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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / Ideias para vender no Dia das Mães: preparando seu e-commerce para a data
Uma das Datas Comemorativas que mais vendem no ano, tanto no mundo do E-commerce como no varejo em geral, é o Dia das Mães. Só no último ano, a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), estimou uma movimentação de R$ 33 bilhões do varejo na data.
Então, se você quer ter ideias para vender no Dia das Mães e está pensando em participar dessa fatia do faturamento, nós, especialistas em plataformas de Lojas Virtuais, dizemos que praticamente todos os nichos conseguem participar dessa ação e faturar ainda mais com a data.
O Dia das Mães é o período responsável pelo principal pico de faturamento para o comércio eletrônico no 1º semestre, ficando atrás apenas do Natal.
Celebrar nossas mães, sejam elas biológicas, de consideração ou de criação, é razão mais do que suficiente para uma lembrancinha ou presente mais caprichado.
É por isso que o seu E-commerce precisa aproveitar essa data especial para aumentar suas vendas, fidelizar seus clientes e, assim como outras ações especiais, é necessário que haja o planejamento das ações e dos produtos que serão vendidos para a data, e é sobre isso que será nosso artigo: como preparar seu E-commerce para o Dia Das Mães.
Depois que terminar de ler este artigo você vai saber como preparar sua Loja e ainda ter ideias do que vender no Dia das Mães.
Dos presentes mais óbvios até os que fogem do padrão, há uma diversidade de produtos a serem trabalhados nesta data, o que da espaçopar a criatividade e ter alguma ideia do que vender no Dia das Mães.
E isso é positivo, já que praticamente todos os nichos do E-commerce podem faturar com isso fazendo parte dessa fatia grande de faturamento do mercado.
Quem não gosta de ganhar uma cesta cheia de coisas gostosas? Uma aposta que foge um pouco do comum são as cestas personalizadas, que podem ser preenchidas com chocolates, nozes e oleaginosas, bebidas e até opções de café da manhã ou café da tarde.
Para essas duas últimas opções, o ideal é que seu negócio seja local, para que o frescor dos alimentos não se comprometa. Assim seu cliente receba produtos com qualidade e não frustre a experiência de compra.
As outras opções podem tanto serem combinadas entre si, como uma cesta com castanhas e chás, como vendidas separadamente, como uma cesta com diferentes licores ou de cervejas artesanais.
Produtos que geralmente têm um bom giro, roupas e acessórios são ótimas opções para você fazer kits, oferecer descontos progressivos e aumentar seu ticket médio nesta data comemorativa.
Aproveitar novas tendências e a proximidade com a nova estação, o inverno, pode ajudar a vender estoque antigo ou mesmo realizar promoções de lançamento.
Disponibilizar opção de embrulho ou de ser um presente no fim da compra vai adicionar ainda mais valor no seu produto, que pode chegar pronto para as mães que serão presenteadas.
Desde kits com brincos e colares, até pulseiras personalizadas, jóias e semijóias conseguem alcançar muitas personalidades de mães e também são uma ótima ideia do que vender no Dia das Mães.
Nesse tipo de produto é importante garantir a qualidade do produto, com termos de garantia da peça, explicar a composição do item e os cuidados necessários para ter com a peça.
Pontos como esse mostram o valor do produto para o cliente, esclarecem as dúvidas e proporcionam uma compra tranquila.
Um nicho de E-commerce que exige cuidados, principalmente no momento de entrega. Lojas Virtuais de flores percebem um aumento em sua receita nesta época. Investir em cestas decoradas também aumenta o valor do presente e pode ser uma ótima opção.
Nesse caso, se você pode investir em entregas rápidas e locais, pode divulgar isso como um diferencial da sua Loja Virtual. Divulgar esse serviço nos canais de comunicação e em sua Loja Virtual vai reforçar a mensagem a seus clientes.
💡 Leia também: E-commerce de flores: Saiba tudo sobre o ramo e venda mais!
Celulares são uma ótima opção de presente e quase sempre estão na lista dos mais vendidos, mas aposte em produtos e combinações que não são tão óbvias. Dentro da categoria de eletroportáteis há muitas opções que podem surpreender os consumidores que estão procurando por algo diferente.
Caixas de som, fones de ouvido, tablets e smartwatch podem ser boas opções de ideias do que vender no Dia das Mães, ainda mais para aquelas mães com personalidade tecnológica e moderna.
Assim como nos outros exemplos, também é possível trabalhar com embalagens presenteáveis para que presente chegue pronto até o consumidor.
Para que suas vendas sejam conforme o esperado, você precisa se perguntar o que vender no Dia Das Mães para começar a organizar seu estoque, logística, preço, promoções, campanhas e, principalmente, sua Loja Virtual.
