu site e de que forma.
Os relatórios padrão no GA4 são uma forma rápida e fácil de obter uma visão geral do seu e-commerce ou aplicativo e identificar oportunidades de melhoria.
Além das quatro categorias citadas acima, você também pode analisar relatórios de Usuários e Tecnologia, que te dão dados dos seus clientes e seus dispositivos, respectivamente.
Na aba Explorar você tem acesso a relatórios personalizados, como Análise Detalhada de Funil, Caminho de Compra e Jornada de Usuário.
O GA4 permite acompanhar o ciclo de vida completo dos usuários, desde a aquisição até a retenção e a conversão, usando uma abordagem baseada em eventos e em aprendizado de máquina.
Além disso, o GA4 facilita a integração com outras ferramentas do Google, como o Google Ads, o Firebase e o BigQuery, permitindo a criação de relatórios personalizados e segmentos de público-alvo.
Tudo isso aliado a uma estratégia de marketing digital sólida e uma plataforma de e-commerce confiável pode te colocar à frente da concorrência e construir o futuro da sua marca, de forma inteligente, flexível e integrada.
A Bis2Bis mais uma vez está à frente da concorrência e nossos clientes já têm acesso a 26 eventos configurados em suas contas do GA4! E você também consegue contratar relatórios personalizados, de acordo com as suas demandas.
Então não perca mais tempo, entre em contato com um de nossos especialistas e se posicione na vanguarda do desenvolvimento virtual. Te esperamos!
Formada em Jornalismo e apaixonada por comunicação. Você pode me encontrar lendo as últimas novidades ou escrevendo as próximas tendências. Vamos juntos!