Quando estiver definido as ideias para vender no Dia das Mães e quais produtos farão parte das ações, você deve verificar se há estoque suficiente desses itens. Para que, caso seja necessário, dê tempo de realizar novos pedidos e não haja falta dos itens antes mesmo da proximidade da data.
E se há uma grande quantidade de itens no seu estoque, estude uma forma de promoção ou de ações de publicidade adiantada, para que seu cliente aproveite todas as oportunidades. Ainda pensando em seus produtos e disponibilidade de estoque, verifique qual porcentagem ou descontos progressivos é possível trabalhar.
A logística nada mais é do que o processo de armazenamento, transporte e envio das mercadorias da sua Loja Virtual e, tão importante quanto vender seus produtos, é entregar dentro do prazo de entrega.
Há serviços de entrega que trabalham com diferentes transportadoras, dessa forma, oferece mais opções de preços e de entrega para seu cliente.
Caso seu negócio seja local, um serviço de entrega rápida e que pode atender os pedidos em horários flexíveis pode ser o diferencial para atender clientes com horários apertados.
Caso a expectativa de vendas seja grande, verifique esses serviços para garantir a satisfação do consumidor ou de quem irá receber seu produto. Até porque, um cliente satisfeito é um cliente mais perto da fidelização e com alta probabilidade de voltar a comprar em sua Loja Virtual.
Se seu cliente chegou até o carrinho, ele está disposto a finalizar a compra e, nessa etapa, nada pode dar errado.
Por isso, garanta que os meios e formas de pagamentos da sua Loja Virtual estejam funcionando corretamente para que não haja abandono de carrinho ou uma má experiência por parte do seu cliente.
A segurança nessa etapa é de extrema importância! Para que, tanto os dados do cliente como sua Loja Virtual não fique exposta a perigos e invasões que podem prejudicar a imagem da sua marca.
Com os produtos escolhidos e logística organizada, você pode definir como serão as campanhas e ações de marketing para o Dia das Mães e como elas irão funcionar.
Para isso, comece planejando em quais canais de comunicação vão ser utilizados para a divulgação, como Instagram ou e-mail marketing, por exemplo.
Também defina como será a comunicação e linguagem para essa data! Lembre-se de não reforçar estereótipos que podem tanto afetar sua marca como afastar o público que você deseja.
Além do canal, você precisa definir se haverá orçamento, ou seja, se fará campanhas pagas nas redes sociais ou no Google.
Ou ainda se a divulgação será orgânica e com os próprios meios da marca, como blog e mensagens de WhatsApp.
Com os produtos escolhidos, ações definidas, estoque e logística resolvidas chegou a parte de organizar sua Loja Virtual para o Dia das Mães.
Para que sua Loja Virtual fique com a cara do Dia Das Mães, tenha uma categoria especial para a data, pode ser uma categoria de promoção ou de novidade que você transforma temporariamente para a data, mas garanta que ela esteja na barra de menu, na página inicial.
Outra forma de deixar o seu E-commerce ainda mais no clima é elaborar banners na temática. Lembre-se de que o link deste banner deve direcionar para uma categoria ou produto.
Nessa mesma arte, tenha informações como preços, condições de pagamento, frete além, claro do que você quer vender.
Aproveite a data comercial para colocar todos os banners na temática com informações essenciais e, não se esqueça um CTA, Call To Action, ou seja, uma chamada que chame atenção do cliente e faça ele clicar no banner.
Uma outra dica é personalizar as vitrines ou carrosséis de produtos da página inicial com produtos que você planejou vender na data, assim sua página inicial inteira fica preparada para os compradores que precisam de ideias para o Dia das Mães.
Se o Dia das Mães é uma das datas mais importantes do seu E-commerce, talvez você devesse ter uma categoria exclusiva para essa data. Com a possibilidade de deixar ela fora do menu quando a data passar, mas não desativada, para que ela continue ranqueando no Google.
Ainda sobre a categoria que será utilizada, atualize o meta título, a meta descrição e a descrição de dentro da categoria, para que as informações fiquem atualizadas com o ano vigente.
Seus produtos também devem ser atualizados e personalizados para atender as demandas do seu cliente e seus futuros consumidores.
Fazer kits com produtos que você vende, além de aumentar o ticket médio das vendas, pode convencer aquele cliente indeciso, aumenta o valor agregado do presente. Deixando, dessa forma, o item mais completo e presenteável.
Além das opções de kits, ter a opção de Compre Junto e Vitrines Personalizáveis pode também aumentar o ticket médio do período, ainda mais vinculada a estratégia de frete grátis com um valor mínimo na hora da compra.
Especialistas em desenvolver Lojas Virtuais, nós trabalhamos para que sua marca tenha as melhores tecnologias quando o assunto é E-commerce.
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Se envolve a área de comunicação, eu amo. Jornalista especializada em comunicação e planejamento de marketing, meu tempo livre é espaço de leitura, telespectadora de filmes e ouvinte de podcasts.